A acordeonista Gilda Montans e a pianista Gloria Machado prestam uma homenagem ao compositor argentino com programa híbrido –
que reúne releitura de sucessos antigos e composições integradas ao repertório pela primeira vez. O violonista André Bordini é convidado das instrumentistas
Ribeirão Preto/SP, 25 de setembro de 2024 - O recém reformado Teatro Bassano Vaccarini da Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) é palco do espetáculo “Piazzolla in Concert”, nesta sexta-feira (27), com a acordeonista Gilda Montans, a pianista Glória Machado e participação especial de André Bordini (violinista). A apresentação será às 20h, com entrada gratuita e assentos por ordem de chegada.
Para esta homenagem ao compositor argentino, as instrumentistas selecionaram nove composições: “Tango Appassionato”, “Oblivion”, “Quatro Estações Portenhas”, “Años de Solitude”, “Milonga del Angel”, “La Muerte del Angel”, “Calambre”, “Adios Nonino” e “Libertango”. “Pensamos num repertório que reunisse músicas mais populares e conhecidas, e algumas novas, proporcionando ao público a experiência de maior aprofundamento na obra de Piazzolla, por quem sou encantada e tinha vontade de fazer esse show há muito tempo”, pontua Gilda Montans.
A admiração de Gilda Montans pelo trabalho de Astor Piazzolla - ícone da música e da cultura argentina - vem de longe. Ela conta que logo depois de ter sido apresentada à obra do mais famoso compositor de tango da história, começou a fazer seus próprios arranjos para algumas músicas de Piazzolla, seguindo com apresentações públicas em Ribeirão Preto. “Fui entrando cada vez mais na técnica e na estética de Piazzolla, músico muito importante na medida em que permitia a participação do intérprete ou do arranjador na execução de suas canções. Era algo novo poder mexer na obra dele, acrescentando detalhes ou improvisando. Ele me influenciou muito na construção dos meus arranjos e das minhas composições”, destaca a acordeonista.
Com mais de 60 anos de carreira musical, além de tocar acordeon, Gilda Montans é compositora e arranjadora, graduada em Instrumento, Educação Artística e Educação Musical pela Unaerp e mestra e Pedagogia Musical pela Escola de Sociologia e Política de São Paulo. Ao lado da também acordeonista Meire Genaro, gravou três CDs, um DVD e fez três turnês pela Itália. É autora do hino de Altinópolis, sua cidade natal.
A pianista Gloria Machado, que acompanha Gilda no espetáculo, foi solista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto e da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo. Durante o período em que morou nos Estados Unidos, estudando na The Catholic University of America, apresentou-se com o Quinteto Brass’il e participou, como solista e em duo, de apresentações da pianista norte-americana Marilyn Neeley. Foi professora do Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e atualmente atua como solista e camerista.
Gilda Montans e Gloria Machado assinam a direção artística de “Piazzolla in Concert”, enquanto os arranjos e transcrições são trabalho de Gilda junto com Lais Leal e José Bragato.
Astor Piazzola
Portador de grande talento, Piazzolla foi um compositor que mesclou formas e alcançou uma nova estética musical contemporânea. Participou ativamente da vida musical de Buenos Aires com seu Bandoneon , antes de partir para a França para estudar composição com a grande mestra, Nadia Boulanger. A partir daí, passou a compor misturando o tango tradicional com nuances de jazz e técnicas eruditas da músca clássica.
Ao incorporar o jazz e a música clássica ao tango, Astor Piazzolla tornou-se referência mundial com suas composições inusitadas e inovadoras, que deram um toque de sofisticação ao tradicional ritmo portenho, revolucionando seus conceitos e alcançando uma nova estética musical contemporânea.
Emoções extras
Junto à estreia de um projeto sonhado, Gilda Montans terá outra emoção: estar de volta ao palco do Teatro Bassano Vaccarini, espaço que ela viu nascer. “Para mim, estar no palco é sempre emocionante. Especialmente neste ano em que a Unaerp completa 100 anos, poder me apresentar no Bassano Vaccarini é uma emoção à parte. Vi este teatro ser construído, participei de muitas apresentações, concertos e palestras ali. É uma alegria que ele esteja em franca atividade, reformado, lindo”, sublinha a artista, que foi professora dos cursos de Musicoterapia e Licenciatura em Música na Unaerp, chefe do Departamento de Música e diretora do Centro de Comunicação e Artes da universidade.
História
- A primeira apresentação de Gilda Montans e Gloria Machado aconteceu em 2008 no recital “Piazzolla em Concerto” realizado no Theatro Pedro II, em 15 de outubro, em homenagem aos professores organizado pela Unaerp (Universidade de Ribeirão Preto). Depois, elas produziram juntas:
- Acordeon em Concerto (Evento da Academia de Letras e Artes de Ribeirão Preto e Fundação Pedro II, 2009);
- Tangos e Novitango (Teatro Pedro II – Amigos da Casa, 2010);
- Pianista Gloria Machado e Convidados (Espaço Cultural Tattersal, Parque da Água Branca, São Paulo, X Festival UNESP - Ritmo e Som e Fundo de Solidariedade e Desenvolvimento Social e Cultural do Estado de São Paulo, 2010);
- Recital de Piano e Acordeon “Música Latino Americana” (Teatro Maria de Lourdes Sekeff - XXII Festival UNESP Ritmo e Som, 2012);
- Em 2015, juntamente com Gilda Montans recital no Teatro Pedro II, Programa Amigos da Casa, o Concerto Gilda Montans e Gloria Machado In Concert.
- Em 2018, no Teatro Minaz o Concerto PIAZZOTANGO
Serviço
O que: Espetáculo “Piazzolla in Concert”, com Gilda Montans e Gloria Machado – com o convidado especial André Bordini
Data e horário: 27/09 (sexta-feira) | 20h
Local: Teatro Bassano Vaccarini, na Unaerp (avenida Costábile Romano, 2201)
Acesso: gratuito, com assentos por ordem e chegada