Ribeirão Preto recebe, pela 1ª vez, especialista ligado à ONU para falar sobre Segurança Humana
27/08/2018 17:16 em Mundo

Ribeirão Preto receberá, nesta segunda-feira (27/08), pela primeira vez, um membro da ONU (Organização das Nações Unidas) ligado ao setor de Segurança Humana. Eduardo César Leite, secretário Executivo do Coplad (Comitê Permanente da América Latina para Prevenção do Crime), programa do Instituto Latino Americano das Nações Unidas, ministrará palestra sobre o tema para dezenas de estudantes e professores do Curso de Direito do Centro Universitário Moura Lacerda. A palestra terá início às 19h15, no Auditório “Ilka de Moura Lacerda”, na Unidade I/Sede (rua Padre Euclides, 995, nos Campos Elíseos).

            “A Segurança Humana é centrada no bem-estar do povo, assegurando sua sobrevivência para que, assim, possam criar sistemas políticos (sociais, ambientais, econômicos e culturais) que lhe permitam viver com dignidade, tendo seus direitos respeitados”, afirma o especialista, que também é secretário Geral do Fórum Mundial de Segurança Humana na América Latina e diretor do Instituto de Segurança Humana do Brasil.

            A palestra faz parte do III Colóquio em Educação, Diversidade e Direitos Humanos, promovido pelo Nieped (Núcleo Interáreas de Estudos e Pesquisas em Educação e Diversidade), Nuace (Núcleo de Acessibilidade) e NDH (Núcleo de Desenvolvimento Humano) do Moura Lacerda, e coordenada por Ana Carolina Massaro, professora do Curso de Direito da instituição de ensino. Na terça-feira (28/08), às 9 horas, Leite estará na Casa do Advogado de Ribeirão Preto, à rua Cavalheiro Torquato Rizzi, 215, no Jardim São Luiz.

 

Componentes da Segurança Humana

 

            De acordo com o representante da ONU, existem sete componentes que determinam a Segurança Humana: seguranças Econômica, Alimentar, da Saúde, Ambiental, Cidadã, Comunitária e Política. O tema também está ligado aos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável das Nações Unidas, que incluem desde a erradicação da pobreza até o combate às alterações climáticas.

            Tudo isso é abordado no livro “O Universo da Segurança Humana”, escrito pelo professor Edmundo Oliveira, com prefácio de Eduardo Leite. Durante as duas palestras em Ribeirão Preto, o especialista distribuirá exemplares da obra. Outras informações poderão ser acessadas na páginawww.segurancahumana.com.br.

 

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!