Banco de Sangue Ribeirão Preto em estado de alerta para doações
12/02/2020 12:04 em Ciência e Saúde

No período de carnaval, os bancos de sangue do país entram em estado de alerta máximo, pois as doações diminuem drasticamente, ao mesmo tempo em que as demandas por transfusões e diversos tipos de procedimentos aumentam, também razão do elevado número de acidentes nas entradas envolvendo vítimas.

 

Somente no Banco de Sangue Ribeirão Preto, as doações chegam a cair cerca de 50%, na semana do Carnaval, informa Eli Mendes, líder de captação. “É uma queda muito alta nesse período. Entendemos que os nossos ‘parceiros solidários’ estão em um momento de descontração e férias, porém, temos que chamar a atenção da população”, diz Eli.

 

Segundo o líder de captação, para que os estoques se mantenham em uma situação segura, são necessárias 50 doações diárias. “Essa é a condição ideal para realizarmos cerca de 1.200 transfusões de sangue por mês, atendendo a cinco hospitais da cidade”, informa Eli Mendes.

 

Cerca de 15 minutos e uma leve picada já são suficientes para ajudar a salvar as vidas de até quatro pessoas, por meio dos subprodutos do sangue, como plasma, plaqueta, hemácias e crioprecipitado.

 

Veja como é fácil doar

 

Os interessados precisam pesar mais de 50 quilos e estar em boas condições de saúde. Não é necessário fazer jejum, mas é preciso esperar três horas após a ingestão de alimentos gordurosos. No local, basta apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável legal).

 

O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Quem tiver feito tatuagem, ou piercing recentemente precisa aguardar 12 meses após o procedimento, e quem fez endoscopia deverá aguardar 6 meses após a realização do procedimento.

 

 

Serviço:

Banco de Sangue de Ribeirão Preto

Endereço: Rua Quintino Bocaiúva, 895

Tel: (16) 3610-1515

Atendimento: das 7h às 18h, de segunda a sábado (exceto feriados) – aos doadores, estacionamento gratuito na esquina das ruas Quintino Bocaiúva e Vicente de Carvalho.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!