Offline
Estudantes têm encontro garantido com escritores durante a Feira do Livro
26/05/2017 22:43 em Literatura

Ricardo Azevedo (autor infantojuvenil homenageado), Nélida Piñon, Zuenir Ventura, Ignácio de Loyola Brandão, Lya Luft e Luis Fernando Verissimo integram projeto “Combinando Palavras” – ação que vai reunir cerca de 8.800 estudantes no Theatro Pedro II para salões de ideias com estes escritores

 

Ribeirão Preto (SP), 26 de maio de 2016 – O autor infantojuvenil homenageado da 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto, Ricardo Azevedo, ficará três dias na cidade para um encontro especial com estudantes dos ensinos fundamental I e II de escolas públicas e particulares. Os salões de ideias com o escritor acontecem nos dias 5, 6 e 7 de junho, sempre às 14h30, no Theatro Pedro II. A ação faz parte do projeto Combinando Palavras - que nesta edição da feira ganhou maior abrangência e novos parceiros. Escolas de Ribeirão Preto e região, que ainda tiverem interesse em agendar a participação de seus alunos, devem efetuar o agendamento através do telefone (16) 3977-9117 e garantir as vagas.

 

Ricardo Azevedo é escritor e ilustrador paulista, nascido em 1949. Autor de muitos livros para crianças e jovens, entre eles “Um homem no sótão”, “A casa do meu avô”, “Trezentos parafusos a menos”, “Livro dos pontos de vista”, “Armazém do Folclore”, “O livro das palavras”, “O sábio ao contrário”, “Contos de espanto e alumbramento”, “O livro de papel”, “O chute que a bola levou”, entre outros.  O autor ganhou várias vezes o prêmio Jabuti, o maior prêmio da literatura brasileira. Possui livros publicados na Alemanha, Portugal, México, França e Holanda e textos em coletâneas publicados na Costa Rica.

 

Além de Ricardo Azevedo, também participam do Combinando Palavras os autores Luis Fernando Verissimo, Nélida Pinõn, Lya Luft, Zuenir Ventura e Ignácio de Loyola Brandão – estes voltados para estudantes do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio da rede estadual de ensino, com salões de ideias agendados de 5 a 9 de junho, sempre às 8h30, na sala principal do Theatro Pedro II.

 

O que é o Combinando Palavras

Aproveitar a Feira Nacional do Livro para comemorar ações de longo prazo, que de fato, são as que promovem a formação do leitor. É com essa visão que a Fundação do Livro e Leitura lançou no final do ano passado uma reformulação no Combinando Palavras, em parceria com a Diretoria de Ensino e apoio do Sesc. O projeto, que foi criado no ano de 2007, na Escola Otoniel Mota, ganhou novos parceiros e ampliou os horizontes de sua atuação, o que possibilitou a vinda de seis autores de grande relevância no cenário nacional para uma interação com estudantes.

 

Com a reformulação do projeto, o primeiro passo foi a realização de oficinas de capacitação para os professore e realização de salões de ideias. O segundo passo foi envolver alunos da rede estadual de ensino no projeto, que passaram a estudar a obra dos autores participantes. “Este processo possibilitou a formação de público para a interação escritor e leitor durante a feira”, explica a coordenadora de programação da feira, Laura Abbad.

 

Origem e Evolução

Inicialmente realizado na Escola Estadual Otoniel Mota, o Combinando Palavras contava com a coordenação da professora Heloisa Alves, hoje curadora do projeto. Tradicionalmente era encerrado na Feira do Livro, com o lançamento de um livro com textos produzidos pelos estudantes inspirados no escritor escolhido a cada ano.

 

A presidente da Fundação do Livro e Leitura, Adriana Silva, conta que depois de muitas conversas com a professora Heloisa, a entidade entendeu que este modelo de interatividade entre autor e leitor era o melhor a ser seguido. “Conseguir a aprovação da Diretoria de Ensino de Ribeirão Preto foi o primeiro passo. Pactuar com o Sesc, uma parceria que viabilizou a vinda dos autores à cidade, foi o ponto estratégico. Mas a certeza de que este projeto dialoga com os anseios da comunidade literária se deu quando os escritores convidados responderam sim, com direito a elogios à proposta”, destaca Adriana. A diretora de ensino de Ribeirão Preto, Simone Maria Locca, explica que o Combinando Palavras reuniu ao todo cerca de 50 professores. “O projeto vem ao encontro do Currículo Oficial da SEE/SP, uma vez que evidencia a competência leitora como ponto de partida para a aprendizagem em sala de aula”, frisa.

 

Para o gerente do Sesc Ribeirão Preto, Mauro Jensen, essa parceria se estabelece a partir de um objetivo comum entre as instituições que é o estímulo à leitura e à formação de leitores. “Enxergo o projeto como uma grande oportunidade para estes estudantes, pois diversifica a situação de aprendizagem”, afirma. O gerente avalia ainda que conhecer a obra de escritores contemporâneos, que têm relevância e trazem questões e inquietações atuais, e depois poder conversar com eles, é uma experiência inusitada.

 

No último encontro entre as curadoras da Feira, Adriana Silva e Laura Abbad, e os professores participantes do Combinando Palavras, realizado no dia 16 de maio, na sede da Diretoria de Ensino, os 41 educadores partilharam suas experiências em sala de aula. Várias delas serão replicadas no dia do Salão de Ideias com os autores. “Os estudantes da Escola Dom Alberto Gonçalves, por exemplo, produziram textos a partir de leituras e em atividade multidisciplinar com Artes criaram uma apresentação em pergaminhos em caixa de madeira”, conta a presidente da Fundação, Adriana Silva. Há trabalhos surpreendentes que também serão apresentados aos autores.

 

AGENDA | COMBINANDO PALAVRAS

5 a 7 de junho – 14h30

Autor: Ricardo Azevedo
Local: Theatro Pedro II

5 de Junho - 8h30 
Autor: Ignácio de Loyola Brandão
Local: Theatro Pedro II


Dia 6 de Junho - 8h30 
Autora: Lya Luft
Local: Theatro Pedro II


Dia 7 de Junho | 8h30
Autor: Nélida Pinõn
Local: Theatro Pedro II


Dia 8 de Junho  - 8h30 
Autor: Zuenir Ventura
Local: Theatro Pedro II


Dia 9 de Junho  - 8h30
 
Autor: Luis Fernando Veríssimo
Local: Theatro Pedro II

 

17ª Feira Nacional do Livro

Realizada pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão, a 17ª Feira Nacional do Livro acontece de 4 a 11 de junho, com abertura em 3 de junho, em Ribeirão Preto. Durante oito dias, mais de 130 autores vão desfilar por 13 espaços simultâneos da feira. Reconhecida como um dos principais eventos nacionais de literatura, o tema deste ano é "Do conhecimento que liberta ao amor que educa - o livro na escola" com expectativa de atrair mais de 200 mil participantes durante os oito dias de evento e ser palco para um amplo debate sobre o papel do livro na educação. Neste ano, a feira promete muitas novidades em ampla programação, possibilitada pela força conjunta das grandes parcerias como com o Sesc, Sesi, Senac, Universidades, Diretoria de Ensino e entidades locais, além do apoio de empresas e organizações e da valorização cultural, o que consagra a grandiosidade do evento.

 

Como em todos os anos, a 17ª edição do evento presta homenagem a um país – e o escolhido foi Portugal, berço da Língua Portuguesa; o escritor principal é Fernando Pessoa - ícone da literatura portuguesa; autor educação escolhido é César Nunes; autor infantojuvenil é Ricardo Azevedo; autor local Rosa Maria de Britto Cosenza; patrono, o empresário e fundador do Sistema Coc, Chaim Zaher. Neste ano, há uma novidade: a modalidade de professor homenageado e o nome indicado é o de Maris Ester de Souza – professora da rede de ensino local.

 

Realização e apoios

A 17ª Feira Nacional do Livro de Ribeirão Preto é uma realização da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, Ministério da Cultura, Governo do Estado de São Paulo, Secretaria da Cultura, Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto e Usina Alta Mogiana.Patrocínio Ouro de Usina Alta Mogiana. Patrocínio Prata de Ambient, Savegnago Supermercado, Grupo Moreno e Gás Brasiliano. Patrocínio Bronze do Centro Universitário Estácio de Ribeirão Preto, Grupo Maubisa, Pedra Agroindustrial, Grupo São Francisco, Tonin Superatacado. Patrocinadores: ACIRP (Associação Comercial e Industrial de Ribeirão Preto), Banco do Brasil, Shopping Iguatemi Ribeirão Preto, Interunion, Mineração Jundu, Passalacqua, Sasazaki. Instituição Cultural: SESC - Serviço Social do Comércio. Parceiros Culturais: CBL  (Câmara Brasileira do Livro), Fundação Dom Pedro II e Theatro Pedro II, Santa Helena, Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial), Sesi ( Serviço Social da Indústria) e Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Apoio Cultural: Centro Universitário Barão de Mauá, Centro Universitário Moura Lacerda, Heurys Tecnologia, Livraria Cultura, Monreale Hotel - Ribeirão Preto, NW3 Comunicação, Verbo Nostro Comunicação Planejada, EPTV, Jornal A Cidade, Rádio CBN, G1, A Cidade On.Apoio: Secretaria Municipal da Cultura, Secretaria Municipal da Educação, Secretaria Municipal do Turismo, Secretaria Municipal de Assistência Social, Diretoria de Ensino Região de Ribeirão Preto, Câmara Municipal, Centro Cultural Palace, Biblioteca Altino Arantes e Fundação Educandário, Colégio Marista, Biblioteca Padre Euclides, OAB, Sincovarp, IPCCIC (Instituto Paulista de Cidades Criativas e Identidades Culturais), Ribeirão Preto Film Comission, Atlântica Simbios, Amaeco, Recicla Bytes, Coderp, Daerp, Transerp, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil Municipal, Polícia Militar, Usina São Martinho, Lotérica Galeria.

 

Sobre a Fundação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade - hoje considerada a segunda maior feira a céu aberto do país, realizada tradicionalmente no mês de junho. 

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e internacional, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura com calendário de atividade durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do Proac.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!