Com estoques abaixo do esperado e queda nas doações, Banco de Sangue de Ribeirão Preto precisa de ajuda
11/01/2018 21:59 em Brasil

 

 

 

 

 

 

 

Unidade localizada atrás do Hospital São Lucas necessita de doadores de todos os tipos, principalmente daqueles com fator RH negativo

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto está em busca de doadores. Fatores como férias escolares e viagens, além do tempo chuvoso dos últimos dias, levaram a uma diminuição das doações na unidade, e o estoque de sangue caiu consideravelmente. Todos os tipos sanguíneos são bem-vindos neste momento, principalmente os de RH negativo, que estão em número ainda menor no estoque.

De acordo com o líder de captação na unidade, Eli Mendes, as transfusões vêm aumentando nos últimos dias devido à demanda de alguns pacientes com doenças graves em tratamento. As doações, porém, não vêm acompanhando a alta nas demandas. “Tradicionalmente, este é um período de baixa nas doações, mas, mesmo assim, em anos anteriores tivemos uma procura maior. Precisamos da conscientização das pessoas sobre a importância da doação de sangue”, pede Mendes.

Os interessados em ajudar a mudar essa realidade precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar 3 horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização ou estar acompanhados por um responsável legal). O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem e/ou piercing recentemente, ou endoscopia e processos endoscópicos, precisa aguardar 6 meses após o procedimento.

Sobre o Banco de Sangue de Ribeirão Preto

O Banco de Sangue de Ribeirão Preto é responsável por atender ao menos cinco hospitais da cidade e realiza cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês. Os interessados em doar não precisam agendar horário, basta comparecer à unidade na Rua Quintino Bocaiúva, 895, no bairro Vila Seixas (atrás do Hospital São Lucas). O horário de atendimento é das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados). Para os doadores há estacionamentos gratuitos nas esquinas das ruas Quintino Bocaiúva com Amadeu Amaral e Vicente de Carvalho.  Para mais informações pelo telefone (16) 3610-1515.

 

Clique na imagem para baixar:

Eli Mendes.jpeg

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!