Treinamento é Desenvolvimento Profissional
20/01/2017 12:30 em Economia e Negócios

No mercado atual a atualização constante das aptidões profissionais é primordial

Eliandra Cardoso*

Antigamente para ser um profissional bem sucedido bastava passar em concurso público para o Banco do Brasil, ou passar 20 ou 30 anos trabalhando na mesma empresa.

Nessa época a responsabilidade pelo desenvolvimento do profissional era da empresa que fornecia treinamento e condições para o seu crescimento, no entanto, já a bastante tempo que esse cenário foi mudado, e hoje a responsabilidade pelo treinamento e desenvolvimento do profissional deve ser dele próprio, independente da empresa fornecer essas condições ou não.

No passado o profissional era contratado para fazer uma determinada função e poderia ficar anos fazendo a mesma atividade virando um especialista naquela tarefa e tudo bem, hoje na era da conectividade, da avalanche de informações, da falta de tempo, da globalização, exige-se um profissional com competências diversas.

A empresa busca um profissional que tenha capacidade de assumir múltiplas tarefas, e na verdade o crescimento profissional vem com o desenvolver dessas tarefas orientadas para o resultado. Não há como se conseguir esse desenvolvimento apenas com a formação regular ou mesmo o ensino universitário.

O profisional deve procurar desenvolver todo esse conhecimento que é exigido por meio da participação em eventos de network, leitura qualifiicada e cursos de desenvolvimento profissional.

A escolha do curso deve levar em consideração:

1- O knowhow do Palestrante;

2- A profundidade do conteúdo;

3- A qualidade dos Participantes;

4- A instituição responsável pelo curso.

O mais importante é que o profissional tenha a clareza que ele é o responsável pelo seu desenvolvimento e que hoje em dia a atualização do conhecimento e aperfeiçoamento é muito valorizado pelas empresas, acrescentando muito em termos de currículo profisisonal e desenvolvimento de network.

*Eliandra Cardoso (eliandra@egeriaconsultoria.com.br)Administradora, Empreendedora e Coach. Especialista em gestão de Organizações Sociais. Sócia Fundadora da Egéria Consultoria.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!