Ex-tenista brasiliense apresenta clínica de tênis para pessoas com deficiência no Rio Open 2019
15/02/2019 17:52 em Esporte

Claudia Chabalgoity gere projeto de inclusão por meio do esporte

A ex-tenista profissional Claudia Chabalgoity, 9 vezes campeã em torneios do circuito ITF (Federação Internacional de Tênis, na sigla em inglês), realiza neste sábado (16) uma clínica para pessoas com deficiência no Rio Open, torneio de tênis que ocorre no Joquey Club Brasileiro, no Rio de Janeiro.

A atleta é a criadora do Tô No Jogo, projeto social de inclusão de pessoas com deficiências físicas, intelectuais, autismo, síndrome de Down e síndrome do Transtorno Opositivo-Desafiador no mundo do tênis, como forma de trabalhar a coordenação motora, autoestima e capacidade de socialização dessas pessoas.

Na clínica oferecida durante o Rio Open, maior torneiro de tênis da América do Sul, Chabalgoity vai receber cerca de 25 crianças com algum tipo de deficiência para participar das atividades de integração. Esse evento ocorre no sábado (16), das 09:30 às 11:30.

Luiz Procopio Carvalho, diretor do torneio Rio Open, explica a importância da ação: "O Rio Open olha com muito carinho para as iniciativas sociais, e ter a oportunidade de inserir deficientes físicos e intelectuais ao cronograma do evento foi mais um objetivo alcançado com sucesso. Esperamos continuar contribuindo para a integração dessas pessoas especiais através do esporte".

Não é a primeira vez que Chabalgoity é convidada para ministrar uma clínica de inclusão no Rio Open. Em 2018 a atleta e o professor de Educação Física Adaptada da Universidade Estácio de Sá, Sérgio Castro, organizaram, durante o evento, um bate-bola de alunos de duas instituições de Niterói com estrelas do esporte, como o argentino Nicolas Kicker e Maria Esther Bueno, referência do tênis feminino no Brasil, campeã de 19 Grand Slams, que faleceu no ano passado.

O Rio Open é um dos treze torneios que compõem o ATP 500, série internacional organizada pela Associação de Tenistas Profissionais (ATP). No torneio as partidas são disputadas em quadras de saibro. O Rio Open é o primeiro ATP World Tour 500 da história do Brasil, e a sexta edição do Rio Open será realizada entre 16 e 24 de fevereiro de 2019.

Sobre o Projeto Tô no Jogo

Voltado para pessoas com deficiência intelectual, o Projeto Tô no Jogo contribui para melhorar a qualidade de vida, incluir as pessoas com diferentes deficiências e desenvolver as relações, preparando estas pessoas para uma vida com mais autonomia. Tudo isso, tendo o tênis como meio de desenvolvimento humano. O Tô no Jogo atua na Associação Pestalozzi de Brasília e atende pessoas com deficiência intelectual, Down e autismo.

Sobre Claudia Chabalgoity

Claudia foi tenista profissional – entre 1989 e 1993 –, tendo sido considerada a melhor tenista profissional brasileira em 1990 (Júri Nacional de Imprensa e Federações). Foi número 1 do ranking CBT (Brasil) por dois anos consecutivos e número 112 do Ranking IWTF (Internacional). Além disso, promoveu e realizou o Brasil Open de Cadeira de Rodas de 2000 a 2005, torneio que integrou o circuito internacional de Tênis em Cadeira de Rodas da IWTF - International Wheelchair Tennis Federation, considerado um dos cinco melhores do mundo. Também foi Promotora e Realizadora e Gestora do INVACARE World Team Cup, Mundial de Tênis em Cadeira de Rodas, pela única vez em 26 anos realizado na América Latina, considerado o melhor de todos os eventos até aquele momento. É estudante de psicologia e tem se dedicado ao projeto Tô no Jogo. Mais informaçõesfacebook.com/projetotonojogo

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!