Muita emoção e casa cheia na estreia de “Um Único Grito” – e muitos cantos, da Companhia de Arte do Galpão Aplauso
27/07/2017 17:22 em Arte

O show que conta as histórias da música negra americana e brasileira é encenado pelos jovens artistas do projeto social. Por si só, já é um exemplo de resistência. Temporada vai até 5 de agosto, sempre de quarta a sábado, às 18h30. A supervisão artística é de Stella Miranda

 

Show 'Um Único Grito - e muitos cantos' - Galpão Aplauso (crédito: Mariana Vianna)

 

Com a plateia lotada, os jovens da companhia de arte do Galpão Aplauso, estrearam a temporada de “Um Único Grito” – e muitos cantos em grande estilo, nesta quarta-feira (26), na Zona Portuária do Rio de Janeiro. O show fica em cartaz na sede do Galpão Aplauso até 05 de agosto, com entrada e estacionamento gratuitos, VLT na porta, pertinho da Rodoviária Novo Rio.

Com direção musical de Eder Targino, e de movimento de Eduardo Gomes, a criação e a concepção do espetáculo foram feitas coletivamente, com participação ativa dos jovens que integram a Companhia do Galpão Aplauso. O patrocínio é da Petrobras e da Secretaria Estadual da Cultura, por meio da Lei de Incentivo.

“No momento que estamos vivendo no Brasil, foi uma felicidade ter sido convidada para fazer parte desse projeto, e conseguir contribuir com esses meninos e meninas tão talentosos e aplicados em fazer o melhor no palco para o público que vem assistir" – disse a atriz e diretora Stella Miranda.

O processo coletivo - Tudo começou com uma pesquisa sobre movimentos populares negros do Brasil e dos Estados Unidos. Ao traçar um paralelo das perspectivas dos movimentos sociais e culturais expressos em diversos estilos (bluesrhythm and bluesjazz, gospel, soul, black music, hip hop, funk, choro, samba e até mesmo bossa nova). O espetáculo apresenta um repertório que vai dos primeiros lamentos entoados pelos negros escravizados nas plantações de algodão nos Estados Unidos e nas rodas de maculelê e capoeira nos canaviais brasileiros, à arte de rua que privilegia no hip hop a palavra, o ritmo e o corpo que dança.

Para Ivonette Albuquerque, idealizadora do Galpão Aplauso, que há 14 anos atende adolescentes e jovens em risco social da Região Metropolitana do Rio de Janeiro, conseguir colocar o espetáculo na agenda cultural da cidade foi uma vitória.

“Como o Brasil, o Galpão Aplauso vive de forma intensa uma crise profunda, a sensação é que estamos num carro desgovernado em alta velocidade. A vitória de chegar a produzir um show com muita música, dança e energia nos enche de alegria. A educação, a arte e a oportunidade de uma vida digna é o que temos para dar” - diz, Ivonette.

O Consulado Americano no Rio de Janeiro teve papel importante no processo de criação, tendo proporcionado aos jovens do Galpão Aplauso um intercâmbio cultural e profissional por meio de wokshops com DJ, MC, Beatmaker e Dança ao lado de artistas e educadores norte-americanos de referência no movimento Hip Hop.

Em 2014, o Galpão Aplauso foi escolhido o melhor projeto social do mundo pelo Tesouro dos Estados Unidos, na época do então presidente Barack Obama.

 

Crédito das imagens: Mariana Vianna

===

Show 'Um Único Grito - e muitos cantos' - Galpão Aplauso (crédito: Mariana Vianna)SERVIÇO:

‘Um Único Grito’ - e muitos cantos - Galpão Aplauso

Temporada: de 26 de julho a 05 de agosto

Quando: Quarta a sábado

Hora: 18h30

Local: Galpão Aplauso

Endereço: Rua General Luís Mendes de Moraes, 50 – Santo Cristo

Maiores informações: (21) 2233-6648 | 98283-0000

Entrada gratuita

>>VLT em frente, com a opção de estacionamento no local

===

FICHA TÉCNICA

Equipe do espetáculo

Supervisão Geral - Ivonette Albuquerque

Supervisão Artística - Stella Miranda

Direção Musical - Eder Targino

Direção de Movimento e Dança - Eduardo Gomes

Preparação de Circo – Rodrigo Garcez

Iluminação – Anderson Ratto 

Sonorização – Thiago Pinto

Produção - Ana Melo e Thiago Guimarães

Instrutor Circo - Thiago Merlino

Elenco Companhia Aplauso – Adriany Martins, Ana Livia Dalto, Beatriz Moreira, Andressa Duarte, Caio Mesquita, Denise Xavier, Flavia Falcão, Giullia Romeira, Jorge Luccas, Laary Sant'ss, Lucas Melo, Lucas Lima, Felix Marques, Matheus Jordan, Tony Mayke, Rodrigo Canuto, Yuri Muniz.

Profissionais convidados – Ex-integrantes da Companhia Aplauso: Wal Azzolini, Wagner Cria, Igor Frazão, Cleber Brown.

Agradecimentos – A todos os alunos, parceiros, colaboradores e funcionários do Galpão Aplauso

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!