Offline
Educadores e artistas têm acesso a palestras e cursos por meio do #CCBBeducativoEmCasa
07/07/2020 10:58 em Brasil
A programação conta com cursos e palestras sobre educação e arte e temas transversais

Link para vídeos e imagenshttp://bityli.com/TSKtG

01 de Julho de 2020.. O #CCBBeducativoEmCasa, iniciativa 100% digital do Programa CCBB Educativo é uma plataforma de conteúdo (http://www.ccbbeducativo.com) que busca estimular a experiência, a criação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais, tem uma parte do conteúdo voltada aos educadores e artistas.

O projeto, que nasceu para dar continuidade às atividades do CCBB Educativo durante a pandemia, teve início no mês de maio e está previsto para seguir com o desenvolvimento de conteúdos exclusivamente digitais e inéditos durante todo o período necessário de conscientização, cuidado e superação. A cada semana, a plataforma é alimentada com novas propostas, de modo a criar um ambiente rico em possibilidades, sempre com novidades para os frequentadores assíduos do ambiente virtual. Os lançamentos de conteúdos também circulam nas redes sociais dos CCBBs.

Os cursos " Transversalidadesabordam temas transversais aos campos da educação e da arte, conectando questões presentes nas exposições a urgências e reflexões cotidianas.Já estão disponíveis: Arte Indígena Contemporânea com o artista indígena Denilson Baniwa, que ainda criança iniciou seus estudos no interior do Amazonas e teve contato com modelos formais de arte, destacando-se como desenhista. Ele se define como um artista inserido no padrão de arte ocidental, mas a questão indígena é a sua ferramenta de trabalho e laboratório de estudos; Questão de Gosto , onde Carolina Figueira, historiadora da alimentação, reflete sobre como, ao longo da história, os elementos culturais se constroem a partir de repertórios do ponto de vista alimentar; Técnicas de Aprendizagem para Bebês, que aborda o hábito da leitura a partir de reflexões feitas por Nazareth Salutto, doutora em Educação pela PUC-Rio, que atua na formação inicial e continuada de professores com ênfase nas discussões sobre infância, linguagem, bebês e crianças pequenas e A (des)construção do patrimônio no Brasil, um resgate da atividade realizada em outubro de 2018, onde, Luiz Fernando de Almeida, arquiteto e urbanista, ex-presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, propôs uma reflexão sobre a noção problematizada de patrimônio, geradores de grande impacto sobre a sociedade. As apresentações tem tradução têm Libras.

Dentro da seção " CCBB Em Casa está o projeto "Com a Palavra", que traz visitas mediadas às exposições do CCBB conduzidas por especialistas ou profissionais referências em temas diversos com o intuito de abordar cada exposição a partir de outros campos de conhecimento, assim como múltiplos olhares, modos de conhecer e de se relacionar com a arte. Um exemplo que já está no ar é a visita à exposição 100 anos de Athos Bulcão. Realizada em 2018 no CCBB Belo Horizonte com mediação do artista mineiro Alexandre Mancini, que trabalha a azulejaria artística a partir das lições deixadas por Athos Bulcão.

Na mesma seção do site encontram-se as visitas mediadas por profissionais do CCBB Educativo às exposições que estavam em cartaz nos quatro CCBBs quando as visitações presenciais foram suspensas, em março, além de visitas patrimoniais aos prédios dos quatro Centros Culturais do Banco do Brasil.


Os demais conteúdos, que podem ser de interesse de crianças, famílias e público em geral também complementam o repertório dos educadores: há as contações de histórias do projeto " Historietas"; os processos de experiência e pesquisa a partir de atividades lúdicas do " Lugar de Criação";

O objetivo do Centro Cultural Banco do Brasil - que suspendeu temporariamente as atividades presenciais em suas quatro unidades (Belo Horizonte - MG, Brasília - DF, Rio de Janeiro - RJ e São Paulo - SP) em março deste ano - é continuar proporcionando cultura, arte e educação, agora por meio de conteúdos digitais, com a característica de não haver restrições geográficas, já que as atividades oferecidas nesse formato podem ser acessadas em qualquer parte do Brasil e do mundo.

Próximos Lançamentos

Confira os próximos lançamentos dos projetos Transversalidades e Com a Palavra do #CCBBeducativoEmCasa. Os conteúdos são publicados nas datas abaixo, sempre às 10h.

Terça (07/07): A semana começa com uma atividade para o público em geral no "Em Libras: Arte". Rosely Lucas propõe uma conversa, em libras, sobre o mundo das artes, passando por lições que abordam o vocabulário da Língua Brasileira de Sinais, uma introdução aos sinais desse campo semântico.

Quinta (09/07): Que tal quebrar a rotina, sem sair de casa, e visitar uma exposição? Fernanda Pitta, curadora na Pinacoteca do Estado de São Paulo e professora de História da Arte, conduz os internautas por uma visita à "exposição Paul Klee - Equilíbrio Instável", realizada originalmente em 2019, no CCBB São Paulo. Essa atividade faz parte de mais uma edição do Com a Palavra .

Quinta (16/07): Transversalidades dessa semana apresenta o curso, "A arte afro-americana" voltado para mães, pais, professores, educadores e artistas. Nesta edição, Renata Bittencourt, doutora em história da arte pela Unicamp e gestora cultural, propõe análises sobre obras de alguns destes criadores, bem como seus modos de abordagem de temas político-culturais.

Na exposição, que esteve em cartaz no CCBB DF, entre abril e julho de 2018, a pesquisadora e gestora cultural Renata Bittencourt, que teve como estímulo inicial o trabalho do artista estadunidense Basquiat, contextualiza artistas afro-americanos que incorporam em suas obras questões relacionadas à história da diáspora negra. A apresentação tem tradução em Libras

============================================

Sobre o programa CCBB Educativo - Arte e Educação
As ações do programa CCBB Educativo - Arte e Educação, desenvolvido pelo JA.CA Centro de Arte e Tecnologia nos quatro CCBBs, de 2018 a abril de 2020, estimulam a experiência, a criação, a investigação e a reflexão por meio de processos pedagógicos, artísticos e curatoriais. A programação, que dialoga com as exposições e demais agendas do Centro Cultural Banco do Brasil, destina-se a todos os públicos com ações inclusivas e afirmativas para estreitar as relações com a comunidade escolar, educadores, artistas pessoas com deficiência, famílias, movimentos sociais, profissionais dos campos da arte e da cultura, instituições públicas e organizações não governamentais. O #CCBBeducativoEmCasa surge como um desdobramento desse mesmo conceito e inicia uma nova abordagem que deverá ser uma referência para a atuação em arte-educação a partir de agora.

========

SERVIÇO
Centro Cultural Banco do Brasil
#CCBBeducativoEmCasa
Acesso às ações e links das atividades:
www.ccbbeducativo.com
www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs
#CCBBemCasa
Acesso às ações e links das atividades:
http://www.bb.com.br/cultura e redes sociais dos CCBBs
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!