Offline
VEM - Venha Experimentar Música
20/07/2022 09:05 em Música

Logotipo

Descrição gerada automaticamente

De 23 a 31/7, Sesc São Paulo oferece vivências, oficinas, audições e cursos que propõem a exploração do universo musical nas unidades Consolação, Vila Mariana, Guarulhos, Ribeirão Preto, Santos e São José dos Campos

 

Fazer música vai além da teoria musical, da interpretação e da técnica instrumental. Antes disso tudo, fazer música é sentimento e expressão. É ouvir e explorar os diferentes sons e suas combinações e, de alguma forma, dizer algo por meio deles. 

 

Partindo dessa premissa, de 23 a 31/7, o Sesc São Paulo realiza o VEM - Venha Experimentar Música, uma programação gratuita que convida o público de todas as idades a experimentar o fazer musical de forma livre, informal e lúdica.

 

Serão mais de 40 atividades, entre vivências, oficinas, espetáculos, cursos de curta duração, instalações interativas e pequenos espetáculos, que buscam, de forma descomplicada e divertida, apresentar sons, notas, ritmos, instrumentos e timbres, além de promover o contato com a prática musical, independentemente de idade ou conhecimento prévio. 

 

Com atividades para todas as faixas etárias, a programação possibilitará ver e manusear de perto instrumentos de orquestra, como um violino ou violoncelo; brincar com enormes traquitanas sonoras; construir seus próprios instrumentos a partir de materiais do cotidiano; fazer música com o computador ou o celular; cantar e tocar brincando em família; entre outras opções. 

 

Realizado no período de férias e por meio de atividades lúdicas e de curta duração, o VEM apresenta ao público de seis unidades um pouco do olhar para a música trabalhado nos Centros de Música do Sesc São Paulo, espaços voltados ao desenvolvimento do pensamento, da pesquisa, da prática e da criação musicais, localizados nas unidades Consolação, Guarulhos e Vila Mariana.

 

Programação completa: www.sescsp.org.br/vem

 

No Sesc Ribeirão, a programação que integra o VEM, é composta por:

 

Oficina de aplicativos de música para celular

Com Thiago Salas

 

A atividade apresenta ferramentas disponíveis no Android e IOS para auxiliar músicos e interessados na criação, edição e processamento de áudio.

O trabalho pretende fornecer habilidades iniciais e aprimorar conhecimentos acerca das principais funções de cada classe de aplicativos, demonstrando os objetivos principais e as limitações de cada ferramenta.

Serão explorados apps com funções diversas, divididos em classes como: sintetizadores, editores multipista, pick-up's virtuais, beatmakers, gravadores, processadores, afinadores, metrônomos. Por fim, serão expostos os modos de conexão dos celulares com a com finalidade de receber e enviar sinal de áudio, expandidos seu uso e abordando os principais tipos de conectores e gadgets de interface entre equipamentos, como por exemplo o iRig.

 

PianOrquestra – concerto interativo 

Com Cláudio Dauelsberg, Mako, Verônica Fernandes, Nathália Martins e Matheus Kern. 

5 pianistas, 10 mãos e um piano preparado. O grupo carioca, coordenado pelo pianista Cláudio Dauelsberg apresenta neste “workshow” como o PianOrquestra explora o piano, transformando o instrumento em sua própria orquestra, extraindo diferentes sonoridades, com uma proposta de desenvolvimento de suingue e inflexões interpretativas na MPB em seus diversos estilos. 

Aplicabilidade de diferentes levadas rítmicas em formação de piano e participações do público com “levadas” de escolas de samba, maracatu e ciranda, e diversos outros ritmos acionais. Experimentação das preparações realizadas pelo grupo e sob supervisão e atenção de um integrante em cada espaço do piano (madeiras, teclas, cordas, fios de nylon e etc). Improvisação musical em cima de percussões corporais e vocais realizadas com o público sobre canções folclóricas e populares nacionais. 

 

SERVIÇO

Oficina de aplicativos de música para celular

Data: sábado (30/7) / Horário: 14h às 17h

Local: Oficina 1– Sesc Ribeirão Preto – Rua Tibiriçá, 50 – Centro. 

Grátis: Inscrição por ordem de chegada – 15 vagas.

Classificação Indicativa: 14 anos

Programação disponível em: https://www.sescsp.org.br/programacao/oficina-de-aplicativos-de-musica-para-celular/

 

PianOrquestra – concerto interativo 

Data: sábado (30/7) / Horário: às 17h Local: Auditório – Sesc Ribeirão Preto – Rua Tibiriçá, 50 – Centro. Grátis: Retirada de ingressos com 1h de antecedência.  Classificação Indicativa: Livre 

Programação disponível em: https://www.sescsp.org.br/programacao/pianorquestra-2/

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!