Arraiais, feiras e bate-papos animam a programação das Fábricas de Cultura
10/06/2022 07:45 em Brasil
Foto: Cia da Chinela/Divulgação

Fotos por download - Clique aqui.

(créditos nas nomenclaturas)

 

Show da cantora Paula Lima, Feira Preta Pocket e as tradicionais festas juninas são alguns dos destaques da programação de junho 

As Fábricas de Culturaprograma da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, e gerenciadas pela Poiesis, estão com uma programação animada para o mês de junho. As unidades das zonas Norte e Sul, além de Diadema, oferecerão atividades que valorizam a diversidade e a cultura tradicional. Confira os destaques: 

No dia 10 de junho, a Fábrica de Cultura Jardim São Luís recebe um show de Mestre Magela, artista, cantor, ritmista e compositor que vive num universo musical e de brincadeiras. O multiartista traz uma mistura incomum de heranças da música e da cultura brasileira e, com essas misturas, irá agitar a Fábrica de Cultura a partir das 19h30. 

Ali do lado, em Diadema, acontece o Arraiá Tradicional na Fábrica que terá, além de barracas e quadrilhas, um workshop de "Forrozão Junino” com mestre Mauro Oliveira e intervenção junina com a Cia. da Chinela que irá apresentar brincadeiras típicas. Todas as atividades, que começam às 14h, terão como trilha sonora as mixagens do DJ Luiz Land, do coletivo 217. Mais tarde, às 18h, o Arraiá Tradição na Fábrica recebe o Bando de Régia que canta “As Rainhas do Forró”, uma homenagem às grandes vozes femininas que marcaram a história do forró pé de serra. A apresentação contará com intérprete de Libras. 

Já no dia 12 de junho, a unidade Capão Redondo recebe a 5ª edição da Feira do Chico, evento cultural que impulsiona o empreendedorismo local e a arte autônoma periférica em toda e qualquer linguagem, que neste ano tem como temática o amor. A atividade é livre e começa às 14h. 

Na Zona Norte, a Fábrica de Cultura Brasilândia realiza no dia 14 de junho, às 15h, a atividade Cantando com o Corpo, ministrada pela intérprete de libras Gabrielle Martins na Fábrica de Cultura Brasilândia. No encontro, Gabrielle apresentará as muitas possibilidades da Língua de Sinais, a partir de experimentações com o próprio corpo junto com a musicalidade. Atividade voltada para fluentes e iniciantes em Libras. 

Quarteto Aurora, que surgiu durante a pandemia em 2020 sendo formado apenas por mulheres, irá se apresentar na Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha no dia 15 de junho, às 15h, ao som de violinos e viola. O grupo ficou conhecido nas redes sociais, com a divulgação de vídeos feitos com cada integrante em sua casa, interpretando temas de filmes e outras obras marcantes do mundo contemporâneo. 

A Fábrica de Cultura Jaçanã recebe no dia 18, às 15h, o espetáculo O Direito de Amar, da Cia JS Teatral. A peça é uma comédia musical que narra a vida em uma cidade afastada e conta os dilemas de um grupo de amigos, com o propósito de relatar a vida amorosa de um personagem gay. Com a nuance de comédia e drama, o texto valoriza a representatividade LGBTQIA+. 

Já no dia 21, às 14h, a unidade promove o bate-papo Interpretação de Obras com a indígena Day Moreira Tabajara, que fará uma leitura sobre a concepção de obras de arte que retratam fatos da história nacional, os reflexos na construção da identidade do povo brasileiro e a compreensão sobre a história da independência brasileira. A atividade contará com interpretação simultânea em Libras. 

Mais para o fim do mês, dois eventos especiais irão movimentar a Zona Norte e Sul da cidade. No dia 25 de junho, às 18h, a Fábrica de Cultura Diadema realiza o encontro Noite Mil Estrelas, que conta com a participação da DJ Aline Vargas, declamação do poema “Saga do Nordestino”, de Leda Sylvia, por Alberto Chagas, além de um show da cantora Paula Lima. 

Nos dias 25 e 26 de junho, a Fábrica de Cultura Brasilândia recebe o evento Feira Preta Pocket, uma versão reduzida do famoso Festival Feira Preta, o maior evento de cultura negra da América Latina que acontece anualmente desde 2002. A edição pocket pretende levar um pouco da multi pluralidade cultural afro. O evento na Fábrica de Cultura Brasilândia terá apresentações musicais de artistas como: Iago Reis, Desirée, Vinicius Malta e Tinna Rios. No dia 25, sábado, o evento começa às 10h e vai até às 19h, e no dia 26, domingo, ocorre das 10h às 18h. 

A programação completa pode ser acessada pelo hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura. As unidades do Programa Fábricas de Cultura recomendam o uso de máscaras em espaços fechados.

SERVIÇO:

FÁBRICA DE CULTURA JARDIM SÃO LUÍS

Endereço: Rua Antônio Ramos Rosa, 651 | Telefone: (11) 5510-5530

SHOW MESTRE MAGELA

10/6 -- Sexta-feira -- 19h30

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA CAPÃO REDONDO

Endereço: Rua Bacia de São Francisco, s/n | Telefone: (11) 5822-5240 

ARRAIAL DO BLOCO DO BECO

11/6 -- Sábado -- 16h

Atividade Livre

Local: Bloco do Beco - Rua Bento Barroso Pereira, 02 - Bloco do Beco 

FEIRA DO CHICO CELEBRA TODA A FORMA DE AMOR

12/6 -- Domingo -- 14h

Atividade Livre

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA DIADEMA

Endereço: Rua Vereador Gustavo Sonnewend Netto, 135 - Centro - Diadema/SP | Telefone: (11) 4061-3180

ARRAIÁ TRADICIONAL NA FÁBRICA

11/6 -- Sábado -- 14h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

ARRAIÁ TRADIÇÃO NA FÁBRICA - BANDO DE RÉGIA CANTA: AS RAINHAS DO FORRÓ [ESTÚDIOS]

11/6 -- Sábado -- 18h

Atividade Livre.

Presencial na unidade. 

NOITE MIL ESTRELA COM DJ ALINE VARGAS, ALBERTO CHAGAS E O SHOW DE PAULA LIMA

25/6 -- Sábado -- 18h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA BRASILÂNDIA

Endereço: Avenida General Penha Brasil, 2508 | Telefone: (11) 3859-2300

CANTANDO COM O CORPO COM GABRIELLE MARTINS

Cultura Geral

14/6 -- Terça-feira -- 16h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FEIRA PRETA POCKET

25 e 26/6 -- Sábado das 10h às 19h | Domingo das 10h às 18h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

FÁBRICA DE CULTURA JAÇANÃ

Endereço: Entrada 1: Rua Raimundo Eduardo da Silva, 138 | Entrada 2: Rua Albuquerque de Almeida, 360 | Telefone: (11) 2249-8010

O DIREITO DE AMAR COM CIA JS TEATRAL

18/6 -- Sábado -- 15h

Classificação indicativa: maiores de 16 anos.

Presencial na unidade. 

INTERPRETAÇÃO DE OBRAS COM DAY MOREIRA TABAJARA

21/6 -- Terça-feira -- 14h

Classificação Indicativa: maiores de 16 anos.

Presencial na unidade.

*Atividade realizada em parceria com a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo como parte da programação em homenagem ao bicentenário da independência dentro do Ciclo da Agenda Bonifacio. 

FÁBRICA DE CULTURA VILA NOVA CACHOEIRINHA

Endereço: Rua Franklin do Amaral, 1575 | Telefone: (11) 2233-9270

QUARTETO AURORA

15/6 -- Quarta-feira -- 15h

Atividade Livre.

Presencial na unidade.

------

Funcionamento das unidades

De terça a sexta, das 9h às 19h. Finais de semana e feriados, das 12h às 17h.*

Exceções: Brasilândia, Capão Redondo e Diadema que atendem das 9h às 17h aos sábados.

Exceto Fábrica de Cultura Vila Nova Cachoeirinha que funciona de terça e quinta das 9h às 21h; quarta e sexta das 9h às 19h; Sábados das 9h às 17h; e Domingos das 12h às 17h.

 

Funcionamento das bibliotecas

De terça a sexta, das 09h às 19h. Aos finais de semana e feriados, das 11h às 17h*

Exceto a unidade Capão Redondo, que aos sábados atende das 09h às 14h.

*Para conferir o horário exato de sua unidade, favor entrar em contato por telefone com a recepção.

Acessibilidade: as Fábricas de Cultura Vila Nova Cachoeirinha, Brasilândia, Jaçanã, Capão Redondo, Jardim São Luís, e Diadema, oferecem rampa de acesso para pessoas com mobilidade reduzida, elevador, sanitários acessíveis, piso tátil, equipamentos que permitem a leitura para pessoas com deficiência visual e motora, impressoras braille, leitor de audiobooks e acervo com mais de 110 exemplares em braille (livros e audiobooks).

Devido à pandemia da Covid-19, parte da programação cultural vem ocorrendo de forma on-line*. Todas as atividades são gratuitas. Saiba mais no hotsite +Cultura e no site das Fábricas de Cultura.

*Sujeito às mudanças mediante orientações dos órgãos responsáveis.

SOBRE O PROGRAMA FÁBRICAS DE CULTURA

As Fábricas de Cultura são espaços de acesso gratuito que promovem diversas atividades artísticas. Criadas com o objetivo de ampliar o conhecimento cultural por meio da interação com a comunidade, as Fábricas oferecem uma programação cultural diversificada. Nas unidades você encontrará cursos, atividades, bibliotecas e estúdios de gravação. Em 2022, as Fábricas de Cultura - programa da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, gerenciado pela Poiesis - contam com o patrocínio do Instituto Center Norte e o Instituto GPA, por meio da Lei de Incentivo à Cultura. Apoios como estes contribuem para a realização de atividades de formação e difusão cultural para crianças, jovens e adultos.

SOBRE A POIESIS

 

A Poiesis -- Organização Social de Cultura é uma organização social que desenvolve e gere programas e projetos, além de pesquisas e espaços culturais, museológicos e educacionais, voltados para a formação complementar de estudantes e do público em geral. A instituição trabalha com o propósito de propiciar espaços de acesso democrático ao conhecimento, de estímulo à criação artística e intelectual e de difusão da língua e da literatura.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!