Orquestra Ouro Preto completa 20 anos e se reinventa na pandemia com programação virtual
10/09/2020 12:07 em Música


Orquestra Ouro Preto completa 20 anos e se reinventa diante da pandemia com programação virtual

Live comemorativa do grupo, realizada em agosto, já soma mais de 123 mil visualizações no YouTube. Além da transmissão, o aniversário da Orquestra vem sendo marcado por números impressionantes na internet



Orquestra Outro Preto - Foto Íris Zanetti

Há 20 anos, o Maestro Rodrigo Toffolo criava a Orquestra Ouro Preto, uma das mais prestigiadas do país. De lá para cá, indo do clássico ao pop, foram oito CDs, sete DVDs, dois livros e projetos expressivos em parceria com grandes nomes da música nacional, como Alceu Valença, Antônio Nóbrega, Edu Lobo, Ivan Lins e Fernanda Takai. Além disso, seu repertório conta com concertos especiais com releitura de Beatles, O Pequeno Príncipe, Música para Cinema, entre outras ações voltadas para a formação de diferentes públicos. O ano de 2020 começou com a gravação do álbum "Valencianas II" em Portugal, e planos de rodar o Brasil com o projeto, o segundo álbum ao lado de Alceu Valença. Mas no meio do caminho tinha uma pandemia, e para ajudar a conter a proliferação da Covid-19, a Orquestra precisou se reinventar e se adaptar, criando diversas ações online.

As mídias sociais passaram a ser os palcos provisórios da Orquestra e o carinho do público veio junto, criando uma aproximação ainda maior. Somando os números do Facebook, Instagram, YouTube e Spotify foram 1973 publicações, com um alcance total de 12,5 milhões de pessoas e mais de 400 mil comentários. Em todas as redes houve um crescimento no número de seguidores. Só no YouTube, o aumento foi de 160% do número de inscritos e 503% os acessos ao canal.

TRANSMISSÕES AO VIVO

No final de agosto, a Orquestra se reuniu pela primeira vez desde o início da quarentena para um concerto-live inédito, no Grande Teatro Sesc Palladium, em Belo Horizonte, fazendo um passeio pelos diversos repertórios apresentados ao longo das duas décadas. Para o evento, o grupo contratou um médico infectologista que desenvolveu um protocolo específico, seguindo as normas da Organização Mundial de Saúde (OMS). Com mais de 3 horas de duração, a live já soma mais de 123 mil visualizações - http://www.youtube.com/watch?v=OHD9C9KjNE0 .

No próximo dia 13 de setembro, às 18h, a Orquestra se une à Fernanda Takai para o concerto "O Tom da Takai", com músicas do grande compositor Tom Jobim, como parte da programação do Festival do Patrimônio Cultural de Paracatu 2020. A apresentação será transmitida ao vivo pelo canal do YouTube da Orquestra (http://www.youtube.com/watch?v=L94GkdSw11U), direto da Basílica do Pilar, em Ouro Preto (MG), com patrocínio da Kinross Mineração.

LANÇAMENTOS VIRTUAIS

As atividades virtuais começaram antes, logo em março. Desde então, o público tem recebido, pelas redes sociais e aplicativos de streaming, concertos inéditos que foram resgatados, lançamentos previstos para a Temporada 2020 e novos arranjos feitos especialmente para a quarentena.

No mês de julho, foi lançado em todas as plataformas digitais, o álbum Orquestra Ouro Preto - The Beatles Vol. 2 (http://www.orquestraouropreto.com.br/site/links-beatles-vol-2/). "Esse é um trabalho muito importante na nossa história e vem corroborar com todo o experimentalismo que a Orquestra tem. É uma oportunidade para as pessoas encontrarem na música um afago neste momento ainda delicado", destaca Toffolo.

O lançamento da versão em DVD está previsto para o fim deste ano com os vídeos vencedores do Prêmio Orquestra Ouro Preto The Beatles. Com patrocínio da Vale, SulAmérica e AngloGold Anshanti, o concurso foi criado para fomentar o setor de audiovisual e distribuiu R﹩50 mil para os ganhadores. Foram recebidas quase 200 propostas de vídeos de todo o Brasil.

Outra novidade criada pela Orquestra durante a pandemia foi "Valencianas em Casa", projeto em parceria com o cantor e compositor Alceu Valença, dividido em três capítulos. Patrocinado pela Rede - uma empresa Itaú, o lançamento do primeiro vídeo foi no mês de junho, com a canção "Tomara", versos escritos há 30 anos, que jamais soaram tão urgentes e atuais quanto neste atribulado 2020. Músicos, maestro e Alceu gravaram de suas casas. O vídeo já soma mais de 13 mil visualizações - http://www.youtube.com/watch?v=9TZ5dC2lJ10 .

AULAS DE MÚSICA ONLINE

Outra vertente do grupo é a Academia Orquestra Ouro Preto, projeto socioeducacional que foi mantido e ampliado. Criada em 2019, com patrocínio da SulAmérica, a Academia surgiu com a proposta de aperfeiçoar e lapidar o talento de jovens violinistas, violistas, violoncelistas, contrabaixistas e percussionistas. "São músicos já iniciados, mas que encontram uma série de obstáculos para dar prosseguimento ao sonho de se tornarem profissionais, sobretudo, devido ao alto custo dos investimentos", explica Toffolo.

Durante a pandemia, foi desenvolvido um sistema próprio de ensino a distância para os alunos continuarem seus estudos. Eles gravam o material mandam para os instrutores e eles retornam com as avaliações. "As bolsas continuam sendo pagas e esse contato tão rico entre alunos e instrutores tem permanecido", afirma o maestro.

No mês de junho, o projeto ampliou suas vagas dando mais oportunidade para jovens que estavam desempregados no período da quarentena. "São 14 oportunidades, 14 novos sorrisos, 14 pequenos milagres". É assim que o maestro define os novos integrantes da Academia. O projeto começou com 28 alunos e, agora, conta com 42, todos bolsistas. O contrabaixista Kennedy Guedes, 23 anos, de Contagem, é um dos novos integrantes. "Quando me ligaram não acreditei. Só acreditei quando o maestro fez a vídeo-chamada comigo. Foi uma notícia muito boa e em casa todo mundo comemorou". O músico avalia de maneira muito positiva as aulas da Academia. "Estão sendo de suma importância e estou crescendo muito. Estou aprendendo com músicos profissionais que são ótimos instrumentistas. Quero estudar para tocar próximo a eles", diz Kennedy que vê na Academia um importante passo para concretizar o seu sonho.

COLEÇÃO COM A CHICO REI

Em parceria com Chico Rei, a Orquestra Ouro Preto acaba de lançar uma coleção de camisas, canecas, capas para celular, posters e sketchbooks, com estampas que dialogam com a musicalidade do grupo. A coleção pode ser vista no site http://chicorei.com/orquestra-ouro-preto.

SOBRE A ORQUESTRA OURO PRETO

Uma das mais prestigiadas formações orquestrais do país, a Orquestra Ouro Preto completa 20 anos de atividades ininterruptas em 2020 e se reafirma como uma orquestra de vanguarda. Sob a regência e direção artística do Maestro Rodrigo Toffolo, o grupo se dedica à formação de diferentes públicos, com uma extensa programação nas principais salas de concerto e espaços diversos no Brasil e no mundo.

Sob os signos da excelência e versatilidade atua também em projetos sociais e educacionais que vão muito além da música, como o Núcleo de Apoio a Bandas e a Academia Orquestra Ouro Preto. Premiado nacionalmente, o grupo comemora 20 anos de uma trajetória com onze trabalhos registrados em CD, sete DVDs. Foi vencedora do Prêmio da Música Brasileira em 2015, na categoria "Melhor Álbum de MPB", e indicada ao Grammy Latino 2007, como "Melhor Disco Instrumental", por Latinidade. Os discos "Latinidade - Música para as Américas", "Antônio Vivaldi - Concerto para Cordas" e "The Little Prince", versão em inglês do tributo prestado pela Orquestra à literatura de Saint-Exuperry, tem distribuição mundial pela gravadora Naxos, a mais importante do mundo dedicada à música de concerto.

Mais informações: http://www.orquestraouropreto.com.br

Serviço
Live Orquestra Ouro Preto com Fernanda Takai - O Tom da Takai

Data: 13 de setembro
Horário: 18h
Transmissão: http://www.youtube.com/orquestraouropreto
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!