Plataforma de conhecimento Força Meninas lança curso gratuito online para desenvolver meninas como líderes no combate à crise climática
07/06/2022 15:28 em Brasil

Com inscrições abertas desde 5 de junho, o curso gratuito O Futuro É Agora, ministrado de forma remota pelas ativistas Amanda Costa e Sabrina Cabral, chama a atenção para o papel das meninas como agentes transformadoras no combate à crise do clima e como protagonistas na construção de um futuro mais sustentável.

O curso traz também a participação especial e inspiradora de jovens ativistas e empreendedoras sociais brasileiras: Anna Luísa Beserra (BA), Beatriz Diniz (MA), Ellen Monielle (PB), Hamangai Pataxó (BA) e Maria Isabele Farias (CE) 

 

São Paulo, junho de 2022 - A plataforma de conhecimento Força Meninas acaba de lançar uma iniciativa que coloca meninas como agentes de transformação no combate à crise climática sob a perspectiva dos marcadores de gênero. O curso O Futuro É Agora se destina a meninas de 13 a 17 anos e tem patrocínio da ERM Consultoria em Sustentabilidade. Alinhada aos ODS 5 e 13 da Agenda 2030 da ONU, a ação é voltada para o impacto das crises climáticas no mundo e como potências femininas podem trabalhar em estratégias e soluções para garantir um futuro mais inclusivo e sustentável.Segundo dados da ONU, o período de 2003 a 2018 foi o mais prejudicado por desastres naturais. Mais de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo vivem em países em situação de estresse hídrico, conforme estudo da ONU de 2018, e 4 bilhões de pessoas vivem em áreas que sofrem grave escassez física de água por pelo menos um mês ao ano.

Ministrado por Amanda Costa e Sabrina Cabral, o curso acontece de forma remota e assíncrona, com cinco horas de conteúdo inédito idealizado por elas. Além de atividades, as participantes também terão contato, através de entrevistas, com outras jovens lideranças do país.Amanda é ativista climática, jovem conselheira da ONU, delegada do Brasil no G20 Youth Summit e fundou o Instituto Perifa Sustentável. Foi reconhecida também como pela Forbes Under 30, LinkedIn Top Voices e Creator, TEDx Speaker e atua como vice-curadora no Global Shapers, a comunidade de jovens do Fórum Econômico Mundial. Sabrina é uma das jovens transformadoras que foram impactadas pela Força Meninas, como ganhadora do prêmio Juntas Somos a Força de 2020. Hoje é líder socioambiental e criadora do Ruma, um projeto que busca o desenvolvimento de lideranças nordestinas sobre assuntos voltados à cidadania e sustentabilidade.“A partir do olhar da desigualdade em relação à crise climática, criamos este curso que conecta jovens como potências transformadoras compartilhando suas realidades e histórias. O conteúdo foi elaborado por muitas mãos e o resultado é uma conversa disruptiva e repleta de aprendizados. Nós acreditamos que a inclusão de meninas para propor novas soluções e perspectivas é o caminho para um mundo mais sustentável,” comenta Déborah De Mari, fundadora da Força Meninas.As convidadas são: Anna Luísa Beserra, fundadora do Safe Drinking Water For All, um sistema de filtragem de água coletada a partir de cisternas; Beatriz Diniz, ativista, artista e representante brasileira de políticas públicas para minorias; Ellen Monielle, criadora de conteúdos didáticos sobre veganismo e movimentos ambientais em suas redes sociais; Hamangai Pataxó, líder indígena engajada em sustentabilidade e mudanças climáticas; e por fim, Maria Isabele Farias, estudante de história conhecida por compartilhar conteúdos sobre história e política de forma acessível na internet.

“A ERM apoia iniciativas como essa pelo propósito genuíno de contribuir com o desenvolvimento e a construção de uma sociedade mais inclusiva e sustentável e por acreditar, de fato, que cada ação pode ser transformadora rumo a um futuro que podemos e precisamos construir juntos”, afirma Claudia Valentim, gerente de recursos humanos da ERM Brasil.As inscrições para a primeira turma do curso O Futuro É Agora devem ser feitas até 20 de junho no site da Força Meninas.Sobre a Força MeninasForça Meninas é uma plataforma de impacto social cuja missão é fortalecer o potencial das meninas, capacitando-as com as habilidades necessárias para que sejam protagonistas das oportunidades futuras. Com esse propósito, fomenta a transformação na vida das meninas brasileiras, apoiando a construção de novos horizontes para elas. Desde sua criação em 2016 já são mais de 45 mil meninas sensibilizadas em 12 estados e 22 cidades no país.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!