Repensando a medicina: "Computação Cognitiva no Tratamento de Doenças Crônicas - Diabete" com Drauzio Varela e convidados: Dr.ª Mariana Perroni e Dr.Márcio Krakauer
15/07/2017 14:52 em Ciência e Saúde

991678165.jpg

O diabetes é uma das doenças mais prevalentes no mundo, com 387 milhões de pessoas no mundo todo. Ao mesmo tempo, é uma das doenças mais negligenciadas, pois sintomas ou complicações graves podem demorar para surgir, além de ser uma enfermidade de difícil controle. De maneira geral, portadores de diabetes precisam praticar exercícios, adotar dietas sem açúcar, com pouca gordura e medir a glicemia várias vezes por dia (em alguns casos são recomendadas seis medições diárias), entre tantas outras medidas de controle. Mas são tantos os fatores envolvidos no metabolismo humano, que mesmo em dias com dieta e rotina iguais, a glicemia pode variar. É nesse controle que a computação cognitiva pode ser uma grande aliada. 

 

Dr. Drauzio Varella, em parceria com a IBM Brasil, convida para o quintoo Repensando a Medicina. O programa vai discutir como a tecnologia de computação cognitiva pode ajudar no manejo do diabetes, analisando as variações dos níveis de insulina e açúcar na corrente sanguínea e ajudando a prevenir complicações potencialmente graves, como quadros de hipoglicemia e danos nos nervos. O médico irá conversar com a dra. Mariana Perroni (coordenadora médica do IBM Watson Health), dr. Márcio Krakauer (médico, presidente da Adiabc (Associação de Diabetes do ABC) e coordenador do departamento de novas tecnologias da SBD (Sociedade Brasileira de Diabetes).

 Computação cognitiva

 A computação cognitiva, ou inteligência artificial, é uma tecnologia capaz de entender a linguagem falada pelas pessoas, aprender e gerar novos pontos de vista a partir de uma base de conhecimento. Sua forma de processamento é similar ao cérebro humano, porém com a vantagem de armazenar e processar com rapidez uma quantidade muito maior de informação, atributo que pode ter notável aplicação em um ramo de constante atualização como a medicina. As informações obtidas pelos sistemas cognitivos atingem um grau razoável de precisão e correção e, assim, são úteis para auxiliar na tomada de decisão em várias atividades produtivas, incluindo a da saúde.

 

 Segunda-feira, 24 de Julho 19:30 - Teatro Eva Herz - São Paulo


-136680825.jpg

 

Lançamento do livro: "Comunhão" de Felipe Folgosi e JB Bastos
Sessão de Autógrafos

O enredo começa quando um time de corrida de aventura, após uma prova, decide fazer uma trilha longe dos olhares da mídia e da organização. Eles acabam se deparando com uma tribo perdida, dominada por um reverendo misterioso com um passado suspeito. A história é contada pela perspectiva da Amy. Ela é uma das melhores corredoras do mundo, mas depois de um grave acidente fica traumatizada, para de correr e passa a coordenar a equipe do irmão, Mark.

·         

·        Terça-feira, 25 de Julho - 18:30 - Loja principal – Térreo

890471589.jpg

 

 

Lançamento do livro "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro 2017"

 

Com a participação de 109 repórteres fotográficos de jornais, revistas e portais de todas as regiões do Brasil, o livro "O Melhor do Fotojornalismo Brasileiro - Edição 2016" é parte da coleção da Biblioteca Fotografe. A publicação apresenta um resumo fotográfico dos principais fatos e notícias que marcaram o Brasil em 2015, como o escândalo do Petrolão, as polêmicas na política em Brasília (DF), o terrível acidente ambiental na região de Mariana (MG), as manifestações feitas pelo País, além de imagens marcantes de esportes, cobertura policial, artes e espetáculos e fatos cotidianos. 


Terça-feira, 25 de Julho - 19:00 - Terceiro Piso: Arena

1877775510.jpg

 

Palestra e autógrafos com Caco Fonseca; ''Corrida de Aventura''
Quarta-feira, 26 de Julho - 19:00 - Auditório
Um atleta sempre tenta vencer seus próprios limites em competições. São necessários treinos exaustivos, perseverança e foco para qualquer modalidade praticada. Mas para as conhecidas corridas de aventura, a equipe precisa de muito mais, não apenas para vencer, mas para sobreviver. Organização, tolerância, ajuda mútua, resistência física e mental, tudo para vencer os desafios que o corpo e a natureza impõem.

 

Caco Fonseca, com sua longa experiência em corridas de aventura, conta nesta obra as dificuldades e alegrias de 12 das diversas provas que já participou. Com relatos sobre os diversos obstáculos superados nas modalidades de canoagem, escalada, corrida e mountain bike, o livro "Corrida de aventura - A natureza é nosso desafio vai tirar seu fôlego".

 

-1006079737.jpg

 

 

Lançamento do livro: "Poesia de Rua" de Julio Nadim
Sessão de Autógrafos

·        Poesias que retratam sentimentos, que traduzem pensamentos. Que transformam sensações do dia-a-dia em um registro de acontecimentos. São versos de inconformidade, de verdade. São versos de aversão e indignação por toda luta, por toda busca por um lugar na sociedade. Por tanta maldade, por ser cidadão. Ao mesmo tempo, são versos que transbordam um carinho por essa cidade, São Paulo e toda sua pluralidade, sua identidade. São versos de amor por todos aqueles que levantam cedo e vão para a rua. São poesias de Rua: O último a dormir, apague a Lua.

·         

·        Quinta-feira, 27 de Julho - 19:00

·        Loja principal – Piso do Teatro

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!