Offline
Cineclube da Oficina Cultural Oswald de Andrade exibe filmes em homenagem à dança
29/03/2022 17:39 em Cinema

Após pausa ocasionada pela pandemia, o projeto Cineclube Oswald retorna com exibições diárias e gratuitas. Em abril, as obras em cartaz buscam celebrar o Dia Mundial da Dança (29/04) 

Além de atividades voltadas para as artes visuais e cênicas, a Oficina Cultural Oswald de Andrade, programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo, e gerenciado pela Poiesis, também investe na área de cinema e linguagem audiovisual com cursos, palestras e exibições. No mês em que é celebrado o Dia Mundial da Dança (29/4), esta linguagem artística irá nortear a seleção de filmes em destaque na programação do Cineclube Oswald, projeto que desde 2018 exibe filmes gratuitos na unidade. 

"O Cineclube Oswald democratiza o acesso da população para fruir de uma programação diversificada e gratuita de filmes, e também é um canal para que diretores e produtores da cena independente do audiovisual realizem o lançamento e/ou a circulação de suas obras", diz Valdir Rivaben, coordenador da Oficina Cultural Oswald de Andrade. 

Nos últimos dois anos, devido à pandemia, as exibições presenciais ficaram suspensas. O retorno vem acontecendo aos poucos desde o início de 2022. Em abril, o Cineclube Oswald retorna com novidades: a programação será ampliada de forma a permitir que sejam exibidos filmes quase diariamente, sempre em duas sessões que acontecerão de segunda a sexta, com início às 15h e às 19h30, e aos sábados às 15h e às 18h. Aos domingos a unidade não abre. 

O espaço acomoda confortavelmente 25 pessoas e possui 1 lugar para cadeirante, também dispõe de aparelhagem sonora (5.1) e projeção de alta qualidade. É necessário retirar os ingressos com 1 hora de antecedência para cada exibição. 

A programação de abril, que celebra a dança, terá exibições de filmes como Grease (1978), dirigido por Randal Kleiser; Cisne Negro (2011), dirigido por Darren Aronofsky, que resgata o clássico Lago dos Cisnes; o documentário Pina (2011), de Wim Wenders, que aborda a vida e a carreira da artista Pina Bausch e mostra as incríveis atuações de sua companhia; Moulin Rouge (2001), do diretor Baz Luhrmann; O Baile (1983), com direção de Ettore Scola, que é um passeio pelo mundo da dança retratado através de um salão francês; e do clássico Cantando na Chuva (1952), de Gene Kelly e Stanley Donen.

Confira o cronograma:

Dias 05 e 28/04

- DIRTY DANCING

Dias 06 e 14/04

- FLASHDANCE

Dias 07 e 23/04

- BILLY ELLIOT

Dias 08 e 19/04

- O BAILE

Dias 09 e 12/04

- CISNE NEGRO

Dia 11/04

- CARMEN

Dias 13 e 29/04

- GREASE

Dias 16 e 26/04

- CANTANDO NA CHUVA

Dias 20 e 27/04

- PINA

Dias 22 e 25/04

- MOULIN ROUGE

Para entrada nos prédios das Oficinas Culturais é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação contra Covid-19, com duas doses ou dose única, de acordo com o decreto nº 60.989, da PMSP. Em razão do avanço da pandemia, algumas atividades podem ser alteradas ou canceladas. Antes de ir, entre em contato com a unidade. As unidades recomendam o uso da máscara de proteção nos ambientes internos. 

A programação completa pode ser acessada no site das Oficinas Culturais. 

SERVIÇO: 

CINECLUBE OSWALD - PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PARA O MÊS DA DANÇA

De 5 a 29 de abril.

Horário: exibições às 15h e às 19h30 de segunda a sexta e aos sábados às 15h e às 18h.

Lotação máxima: 25 pessoas.

Retirar ingressos com 1 hora de antecedência.

Local: Oficina Cultural Oswald de Andrade - Rua Três Rios, 363 - Bom Retiro - São Paulo/SP

Oficina Cultural Oswald de Andrade

Rua Três Rios, 363 -- Bom Retiro -- São Paulo

Telefone: (11) 3222-2662 | Horário de funcionamento: de segunda a sexta-feira das 10h às 21h00, aos sábados das 11h às 18h.

Grupos artísticos que precisam ocupar espaços para ensaios devem agendar antecipadamente por e-mail informado no site da Oficina. No site Oficinas Culturais, o público encontra informações sobre as medidas sanitárias para combater a proliferação de Covid-19;

Acessibilidade: rampa de acesso para cadeirantes.

Programação gratuita. Para conferir a programação completa acesse o site do programa Oficinas Culturais.

SOBRE O PROGRAMA OFICINAS CULTURAIS

Como uma iniciativa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Governo do Estado de São Paulo desde 1986, e gerenciado pela POIESIS -- Organização Social de Cultura, o Programa Oficinas Culturais promove formação e vivência à população no campo da cultura. O programa dialoga com o interior por meio de dois festivais (FLI -- Festival Literário e MIA -- Festival de Música Instrumental), Ciclos de Gestão Cultural, Ciclos de Estudos sobre Cultura Tradicional e Contemporaneidade, Programa Qualificação em Artes (qualificação artística de 60 grupos, entre teatro e dança), o Programa de Formação no Interior e ações dedicadas à pesquisa e à experimentação nas diversas linguagens artísticas, a partir da relação direta com 360 municípios, em mais de 600 atividades de formação. Além disso, na cidade de São Paulo, o programa realiza atividades de formação e difusão em três espaços: Oficina Cultural Oswald de Andrade (Bom Retiro), Oficina Cultural Alfredo Volpi (Itaquera) e Oficina Cultural Maestro Juan Serrano (Taipas). 

SOBRE A POIESIS

A Poiesis -- Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!