Offline
Combinando Palavras incentiva a prática da leitura durante a FIL
27/06/2022 11:38 em Literatura

Em sua 5ª edição, projeto educativo faz parte das atividades da Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que acontecerá de 20 a 28 de agosto de 2022, em formato híbrido. Nesta edição, os autores selecionados no Combinando Palavras são Ryane Leão, Cristiane Sobral, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Férrez, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Luiz Puntel e Eduardo Spohr. Uma das novidades do projeto é a participação de alunos da Adevirp - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto

Ribeirão Preto (SP), 24 de junho de 2022 – Desde o início deste ano, alunos matriculados nas escolas das redes municipal e estadual, técnica e particular de Ribeirão Preto, bem como seus professores, se preparam para a 21ª edição da FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, através do Combinando Palavras - projeto socioeducativo que fomenta o acesso à literatura e a prática da leitura para estudantes de diferentes faixas etárias. A ação faz parte das atividades de formação da feira desde 2017. Neste ano, a FIL acontece de 20 a 28 de agosto, no formato híbrido – com atividades para o público presencial e outras transmitidas pela internet (ao vivo).

 

Com foco na educação e no valor da leitura para a capacitação pessoal e identidade cultural, a Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora da FIL, vem desenvolvendo com as escolas participantes do Combinando Palavras oficinas de didáticas pedagógicas e atualização da obra dos nove autores brasileiros que estarão ao vivo na feira neste ano: Ryane Leão, Cristiane Sobral, Olívio Jekupé, Eliana Alves Cruz, Ferréz, Luiza Romão, Daniel Munduruku, Eduardo Spohr e Luiz Puntel.

 

O objetivo das oficinas é agregar referências aos professores que estimulam as produções autorais dos alunos em sala de aula. Os trabalhos serão apresentados aos escritores durante um encontro especial e presencial na Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto. “É uma forma de promover o abraço de quem escreve com quem lê, principalmente neste ano, que estaremos reunidos novamente no formato presencial”, explica Adriana Silva, curadora da 21ª FIL e vice-presidente da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto. “É, sem dúvida, um projeto que, além de diversificar situações de ensino e aprendizagem, torna os alunos protagonistas”, complementa.

Educação também é o foco da FIL

O Combinando Palavras é um projeto anual que auxilia no desenvolvimento das habilidades artísticas dos alunos participantes, como a própria escrita criativa, a música, a dança e a arte, além de capacitar os professores envolvidos. Desde 2017, em suas quatro edições, o projeto já atendeu mais de 30 mil alunos, cerca de 300 professores de 220 escolas de 14 cidades da região de Ribeirão Preto. Este é o principal projeto de formação de leitores da Fundação do Livro e Leitura e conta com números expressivos: 29 escritores já participaram do Combinando Palavras, ou seja, já foram lidos e estudados.

Além dos encontros presenciais direcionados aos professores e realizados durante este primeiro semestre, a Fundação do Livro e Leitura oferece uma potente ferramenta pedagógica para auxiliar professores e alunos: o site Livro Vivo. Trata-se de uma plataforma digital que centraliza propostas pedagógicas, informação sobre os autores e sua obra, videoaulas e outros conteúdos que servem de apoio a todas as etapas do projeto. “De forma gratuita, a plataforma oferece vídeos, textos, entrevistas, jogos e vídeo aulas, além de uma área exclusiva para professores – o Baú de Ideias - com propostas pedagógicas desenvolvidas, exclusivamente, para o projeto”, explica Adriana Silva.

 

Para participar do Combinando Palavras, cada unidade escolar se inscreveu para o autor que gostaria de trabalhar.  O projeto é uma realização da Fundação do Livro e Leitura e do Sesc, apoiados pela Diretoria de Ensino - Região de Ribeirão Preto, Secretaria da Educação, Fundação Educandário Cel. Quito Junqueira, Adevirp, Marista Escola Social Ir. Rui, ETEC José Martimiano da Silva e Rede Escolar Sesi-SP.  Entre os dias 22 e 26 de agosto, durante a FIL, os alunos terão um contato direto e ao vivo com os autores que estarão presentes nos palcos dos teatros Municipal e Pedro II, em Ribeirão Preto.

 

Novidade

Nesta edição, pela primeira vez o projeto Combinando Palavras será realizado presencialmente em outras cidades. Eduardo Spohr, Cristiane Sobral e Olívio Jekupé visitarão três municípios da região metropolitana de Ribeirão Preto durante a FIL: Franca (no Teatro do SESI), Luiz Antônio e Serrana (nos Teatros Municipais). Lá, os escritores encontrarão os alunos que trabalharam com suas obras durante o primeiro semestre de 2022. Outra novidade é a participação de integrantes da Adevirp - Associação dos Deficientes Visuais de Ribeirão Preto que tiveram contato com as obras do escritor, Luiz Puntel.

 

 

Autores Participantes

Cristiane Sobral: Nascida no Rio de Janeiro, escreve peças dramáticas, poemas, contos e crônicas. Foi a primeira atriz negra graduada em Interpretação Teatral pela Universidade de Brasília. Atuou no curta-metragem "A Dança da Espera", de André Luís Nascimento, e em diversos espetáculos teatrais. Estreou na literatura em 2000, publicando textos nos "Cadernos Negros". Foi crítica teatral da revista Tablado, de Brasília. É mestre em Artes (UnB) com pesquisa sobre as estéticas nos teatros negros brasileiros, membro da Academia de Letras do Brasil seção DF - onde ocupa a cadeira 34 e do Sindicato dos Escritores do Distrito Federal.

 

Eliana Alves Cruz: jornalista por formação, nasceu no Rio de Janeiro. Como escritora, vem se destacando na ficção, com o romance "Água de Barrela", fruto de cinco anos de pesquisa sobre a história de sua família desde os tempos da escravidão. Empenhada no resgate da memória social e cultural afro-brasileira, escreveu "O crime do cais do Valongo", um romance histórico e policial, com uma instigante narrativa que se inicia em Moçambique e chega até o Rio de Janeiro. É também autora do blog www.flordacor.blogspot.com, com textos voltados para a apreciação do trabalho de mulheres negras brasileiras em diversos campos de atuação.

 

Ferréz (Reginaldo Ferreira da Silva): nasceu em São Paulo com obras lançadas em Portugal, Espanha, Itália, Alemanha e EUA. É escritor, roteirista, documentarista e ativista cultural, além de cantor e compositor. Foi colunista da revista Caros Amigos e conselheiro editorial do Le Monde Diplomatique Brasil. Costuma utilizar em suas obras a chamada "literatura marginal". Consagrou-se no universo literário com “Capão Pecado”. Publicou também o romance “Manual Prático do Ódio”, o infantojuvenil “Amanhecer Esmeralda” e o livro de contos “Ninguém é Inocente em São Paulo”.

 

Olívio Jekupé: nasceu em Novo Itacolomi (PR) e vive na aldeia Krukutu, em Parelheiros (SP). É escritor indígena de literatura nativa do povo Guarani. Iniciou o curso de filosofia na PUCPR em 1988, quando vendia artesanato para custear seus estudos. Também foi professor do Ensino Fundamental. Começou a escrever em 1984. Tem diversos livros publicados. É pai do cantor de rap guarani, Kunumi MC.

 

Ryane Leão: professora e poeta cuiabana, mora em São Paulo e escreve desde muito jovem. Há mais de 10 anos começou a publicar em blogs e sites e, posteriormente, passou a escrever no Facebook e no Instagram com o projeto "Onde jazz meu coração".  Já participou de vários saraus e slams. Atuou também com arte de rua, publicando seus escritos em lambe-lambe. Em 2017, pela editora Planeta, publicou seu primeiro livro "Tudo nela brilha e queima: poemas de luta e amor" – obra que superou 40 mil exemplares e ficou entre as mais vendidas no Brasil e em diversos outros países. Em novembro de 2019, pela mesma editora, lançou seu segundo livro "Jamais peço desculpas por me derramar".

 

Luiza Romão: Nasceu em Ribeirão Preto, em 1992. É poeta e atriz, autora dos livros “Sangria” (2017) e “Coquetel Motolove” (2014), ambos publicados pelo selo Doburro. Há anos, participa da cena de saraus e slams da cidade de São Paulo. Em 2020, entrou no mestrado em Teoria Literária e Literatura Comparada (na FFLCH/ usp), pesquisando o slam no Brasil. Explora a palavra poética na intersecção com a performance e o cinema.

Daniel Munduruku: escritor indígena, graduado em Filosofia, tem licenciatura em História e Psicologia. Doutor em Educação pela USP. É pós-doutor em Linguística pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.  Diretor presidente do Instituto UKA - Casa dos Saberes Ancestrais. Autor de 52 livros para crianças, jovens e educadores, é comendador da Ordem do Mérito Cultural da Presidência da República desde 2008. Em 2013, recebeu o mesmo título na categoria da Grã-Cruz, a mais importante honraria oficial a um cidadão brasileiro na área da cultura. Membro Fundador da Academia de Letras de Lorena. Muitos de seus livros receberam o selo Altamente Recomendável outorgado pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil (FNLIJ).

 

Luiz Puntel: professor de redação e oratória há 35 anos. É também autor de livros de literatura juvenil e de paradidáticos, entre eles "Açúcar Amargo", da Editora Ática, de 1986, da Série Vaga-Lume. É formado em Letras, com especialização em francês, e leciona cursos de Comunicação Verbal. Seu livro “O Grito do Hip Hop” foi indicado ao Prêmio Jabuti de Literatura Juvenil em 2005.

Eduardo Spohr: nasceu no Rio de Janeiro. Formou-se em jornalismo pela PUC-Rio e atuou na área até 2010, quando lançou seu primeiro romance: “A Batalha do Apocalipse”.  Em seguida, escreveu a série “Filhos do Éden” e hoje trabalha na trilogia “Santo Guerreiro”.

 

 

21ª FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto

FIL será realizada de 20 a 28 de agosto de 2022, com cerimônia de abertura no dia 19 de agosto, de forma híbrida, ou seja, presencial em vários locais de Ribeirão Preto e transmitida ao vivo através da plataforma oficial da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, organizadora do evento.  Nesta 21ª edição, que tem o tema “Do Caburaí ao Chuí: a força da literatura brasileira”, a FIL contará com diversas atividades artísticas, literárias e culturais, durante 10 dias. Os homenageados são: Ariano Suassuna (escritor), Carolina Maria de Jesus (escritora), Daniel Munduruku (autor infantojuvenil), Magda Soares (autor educação), João Augusto (autor local), Isaac Peres (patrono) e Isabel Cassanta (professora).

A feira consagrou-se como um dos maiores eventos culturais do país: com 21 anos de história e 20 edições realizadas, já reuniu mais de 3 mil escritores e convidados reconhecidos internacionalmente. Nas edições presenciais, a FIL recebe, em média, um público de 183 mil pessoas e já chegou a oferecer mais de 300 atividades por edição, além de atender mais de 15 mil estudantes.

No ano passado, o evento foi realizado em formato 100% digital, em função do avanço do Coronavírus (Covid-19) no país. Nesta primeira edição on-line, alcançou 30 mil pessoas, em 27 países, em 110 horas de programação.

Sobre a FundaçãoA Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Com uma trajetória sólida, projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 21 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da FIL, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação do Livro e Leitura se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!