Offline
Museu Republicano lança site educativo
04/08/2020 12:01 em Arte
 

 
 


 
Museu Republicano lança o site Viagens Fluviais em Exposições

Carga de canoas. Oscar Pereira da Silva, 1920.

O Museu Republicano de Itu acaba de lançar o site Viagens fluviais em exposições, com materiais educativos destinados a professores que planejem visitar com seus alunos a exposição Viagens fluviais: homens e canoas na rota das monções, em cartaz na instituição. Para acessar, clique aqui .

A exposição apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos rios nos séculos 18 e 19 e se chamavam monções. A rota das monções se tornou regular a partir dos anos de 1720, após o descobrimento do ouro nos barrancos do rio Coxipó e outros afluentes do rio Cuiabá, e compôs uma rede de estradas móveis utilizada para o abastecimento das populações, fundação de vilas, povoamento do território e busca de metais preciosos.

O site conta com material educativo, indicações bibliográficas disponíveis online, fotografias e maquetes eletrônicas sobre exposições antigas dedicadas às monções, montadas no Museu Paulista, e uma galeria de telas e objetos que estiveram - e estão - em exibição nas salas do Museu Paulista e do Museu Republicano. O trabalho foi desenvolvido com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

 
Museu Republicano "Convenção de Itu"
Museu Republicano "Convenção de Itu" foi inaugurado pelo Presidente do Estado de São Paulo, Washington Luis Pereira de Sousa, a 18 de abril de 1923 e desde então, subordinou-se administrativamente ao Museu Paulista que, em 1934 tornou-se Instituto complementar da recém-criada Universidade de São Paulo e a ela se integrou em 1963. É uma instituição cientifica, cultural e educacional, especializada no campo da História e da Cultura Material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Encontra-se instalado em sobrado histórico em Itu, erguido nas décadas iniciais do século XIX, e que se tornou residência da família Almeida Prado. Foi nesse local que se realizou, em 18 de abril de 1873, uma reunião de políticos e proprietários de fazendas de café para discutir as circunstâncias do país e que, posteriormente, se transformou na famosa Convenção Republicana de Itu, marco originário da campanha republicana e da fundação do Partido Republicano Paulista. Supervisão do Museu Republicano - Profa. Dra. Maria Aparecida de Menezes Borrego.

 
 
   


 









COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!