Offline
"Bikezoide", símbolo da campanha "Uma Corrida Contra o Tempo", está em exposição no Centro Médico RibeirãoShopping
05/02/2019 11:28 em Ciência e Saúde

 

Ceferp
A bicicleta em formato de espermatozoide visa estimular a conscientização sobre a importância de preservar a fertilidade

 

Quem quiser conferir a bicicleta inédita no Brasil em formato de espermatozoide, a “Bikezoide”, pode ir até o Centro Médico RibeirãoShopping, onde ela está disponível em exposição permanente, próximo ao elevador.

A bicicleta é símbolo da campanha “Uma Corrida Contra o Tempo”, voltada para a conscientização sobre a preservação da fertilidade e chama a atenção por onde passa. Lançada em dezembro de 2018, ela já é conhecida por quem frequenta a Praça Matheus Nader Nemer (Bicicleta) e a Ciclofaixa de Ribeirão Preto.

"Estamos muito felizes porque percebemos que, com a Bikezoide, conseguimos despertar o interesse da população de Ribeirão Preto sobre o tema e repercutir as causas de infertilidade”, conta Jorge Barreto, especialista em reprodução humana assistida e diretor do CEFERP – Centro de Fertilidade de Ribeirão Preto.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde, cerca de 15% das pessoas ao redor do mundo enfrentam problemas com a infertilidade. O número é bastante expressivo e reforça que a preservação da fertilidade é um assunto que deve ser discutido. “Queremos conscientizar a população de Ribeirão Preto e mostrar que as causas de infertilidade podem ser das mais diversas, muitas delas possíveis de prevenção e tratamento”, afirma Barreto. Álcool e drogas, obesidade, tabagismo e sedentarismo são alguns exemplos de fatores que podem estar associados ao problema, assim como doenças como o câncer no sistema reprodutivo e tratamentos como a quimioterapia.

Marcelo Rufato, idealizador da "Bikezoide" e diretor dos laboratórios do CEFERP, conta que a bicicleta foi escolhida como símbolo da campanha por ser um objeto relacionado à prática de exercícios físicos e ao estilo de vida saudável. "A inspiração para transformá-la em um espermatozoide veio de modelos que já rodam no exterior. Ao todo, levamos dois anos para desenvolver o projeto", afirma.

A campanha "Uma Corrida Contra o Tempo" possui uma hotpage própria, repleta de informações e dados. Para conferir, basta acessar: www.umacorridacontraotempo.com.br.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!