Offline
Cresce o número de brasileiros que adota o hábito de vender e comprar livros usados, aponta levantamento
18/02/2020 11:56 em Economia e Negócios
Renda extra e estudos acadêmicos são alguns dos motivos para maior circulação de livros no primeiro mês do ano

 

Fevereiro de 2020 -- A preparação para o ano letivo movimenta o mercado de livros usados no Brasil, especialmente em janeiro, quando as listas de materiais escolares precisam ser providenciadas antes do início das aulas. Segundo dados da OLX, maior plataforma de compra e venda do Brasil, esse é o terceiro ano consecutivo em que a categoria “Livros e Revistas” tem um salto no primeiro mês do ano, o que indica uma mudança no hábito de consumo dos brasileiros, cada vez mais dispostos a adotar o reuso.

Janeiro de 2019 teve um aumento de 77% tanto no número de novos anúncios como no número de itens vendidos em relação à média dos outros meses do ano na subcategoria "Livros e Revistas". Em relação ao número de buscas, houve aumento de 69% na mesma comparação.

A psicóloga Larissa Stella foi uma das milhares de pessoas a escolher esse mês para praticar o desapego. A decisão foi tomada pela necessidade de arrumar a casa nova e a vontade de obter uma renda extra no começo de ano. “Quando arrumava as coisas para a mudança, acabei encontrando alguns livros que eu nunca tinha lido, outros que não faziam mais sentido ter. Por isso, decidi anunciá-los na OLX e dar um novo destino para eles”, diz.

De acordo com Phillip Klien, diretor de crescimento da OLX, a tendência está relacionada a um momento importante no país - a volta às aulas - mas também a uma tendência de consumo consciente por parte dos brasileiros, que muitas vezes têm livros sem uso em casa e que podem ser úteis para outras pessoas, além de representarem potencial para gerar renda extra. “O aumento das buscas na nossa plataforma revela a necessidade de encontrar melhores preços para livros que atendem desde quem cursa o ensino infantil ao universitário”, afirma.

Klien explica ainda que o movimento de compra e venda de produtos usados tem ganhado cada vez mais espaço no país. “O consumo sustentável e consciente está revolucionando muitas casas brasileiras, de forma que livros acadêmicos e temáticos para todas as faixas etárias muitas vezes sem uso podem ganhar novos donos e serem bem utilizados por outros estudantes.” Larissa concorda: “a maior parte dos livros que estou vendendo eu usei na faculdade. Alguns eu já tinha comprado de segunda mão, e fico feliz que agora eles possam ser úteis para mais uma pessoa”, comenta.

 

Sobre a OLX
A OLX estimula uma cultura de consumo consciente, conectando pessoas para que elas possam comprar e vender de forma fácil e rápida. A empresa é líder no mercado de compra e venda online no Brasil, incluindo uma sólida atuação em Autos e Imóveis. Com meio milhão de anúncios todos os dias e uma média de 2 milhões de vendas por mês -- cerca de 50 por minuto --, a OLX é uma das empresas de tecnologia que mais crescem no Brasil.

LinkedIn: OLX Brasil
Facebook: OLX Brasil
Twitter: @OLX Brasil
Instagram: olxbrasil
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!