13ª Mississippi Delta Blues Festival será realizado no Parque de Eventos da Festa da Uva
14/08/2020 11:12 em Música

O Mississippi Delta Blues Festival (MDBF) chega à sua 13ª edição em 2020 com novidades. Além da confirmação do evento presencial, previsto para ocorrer entre os dias 19 e 22 de novembro, o maior festival de blues da América Latina agora também terá uma nova casa - o Parque de Eventos da Festa da Uva. Com cerca de 35 mil m² de área, a remodelação do MDBF ocupará os espaços das Réplicas, Som e Luz e Espaço Multicultural do complexo.

A mudança de local já vinha sendo analisada desde a última edição do MDBF e foi baseada em requisitos como acessos, transporte, estacionamento, possibilidade de remodelação do evento, entre outros (ver lista completa abaixo). Além disso, o Parque de Eventos da Festa da Uva também representa o berço da colonização italiana na cidade, servindo como homenagem à cidade que acolheu o festival de blues há 12 anos.

Outros diferenciais da edição são: a redução de um terço dos participantes, na tentativa de realização ainda em 2020 - neste ano serão disponibilizados apenas 1200 ingressos por dia, mesmo com ampliação da área; criação de espaço para quem quiser acampar no local; e possibilidade de ampliação do horário do evento, para melhor ocupação das áreas verdes pelas famílias. O MDBF 2020 ainda contará com um dia extra, passando a incluir o domingo na programação.

Vale lembrar que a produção do festival está atenta aos desdobramentos provocados pela pandemia da COVID-19 e que segue acompanhando as determinações municipais e estaduais, acreditando que até a data prevista para realização a pandemia estará superada. A mudança de local também vai de encontro às necessidades requeridas para o atual momento: serão cerca de 16m² por pessoa, haverá ampliação do número de palcos, demarcação de lugares nas arquibancadas e a realização de um evento totalmente ao ar livre. Em caso da não realização do festival em novembro, os ingressos já adquiridos continuarão válidos para o evento, independentemente da data a ocorrer.

Os ingressos para a 13ª edição do Mississippi Delta Blues Festival seguem à venda, com preços promocionais. Interessados em adquirir seu passe para podem fazê-lo pelo link bit.ly/mdbf2020.

Homenagem a Clarksdale

Em 2020, o MDBF promove a Clarksdale Edition, em homenagem à cidade considerada berço do Blues. Clarksdale é uma localidade cercada por plantações de algodão, e está localizada no Delta do Mississippi. Conhecida como terra natal de muitos músicos do Blues, Clarksdale é famosa pelo cruzamento da Highway 61 com a Highway 49. Essa encruzilhada supostamente seria a "Crossroads", conhecida pela lenda que envolve Robert Johnson — no local Johnson teria vendido sua alma em troca do dom para tocar violão.

Além dos mistérios que envolvem o famoso ponto, a Clarksdale Edition mostrará a cultura daquela cidade através da culinária típica e dos palcos temáticos, tradicionais no MDBF. Farão parte da cenografia elementos que remetem aos principais juke joints (bares sulistas onde se ouvia o Blues), como o Red’s Juke Joint, e outros locais históricos, como o Teatro New Roxy, a antiga General Store na Hopson Plantation, os barracos iguais ao nosso Front Porch do Shack Up Inn, e os bares mais recentes que já se tornaram tradicionais da cidade, como o Ground Zero e o Juke Joint Chapel. A identidade visual do MDBF deste ano contará com o logo desenhado das guitarras que estão na "Crossroads", marcando a intersecção das duas principais rodovias de Clarksdale.

Critérios para definição do espaço

O Mississippi Delta Blues Festival - evento anual, que chega a sua 13ª edição em 2020 - será realizado pela primeira vez em local diferente de suas edições anteriores, no Largo da Estação Férrea de Caxias do Sul. Após a divulgação da troca de espaço, várias áreas foram elencadas e disponibilizadas para abrigar o evento.

Entre os espaços, podem ser citados: o Parque da Festa da Uva, o estacionamento do Shopping Iguatemi, o complexo MAESA, o Chateau Lacave e o Jockey Club Multieventos. Após uma análise baseada em uma metodologia de pontuação de comparativo direto, a opção de desenvolvimento do projeto do evento se deu pelo Parque da Festa da Uva. Os itens argumentais para direcionamento de projeto foram:

1. Qualificação dos acessos de público, entendimento dos acessos e quantificação de portões de acesso;
2. Distância em relação ao centro urbano, rede hoteleira e comércio de suporte;
3. Existência de linhas de transporte público configuradas, custo com transporte compartilhado e por aplicativo;
4. Trafegabilidade e mobilidade no trânsito de entorno;
5. Segurança de deslocamento para pedestres no acesso;
6. Área total para implantação do projeto e para acondicionamento de escopo total;
7. Existência de espaços cobertos para proteção contra intempéries, compatíveis com o projeto;
8. Existência de estruturas adicionais acessíveis para ações ou serviços constantes no escopo do evento;
9. Facilidade de acesso direto aos valores de locação;
10. Valor final de locação;
11. Adequação da pavimentação nos acessos, áreas de deslocamento e de implantação;
12. Facilidade de estacionamento para público, veículos credenciados e transporte de produção artística;
13. Compatibilidade cultural e histórica do espaço com o evento;
14. Separação de acessos entre público, credenciado e serviço;
15. Existência e condições de utilização das unidades de banheiros, assim como existência de redes para instalação de banheiros adicionais;
16. Existência de instalações elétricas compatíveis;
17. Existência de instalações hidráulicas compatíveis;
18. Existência de ppci aprovado e válido;
19. Viabilização para obtenção de alvarás, licenças e seguro civil;
20. Adequação do espaço para normas de vigilância sanitária;
21. Possibilidade de adaptação aos protocolos de afastamento social sugeridos à época;
22. Capacidade de população e limitação por protocolos sanitários;
23. Desassociação do espaço com outros eventos que possam descaracterizar o conceito do festival;
24. Facilidade na gestão segurança do entorno e evento;
25. Bloqueio de ativações de patrocinadores por marcas já implantadas no espaço;
26. Perturbação sonora da vizinhança e proximidade com área de grande densidade ocupacional;
27. Limitação de horários de abertura e encerramento do evento;
28. Inovação da implantação do evento no espaço.

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