Offline
68º Festival de Cinema de San Sebastián anuncia TODOS OS MORTOS na seleção
27/08/2020 11:23 em Cinema
O filme concorre na seção Horizontes Latinos

Material Imprensa: http://tinyurl.com/todososmortos

O Festival de San Sebastian anunciou os longas selecionados para a 68º. edição do evento que será realizado de 18 a 26 de setembro. TODOS OS MORTOS, escrito e dirigido pela dupla Caetano Gotardo (O Que Se Move) e Marco Dutra (As Boas Maneiras), com produção da Dezenove Som e Imagens e da Good Fortune Films, participa da seleção e vai competir aos prêmios da seção Horizontes Latinos. O filme foi indicado ao Urso de Ouro/Festival de Berlim no início do ano e é um dos concorrentes do Festival de Gramado.

Ambientado em São Paulo entre 1899 e 1900, poucos anos após a abolição do trabalho escravo no país, TODOS OS MORTOS conta a história de duas famílias, uma branca, os Soares, que ainda se mantém presos à ideia de superioridade e posse, e outra negra, os Nascimento.

A história é conduzida pelas mulheres das famílias, interpretadas por Mawusi Tulani (dos espetáculos Bom Retiro 948 metros Cartas de Despejo), Clarissa Kiste (do longa Trabalhar Cansa e no elenco da novela Amor de Mãe, interrompida), Carolina Bianchi (das peças Lobo e Mata-me de Prazer) e Thaia Perez (dos filmes Aquarius e O Homem Cordial). O jovem Agyei Augusto (do musical Escola do Rock) é um dos protagonistas do filme, que também tem participações especiais da cantora Alaíde Costa, da atriz portuguesa Leonor Silveira (conhecida por seu trabalho com o diretor Manoel de Oliveira) e de Thomás Aquino (Bacurau).

A trilha sonora é composta por Salloma Salomão, músico, historiador e educador com profunda pesquisa no cruzamento entre a música brasileira e as tradições da cultura e da música africanas.

TODOS OS MORTOS é produzido por Sara Silveira e Maria Ionescu, da Dezenove Som e Imagens, e por Clément Duboin e Florence Cohen, da Good Fortune Films. O projeto participou da Residência da Cinéfondation e da Fabriques des Cinémas du Monde, do Festival de Cannes. A produção foi realizada com incentivos da Lei do Audiovisual e Fundo Setorial do Audiovisual/BRDE, ANCINE; Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo/SABESP e Proac | Governo do Estado de São Paulo; coprodução com Canal Brasil, Telecine, Spcine | Secretaria Municipal de Cultura; Produção Associada com Bord Cadre e To Be Continued. TODOS OS MORTOS também teve apoio do Projeto Paradiso. A coprodução com a França foi viabilizada com parcerias do CNC - Centre National du Cinema et de L’Image Animée e Institut Français.

Todos os Mortos

All the Dead Ones

Brasil | França, 2020. 120 min., Ficção, Cor, 1.85:1

Direção e Roteiro: Caetano Gotardo & Marco Dutra

Direção de Fotografia: Hélène Louvart

Direção de Arte: Juliana Lobo

Montagem: Juliana Rojas, Caetano Gotardo & Marco Dutra

Produção: Maria Ionescu, Sara Silveira, Clément Duboin e Florence Cohen

Produção Executiva: Maria Ionescu

Elenco: Mawusi Tulani, Clarissa Kiste, Carolina Bianchi, Thaia Perez, Agyei Augusto, Rogério Brito, Andrea Marquee, Leonor Silveira, Thomás Aquino, Alaíde Costa e Gilda Nomacce

Distribuição: Vitrine Filmes

Sinopse

Na São Paulo de 1899, os fantasmas do passado ainda caminham entre os vivos. As mulheres da família Soares, antigas proprietárias de terra, tentam se agarrar ao que resta de seus privilégios. Para Iná Nascimento, que viveu muito tempo escravizada, a luta para reunir seus entes queridos em um mundo hostil a conduz a um questionamento de suas próprias vontades. Entre o passado conturbado do Brasil e seu presente fraturado, essas mulheres tentam construir um futuro próprio.

Dezenove Som e Imagens

A Dezenove Som e Imagens produziu alguns dos filmes de maior destaque na cinematografia nacional. Fundada em 1991 pelo cineasta Carlos Reichenbach e pela produtora Sara Silveira, a empresa conta, desde seu início, com a parceria de Maria Ionescu, executiva de todas as produções e coproduções realizadas pela empresa, que sempre marcou forte presença nos festivais nacionais e internacionais em mais de 28 anos de vida.

Good Fortune Films

Localizada em Paris e dirigida por Clément Duboin, a Good Fortune Films produz ficção e documentários, longas e curtas, franceses e estrangeiros.

Vitrine Filmes

Em nove anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 140 filmes. Entre seus maiores sucessos estão AquariusO Som ao Redor, e Bacurau de Kleber Mendonça Filho e Juliano Dornelles, longa que já alcançou mais de 730.000 espectadores, além de A Vida Invisível, de Karim Aïnouz, representante brasileiro do Oscar deste ano, Hoje Eu Quero Voltar Sozinho, de Daniel Ribeiro, e O Filme da Minha Vida, de Selton Mello.

Entre os documentários, a distribuidora lançou Divinas Divas, dirigido por Leandra Leal e O Processo, de Maria Augusta Ramos, que entrou para a lista dos 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional.

Em 2020, ano em que completa 10 anos, a Vitrine Filmes já lançou O Farol, de Robert Eggers, indicado ao Oscar de Melhor Fotografia, e ainda lançará Três Verões, de Sandra Kogut, o premiadíssimo A Febre, de Maya Da-Rin, e Você Não Estava Aqui, novo longa de Ken Loach, ainda no primeiro semestre.

 
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!