Volume
Rádio Offline
Redes
Sociais
MAM São Paulo lança novos cursos online em julho
29/06/2020 10:18 em Arte
Programação tem início em 7 de julho e traz cursos de fotografia, história da arte, mitologia e outros


Édipo e a Esfinge, 1808,
Jean-Auguste Dominique Ingres

Clique aqui para visualizar as imagens: http://flic.kr/s/aHsmP5zAUB
 
No mês de julho, o Museu de Arte Moderna de São Paulo promove novos cursos para o público participar virtualmente. São aulas de fotografia, arte, mitologia, imagem e identidade, lecionadas por especialistas em artes visuais e fotografia.

Os cursos completos possuem duração de cerca de um mês, mas também há a opção de aulas avulsas. A programação tem início em 7 de julho, com aula aberta no Zoom do curso Movimentos artísticos fotográficos. Na ocasiãoa fotógrafa Karina Bacci, que lecionará o curso, traz uma prévia do que será estudado nos encontros.

Confira a programação completa:

Movimentos artísticos fotográficos com Karina Bacci

O curso apresenta um panorama do uso da fotografia nas artes e de seus principais movimentos do século XIX à contemporaneidade.

Aula aberta dia 7/07, das 18h30 às 19h30 via Zoom com transmissão ao vivo no YouTube do MAM

Quando: 14 de julho a 11 de agosto | Terças-feiras, das 18h30 às 20h

Duração: 5 encontros

Valor avulso: R﹩ 80/aula

Curso completo: R﹩ 390

Público: interessados em geral

Karina Bacci é fotógrafa, bacharel em fotografia pelo SENAC/ SP e pós-graduada em Cinema, Vídeo e Fotografia pela faculdade de Belas Artes. Karina trabalha como fotógrafa freelancer e atua na área cultural com curadoria e como professora em oficinas e cursos de fotografia e vídeo em lugares como MAM, CCSP, SESC, USP, e Casa Mario de Andrade, tendo ganho prêmios nessa área.

Arte e mitologia (módulo II) com Felipe Martinez

Em cinco encontros, este curso trata da representação artística dos mitos presentes nas grandes obras literárias da antiguidade. A partir de textos como a Eneida, de Virgílio, e Medeia, de Eurípedes, será estudado como artistas de diferentes épocas, como Delacroix, Velázquez e Rembrandt, encontraram os temas de suas obras na mitologia.


Quando: 6 de julho a 3 de agosto | Segundas-feiras, das 19h30 às 21h

Duração: 5 encontros

Valor avulso: R﹩ 80/aula

Curso completo: R﹩ 390,00

Público: interessados em geral

Felipe Martinez é doutor em história da arte pela Unicamp. Defendeu mestrado sobre as obras de Van Gogh no acervo do MASP, onde também trabalhou como pesquisador. Atua como professor nos principais museus espaços culturais de São Paulo, como o MAM, o MASP e a Casa do Saber. É professor convidado do curso de Museologia e Formação Cultural da PUC de São Paulo e foi pesquisador associado do Nederlands Instituut voor Kunstgeschiedenis, na Holanda.

Imagem e identidade com Magnólia Costa

Neste curso, investiga-se o papel da imagem na consolidação da cultura da aparência, sua influência na percepção de mundo e na formação de valores. Também se discute o protagonismo da imagem na escolha do estilo de vida e na construção da identidade.

Quando: 16 de julho a 6 de agosto de | Quintas-feiras, das 10h30 às 12h

Duração: 4 encontros

Valor avulso: R﹩ 105/aula

Público: interessados em geral

Magnólia Costa é bacharel, mestre e doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo, especializada em Estética. Realizou parte de suas pesquisas na Université de Paris I (Panthéon-Sorbonne) e na Université de Paris IV (Paris-Sorbonne). É tradutora, crítica de arte e curadora independente. Leciona história da arte no MAM desde 2001.

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.

O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de visitas mediadas em libras, audiodescrição das obras e videoguias em Libras. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

http://www.mam.org.br/MAMoficial

http://www.instagram.com/MAMoficial

http://www.twitter.com/MAMoficial

http://www.facebook.com/MAMoficial

http://www.youtube.com/MAMoficial
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!