Offline
A Feira do Livro terá espaço para crianças com acervo da ONG Vaga Lume e atividades de mediação à leitura
03/06/2022 16:22 em Literatura

Parceira da feira, a Vaga Lume, especializada na formação de mediadores de leitura e na criação de bibliotecas na Amazônia, vai realizar oficinas e disponibilizar um espaço com obras do seu acervoVisitantes d´A Feira do Livro, que acontece entre 8 e 12 de junho na praça Charles Miller, em São Paulo, terão um lugar especial para crianças no estande da ONG Vaga Lume.

Na sexta, sábado e domingo - de 10 a 12/06 - haverá mediação de leitura e atividades lúdicas aplicadas nas bibliotecas comunitárias da rede. Também é possível participar da dinâmica de cartões postais, uma proposta de criação de mensagens para crianças das comunidades na Amazônia - as atividades acontecem em diversos horários ao longo do dia.

Durante todos os dias do evento, a instituição disponibiliza ao público obras do seu acervo num cenário que é um convite a momentos de leitura com os pequenos, o mesmo mobiliário que compõe as bibliotecas comunitárias que a ONG tem criado na Amazônia ao longo dos últimos 20 anos.

“Buscamos livros que despertam sentimentos em quem faz a mediação e em quem ouve as histórias. Obras que inspiram boas conversas, geram sentimento de afeto e aumentam repertório, não só de vocabulário, mas também de conhecimento de mundo, de outras culturas e paisagens. Como Paulo Freire dizia, livros são ferramentas de liberdade e essa é a missão da Vaga Lume ao espalhar livros pela Amazônia” diz Fernanda Prado, gerente de Relações Institucionais da Vaga Lume.

Entre as obras disponíveis no acervo estão “Pequeno Manual Antirracista” da autora Djamila Ribeiro, que estará presente na feira em uma das mesas de conversa; “O Mundo Black Power de Tayó”, da autora Kiusam Oliveira e elencado no ranking dos dez livros mais importantes do mundo em direitos humanos pela ONU; e “Curumizice”, do autor indígena Tiago Hakiy, do povo sateré-mawé.

Parceria com Clube Quindim

Na programação do estande da Vaga Lume também haverá atividades criadas junto ao Clube de Leitura Quindim. Serão oficinas criativas e bate-papos com autores de livros infantis. Além do acervo da Vaga Lume, as famílias terão à sua disposição um espaço com o acervo do Clube Quindim.

Sobre a Feira do Livro

A Feira do Livro vai receber leitores, escritores, editores e livreiros na praça Charles Miller, em frente ao Estádio do Pacaembu. A iniciativa é da Associação Quatro Cinco Um, instituição sem fins lucrativos voltada para a difusão do livro no Brasil, e da Maré Produções, empresa responsável pela produção e pela realização de importantes exposições de arte no país. A Associação Quatro Cinco Um publica a revista homônima e é responsável pela editora Tinta-da-China Brasil, entre outros projetos em torno da cultura do livro.

 

Estande Vaga Lume em A Feira do Livro

Praça Charles Muller

Acervo aberto ao público durante todo o evento, de 08 a 12/06

Atividades Lúdicas e de Mediação de Leitura nos dias 10, 11 e 12/06

 

 

Sobre a Vaga Lume

Criada há 20 anos, a Vaga Lume está presente em 22 municípios da Amazônia Legal, com 86 bibliotecas comunitárias e 5 mil mediadores de leitura formados. O seu propósito é empoderar crianças de comunidades rurais da Amazônia por meio da leitura e da gestão de bibliotecas comunitárias, promovendo intercâmbios culturais com a leitura, a escrita e a oralidade para ajudar a formar pessoas mais engajadas na transformação de suas realidades.

 

 

Alguns números da Vaga Lume

+150 mil livros doados

+140 mil crianças, jovens e adultos impactados

+5 mil mediadores de leitura formados

+805 voluntários ativos na Amazônia

 

Conheça o mini documentário Vaga Lume no YouTube.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!