Offline
II Mostra Nacional de Música reúne músicos de todo o país no Rio de Janeiro
19/10/2018 19:34 em Música

Projeto promovido pela Escola Sesc de Ensino Médio busca fortalecer e valorizar a diversidade musical brasileira, incentivar trocas artísticas e a produção sonora autoral

De 23 a 27 de outubro, a Escola Sesc de Ensino Médio, no Rio de Janeiro, reunirá músicos de todas as regiões do país durante a II Mostra Nacional de Música. A programação gratuita e aberta ao público contará com seminários, oficinas e shows de artistas da nova geração brasileira. "O projeto busca fortalecer e valorizar a diversidade musical do país, incentivar trocas artísticas e permitir que os músicos se apresentem fora dos seus estados de origem", afirma Ludmila Teixeira, analista de produção cultural da Escola Sesc.

A escolha dos artistas é feita por uma curadoria formada por profissionais do Sesc de todo o país. Entre os critérios para a seleção estão a qualidade artística e o ineditismo das obras. "Priorizamos sempre os trabalhos autorais e contemplamos a produção musical de todas as regiões, por isso temos sempre duas atrações de cada região brasileira", reforça Ludmila.

Este ano, a Mostra terá shows de Gabriel Carmo (MT), que faz uma conexão entre ritmos brasileiros e africanos; Karola Nunes (MT), apresentando música regional matogrossense; Achiles (BA), cantor e compositor de música popular; Josué Costa (PI), com show instrumental que vai do frevo ao choro; Tuer Lapin (RO), representante da música eletrônica; Arraial do Pavulagem (PA), que apresentará música tradicional da região amazônica; As Iyagbás (RJ), com canções inspiradas em contos yorubás; Caipirando (RJ), com clássicos da música caipira; Tribo Maçambiqueira (RS), com canções inspiradas no povo negro; e Yangos (RS), referência da música instrumental sul-brasileira.

Como forma de incentivar o protagonismo juvenil e o desenvolvimento de novos talentos entre os alunos, a abertura da Mostra será feita pela Orquestra Escola Sesc de Ensino Médio e os integrantes do Projeto Bandas, também da instituição. Além dos shows, a Mostra terá oficinas musicais de percussão, violão, contrabaixo elétrico, sanfona e produção musical em ambiente digital. As oficinas são abertas ao público, mediante inscrição prévia.

Inscrições gratuitas e a programação completa no site: escolasesc.com.br/espaco-cultural

Sesc

O Sesc - Serviço Social do Comércio é uma instituição privada, sem fins lucrativos, mantida pelos empresários do comércio de bens, serviços e turismo. Seu trabalho tem como objetivo proporcionar bem-estar e qualidade de vida ao comerciário e seus familiares, bem como para a sociedade de maneira geral. Presente em todos os estados brasileiros, o Sesc atua nos campos de educação, saúde, cultura, lazer e assistência, alcançando com suas ações cerca de 2,2 mil municípios, incluindo todas as capitais e cidades do interior do país. Praticar atividades esportivas, desenvolver hábitos para uma vida mais saudável, fazer excursões e passeios turísticos, adquirir novos conhecimentos e habilidades, frequentar teatros, cinemas, bibliotecas, salas de exposição e outros espaços culturais são algumas experiências que o público vivencia no dia a dia do Sesc.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!