Offline
Biblioteca Azul lança o tão aguardado romance inédito de Valter Hugo Mãe
01/12/2021 12:22 em Literatura
Autor retorna ao gênero após cinco anos com obra que se passa no Brasil. Edição traz artes de Denilson Baniwa e prefácio de Conceição Evaristo.
 
"Valter Hugo Mãe, se apropriando de um fato histórico, constrói uma história que nos parece mais verdadeira do que aquela que os compêndios científicos nos apresentam" - Conceição Evaristo
A Biblioteca Azul lança As doenças do Brasil, o tão aguardado romance do autor português mais aclamado da atualidade, Valter Hugo Mãe. Valter retorna ao gênero após cinco anos e traz uma obra que se passa em solo brasileiro.
Com artes de Denilson Baniwa e prefácio de Conceição Evaristo, o livro é uma verdadeira homenagem às pessoas dessa terra: os que aqui já estavam e os que vieram forçados; ambos fogem da fúria que extermina todos aqueles que não consegue escravizar.
Honra é filho da violência de um branco com uma mãe indígena. Sua pele não é cicatriz, e sim ferida permanentemente aberta da qual se envergonha. Meio da Noite é um negro que cai capturado pelos abaetés. A princípio, sua presença é vista com desconfiança, e depois faz florescer a união contra a imensa sombra branca que avança contra eles.
Ao contrário dos registros históricos sobre a colonização, o livro de Valter Hugo Mãe coloca a pessoa indígena no centro da narrativa, ao contar sob sua ótica percepções sobre a invasão e o genocídio promovido pelo europeu. Para isso, cria uma linguagem, um povo e toda uma visão de mundo com personagens e cenários inesquecíveis, em um romance exuberante e carregado de densidade lírica.
Sobre o autor:
Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. Sua obra está traduzida em muitas línguas, tendo um prestigiado acolhimento em países como Alemanha, Espanha, França e Croácia. Pela Biblioteca Azul, publicou os romances o remorso de baltazar serapião (Prêmio Literário José Saramago), o apocalipse dos trabalhadoresa máquina de fazer espanhóis (Grande Prêmio Portugal Telecom de Melhor Livro do Ano e Prêmio Portugal Telecom de Melhor Romance do Ano), O filho de mil homensA desumanização e Homens imprudentemente poéticos. Escreveu livros para todas as idades, entre os quais: O paraíso são os outros e Contos de cães e maus lobos. Sua poesia foi reunida no volume Publicação da mortalidade .
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!