Projeto Colhendo Memórias traz programação especial para celebrar a 12ª Primavera de Museus
13/09/2018 20:16 em Arte
Realizado no Museu da Cana de Pontal (SP), projeto lançará vídeo no dia 14 e fará apresentação aberta ao público no dia 19

A 12ª edição da Primavera dos Museus, evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), acontece na próxima semana e o Projeto Colhendo Memórias, do Museu da Cana de Pontal (SP), montou uma programação especial para celebrar a ação, que neste ano tem como tema “Celebrando a Educação em Museus”.

Para iniciar as atividades, na sexta-feira, dia 14, às 19h, será lançado o vídeo “A Cultura nas Terras da Cana”, em um evento que reunirá os participantes do projeto e os moradores da antiga colônia do Engenho Central. O vídeo é um documentário sobre a cultura manifesta no entorno do Museu da Cana, protagonizada pelos trabalhadores rurais do setor sucroenergético. “Nas diversas rodas de conversas com os moradores da colônia, identificamos que falar das festas, folguedos e brincadeiras realizadas no local traz em si uma grande característica afetiva. Desta maneira, definimos como tema do vídeo preservar e difundir os saberes deste indivíduos, afim de legitimá-los como sujeitos históricos”, explica a produtora executiva do projeto, Maria do Carmo Silva Esteves.

As atividades em celebração à 12ª Primavera dos Museus continuam na quarta-feira, dia 19, às 13h30, quando será realizada uma apresentação aberta ao público com teatro, música, roda de cantoria e confecção de estandartes. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de vivenciar um dia do projeto assim como as crianças de escolas públicas de Pontal, que todas às quartas-feiras têm contato direto com a cultura caipira por meio da visita ao Museu da Cana, propiciada pelo Colhendo Memórias.

“O tema da Primavera de Museus deste ano tem tudo a ver com o trabalho desenvolvido pelo projeto, que busca unir cultura e educação em uma experiência que seja um esforço sinérgico para preservação do patrimônio imaterial manifestado no entorno do Museu”, afirma Maria do Carmo.

O Museu da Cana fica na Fazenda Engenho Central, Casa 1, Zona Rural de Pontal. Telefone: (16) 3497-5008.

Projeto Colhendo Memórias – Lançado no dia 22 de agosto, o projeto é realizado em parceria entre Comunica Relações Públicas e Museu da Cana, por meio do ProAC ICMS, patrocínio da Biosev, e apoio institucional da Prefeitura de Pontal e tem como objetivo preservar o patrimônio imaterial manifesto no Engenho Central e difundir a história do trabalhador rural evidenciando seu protagonismo na cadeia do setor sucroenergético. Todas as quartas-feiras, crianças do 4º ano do Ensino Fundamental de escolas públicas de Pontal participam de uma visita ao Museu da Cana, onde têm a oportunidade de um contato mais próximo com a cultura caipira por meio de teatro, música, roda de cantoria e confecção de estandartes. As visitas são precedidas de ações educativas em sala de aula, quando os alunos são apresentados à história do cultivo da cana-de-açúcar. Também são nas aulas que as crianças conhecem mais sobre as festas e celebrações, como a da Companhia dos Santos Reis, que se mantêm vivas até hoje no entorno do Engenho Central.

Primavera dos Museus - Com o tema “Celebrando a Educação em Museus”, a temporada de eventos propõe uma reflexão sobre uma das principais funções do museu: educar e contribuir no despertar de interesse para diferentes áreas do conhecimento, a vida em sociedade, a importância das memórias e o valor do patrimônio cultural musealizado. Neste ano, a Primavera dos Museus acontecerá de 17 a 23 de setembro e contará com a participação de 900 instituições, somando mais de 2787 eventos programados.

 



Imagens relacionadas 

 
cortejo de recepção 
divulgação 
baixar em alta resolução 


 
Peça teatral especialmente produzida para o Projeto 
divulgação 
baixar em alta resolução

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!