Offline
Exposição no Novo Shopping exalta história da imigração italiana em Ribeirão Preto
19/02/2019 20:15 em Mundo


Mostra é uma parceria com Museu Casa da Memória Italiana, Museu do Café e Societá Dante Alighieri, e terá início em 22 de fevereiro

Com a proximidade do Dia Nacional do Imigrante Italiano, celebrado em 21 de fevereiro, e em homenagem às raízes italianas de muitas famílias ribeirão-pretanas, o Novo Shopping firmou uma parceria com o Museu Casa da Memória Italiana, Museu do Café e a Societá Dante Alighieri de Ribeirão Preto para levar à população a exposição “Imigração Italiana”. São dezenas de itens, imagens e informações que estarão disponíveis para visitação no Espaço Novo Shopping a partir de 22 de fevereiro.

A mostra contará com três núcleos, incluindo displays com imagens e informações sobre os imigrantes italianos que vieram para a cidade, um vídeo documental sobre a Casa da Memória Italiana, além de peças do acervo da Casa, da Societá Dante Alighieri e do Museu do Café. Os objetos expostos mostrarão a relação do imigrante não só como trabalhador nos cafezais, mas também seu trabalho como artesão, construtor e artista, por meio de imagens e peças do começo do século passado.

A noite de abertura da mostra contará com diversas atrações especiais no Espaço Novo Shopping, a partir das 19h30. Além das belas músicas italianas entonadas pelo Coro Memorie d'Italia, a Societá Dante Alighieri trará o Gruppo Folk Dante Alighieri, que apresentará diferentes coreografias da tarantella.

Segundo Márcio Almeida, gerente de marketing do Novo Shopping, a mostra tem uma grande relevância para a cidade. “A exposição reuniu inúmeras peças de grande valor histórico, resgatando uma parte muito importante da narrativa de Ribeirão Preto. Só temos a agradecer pela parceria com a Casa da Memória Italiana, Museu do Café e a Societá Dante Alighieri, que nos ajudaram a trazer toda essa história até a população”, comenta.

A exposição “Imigração Italiana” ficará aberta ao público gratuitamente até 10 de março, no Espaço Novo Shopping, durante o horário de atendimento do centro de compras, das 10h às 22h.

 

FOTOS ANEXAS (clique no texto para fazer o download):

Acervo - Imagem familia Biagi 1942.jpg

Acervo - Imagem família Joaquina E. Meirelles. 1925.jpg

Acervo - objetos antigos.jpg

 

Serviço:

Abertura: Coro Memorie d'Italia e Gruppo Folk Dante Alighieri

Data: 22 de fevereiro

Horário: 19h30

Local: Espaço Novo Shopping

                                                               

Exposição “Imigração Italiana”

Data: 22 de fevereiro a 10 de março

Horário: 10h às 22h

Local: Espaço Novo Shopping

 

Endereço: Avenida Presidente Kennedy, n.º 1.500

Gratuita

Novo Shopping

Avenida Presidente Kennedy, n.º 1.500

www.twitter.com/NovoShopping

facebook.com/NovoShopping

(16) 3603-2400

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!