Offline
CINESESC ESTREIA MOSTRA "VISÕES: CINEMA GREGO EM FOCO" E NOVOS TÍTULOS DA 21ª RESTROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO
17/12/2020 13:18 em Cinema
Programação da semana traz ainda as estreias da ficção "A Escolha de Sofia", com Meryl Streep, do documentário "O Africano Que Queria Voar", pelo Cine África, e do título "O Segredo dos Diamantes", pelo CineClubinho

Até dia 23, a 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro exibe uma seleção da produção nacional na plataforma de streaming

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; para assistir, acesse:

Fotos dos filmes em alta resolução para a imprensaclique aqui

São Paulo, 14 de dezembro de 2020 - A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há mais de cinco meses e com mais de 900 mil visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Na quinta-feira (17/12), estreia a ficção "A Escolha de Sofia", o documentário "O Africano Que Queria Voar", pelo Cine África, e o título "O Segredo Dos Diamantes", pelo CineClubinho.

A obra de ficção "A Escolha de Sofia", de Alan J. Pakula, traz Meryl Streep no papel principal e é um dos destaques da semana. Sofia é uma polonesa católica atormentada pela escolha que teve que fazer em um campo de concentração nazista. Agora nos Estados Unidos, ela conhece Nathan (Kevin Kline), um encantador e instável judeu americano, obcecado pelo Holocausto. Eles ficam amigos de Stingo (Peter Macnicol), um jovem escritor que acabou de chegar a Nova Iorque. Logo, Stingo testemunha a destruição do relacionamento deles à medida que a felicidade de ambos é ameaçada pelos fantasmas de Sofia e pela obsessão de Nathan. Classificação indicativa: 16 anos.

Pelo Cine África - que traz filmes de países como Burkina Faso, Camarões, Egito, Etiópia e Nigéria - estreia o documentário "O Africano Que Queria Voar", de Samantha Biffot. Luc, um menino de nove anos, vê um filme de Kung Fu pela primeira vez e tem uma "revelação". Ele descobre que os chineses "sabem voar" - e fica obcecado em aprender também. Depois de 31 anos vivendo na China, dominando as artes marciais e atuando em filmes de Kung Fu, ele alcança seu sonho. Classificação indicativa: livre.

Pelo CineClubinho, o público pode conferir a ficção "O Segredo dos Diamantes", de Helvécio Ratton. Angelo (Matheus Abreu) é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos, e parte em busca desse tesouro para salvar a vida de seu pai. Para isso, ele e seus amigos, Julia (Raquel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvea), terão que decifrar um enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério (Rui Rezende), que também sabe do tesouro. Classificação indicativa: 10 anos.

De 18 a 20 de dezembro, a plataforma do Sesc Digital recebe a mostra "Visões: Cinema Grego em Foco", com a exibição inédita dos filmes "Apetaxamin", de Frieda Liappa, "Symptom", de Angelos Frantzis, e "The End Of Suffering (A Proposal)", de Jacqueline Lentzou, curta-metragem selecionado para o Festival Locarno, vencedor do Festival Internacional de Cinema de Atenas e do Festival Internacional de Cinema de ChicagoRealizada em parceria com o Consulado Geral da Grécia e o Greek Film Archive, a seleção de filmes traz um recorte na cinematografia contemporânea grega, com foco em produções que flertam com a ficção científica e questionam as fronteiras entre nosso mundo interior e exterior. Mais informações sobre as obras, datas de estreia e classificação indicativa na programação abaixo ou em sescsp.org.br/cinemaemcasa.

Até 23 de dezembro, a programação da 21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro segue com a exibição de títulos na plataforma do Sesc Digital. Dia 17/12, estreiam as obras "Azougue Nazaré", "Meu Amigo Fela", "Nóis Por Nóis", "Rogéria, Senhor Astoufo Barroso Pinto", "Vaga Carne", "Manaus Hot City", "Marie", "Receita De Caranguejo", "República", "Topawa" e "Entre Nós e O Mundo".

21ª Retrospectiva do Cinema Brasileiro reúne uma seleção da produção nacional lançada comercialmente entre novembro de 2019 e outubro de 2020 na cidade de São Paulo. Desde sua primeira edição, no ano 2000, a Retrospectiva busca dar visibilidade à produção cinematográfica brasileira contemporânea, por meio de um recorte que procura refletir a diversidade de estilos, vozes e linguagens. Este ano, em função da pandemia de coronavírus (covid-19), o CineSesc apresenta uma edição mais enxuta, exclusivamente online e gratuita na plataforma do Sesc Digital, onde serão exibidos 20 filmes, sendo 10 longas-metragens e 10 curtas-metragens.

Entre os destaques desta semana da Retrospectiva, está o documentário "Rogéria, Senhor Astoufo Barroso Pinto", de Pedro Gui. A vida e a trajetória artística de Rogéria, a partir da dualidade entre artista e personagem, entre Rogéria e Astolfo, é retratada na obra. O filme mescla dramatizações de etapas de sua vida - como o acidente que lhe feriu a cabeça - e depoimentos de artistas brasileiros, como Betty Faria, Jô Soares, Bibi Ferreira e Aguinaldo Silva, e trata de temas bastante abordados no mundo de hoje, como questões de gênero, preconceito e afirmação de direitos no Brasil. Classificação indicativa: 14 anos.

Outra sugestão é a ficção "Vaga Carne", de Grace Passô e Ricardo Alves Jr. Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria, enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô. Classificação indicativa: 16 anos.

A Retrospectiva exibe ainda uma programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937 - 1987). A Retrospectiva Leon Hirszman acontece de 10 de dezembro de 2020 a 09 de fevereiro de 2021. Confira a programação em sescsp.org.br/leonhirszman.

Além das exibições de filmes, mais uma edição especial do projeto Cinema da Vela, do Cinesesc, faz parte da programação. O bate-papo O Cinema de Leon Hirszman acontece na terça-feira15/12, ao vivo, pelo youtube.com/cinesesc, e reúne o professor e pesquisador Ismail Xavier e a crítica de arte Maria Hirszman para tratar da sétima arte, em uma conversa que tem a duração do tempo de queima de uma vela. A mediação é do crítico de cinema Sérgio Alpendre.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc


ESTREIAS 17/12

A ESCOLHA DE SOFIA
Dir.: Alan J. Pakula | Reino Unido, EUA | 1982 | 150 min | Ficção | 16 anos
Sofia (Meryl Streep) é uma polonesa católica atormentada pela escolha que teve que fazer em um campo de concentração nazista. Agora nos Estados Unidos, ela conhece Nathan (Kevin Kline), um encantador e instável judeu americano obcecado pelo Holocausto. Juntos, eles ficam amigos de Stingo (Peter Macnicol), um jovem escritor que acabou de chegar a Nova Iorque. Logo, Stingo testemunha a destruição do relacionamento deles à medida que a felicidade de ambos é ameaçada pelos fantasmas de Sofia e pela obsessão de Nathan.

CINE ÁFRICA

O AFRICANO QUE QUERIA VOAR
Dir.: Samantha Biffot | Gabão, França, Bélgica, China | 70 min | 2016 | Documentário | Livre
Gabão, 1979. Luc, um menino de nove anos, vê um filme de Kung Fu pela primeira vez e tem uma revelação: chineses sabem voar. Ele fica obcecado em aprender a voar também. Depois de 31 anos vivendo na China, dominando as artes marciais e atuando em filmes de Kung Fu, ele alcança seu sonho.

CINECLUBINHO

O SEGREDO DOS DIAMANTES
Dir.: Helvécio Ratton | Brasil | 2014 | 86 min | Ficção | 10 anos
Angelo (Matheus Abreu) é um garoto de 14 anos que descobre uma antiga lenda sobre diamantes perdidos e parte em busca desse tesouro para salvar a vida de seu pai. Para isso, ele e seus amigos Julia (Raquel Pimentel) e Carlinhos (Alberto Gouvea) terão que decifrar um enigma e vencer a perseguição do vilão Silvério (Rui Rezende), que também sabe do tesouro e não vai desistir até encontrá-lo.

MOSTRA VISÕES: CINEMA GREGO EM FOCO
DE 18/12 a 20/12

Dia 18/12
APETAXAMIN
Dir.: Frieda Liappa | Grécia | 1980 | 25 min. | Ficção | 16 anos
Um curta-metragem de terror que explora os limites da realidade e da imaginação, por meio dos olhos de uma jovem. O filme integrou a seleção do Greek Fantasy Cinema Tribute, dentro do contexto da 11th Athens Avant-Garde Film Festival, e foi selecionado em parceria com o Greek Film Archive.

[Disponível por 24h]

Dia 19.12
SYMPTOM
Dir.: Angelos Frantzis | Grécia | 2015 | 87 min | Ficção | 14 anos
Uma criatura peculiar aparece em uma remota ilha chuvosa, vestindo uma jaqueta de couro e com olhos que brilham no escuro, levando à loucura os que o encaram. Os residentes da ilha procuram a ajuda da única pessoa que parece possuir a força para enfrentar a criatura: uma menina. Embarcando nesta caçada implacável pela criatura, a menina vai colocar sua fé em teste e revelar sua relação oculta com este ser de outro lugar. Filme foi selecionado em parceria com o Greek Film Center.

[Disponível por 24h]

Dia 20.12
THE END OF SUFFERING (A PROPOSAL)
Dir.: Jacqueline Lentzou | Grécia | 2020 |14 min | Ficção | 12 anos
Sofia está em pânico, de novo. O Universo decidiu contactá-la. Um diálogo com palavras de outro mundo. Uma sinfonia planetária para Marte, onde pessoas sonham acordadas e lutam pelo amor. Selecionado pelo Festival de Locarno.

[Disponível por 24h]

RETROSPECTIVA DO CINEMA BRASILEIRO
DE 17/12 a 23/12

AZOUGUE NAZARÉ
Direção: Tiago Melo | Brasil | 2018 | 82 minutos | 14 anos | Ficção
Num imenso canavial que parece não ter fim, numa casa isolada, moram o casal Catita e Irmã Darlene. Catita esconde que participa do Maracatu. Darlene é fiel da igreja do Pastor Barachinha, um antigo mestre de maracatu convertido à religião evangélica, que se vê na missão de expulsar o demônio do Maracatu, evangelizando toda a cidade. Em meio ao canavial, um Pai de Santo pratica um ritual religioso com cinco caboclos de lança. Os caboclos ganham poderes, incorporam entidades e desaparecem. A cidade de Nazaré da Mata testemunha acontecimentos misteriosos.

MEU AMIGO FELA
Direção: Joel Zito Araújo | Brasil | 2019 | 94 minutos | 14 anos | Documentário
Uma nova perspectiva sobre o músico nigeriano Fela Kuti, a fim de contrapor a narrativa mais frequentemente retratada: como um excêntrico ídolo pop africano do gueto. No filme, a complexidade da vida de Fela é desvendada através dos olhos e conversas de seu amigo íntimo e biógrafo oficial, o africano-cubano Carlos Moore.

NÓIS POR NÓIS
Direção: Aly Muritiba E Jandir Santin| Brasil | 2018 | 96 minutos | 16 anos | Ficção
O Baile rola solto. Enquanto o RAP ecoa das caixas de som, quatro amigos vagam pela pista com objetivos bem distintos. Mari só pensa no flow que possa levá-la para a final do Circuito de Rimas CWB, a batalha de MCs mais famosa da cidade. Japa se ocupa da venda dos produtos de Nando, que testa o garoto. Gui espera que o baile corra bem e que ao fim da festa possa voltar para casa com o lucro da bilheteria. Ele precisa muito da grana. Já Café, bem, Café só quer curtir. O que eles não sabem é que seus destinos estarão selados para sempre após esta noite.

ROGÉRIA, SENHOR ASTOUFO BARROSO PINTO
Direção: Pedro Gui | Brasil | 2018 | 82 minutos | 14 anos | Documentário
A vida e a trajetória artística de Rogéria a partir da dualidade entre artista e personagem, entre Rogéria e Astolfo. Passando por todos os momentos da vida da transformista, o filme mescla dramatizações de etapas de sua vida - como o acidente que lhe feriu a cabeça - e depoimentos de artistas brasileiros, como Betty Faria, Jô Soares, Bibi Ferreira e Aguinaldo Silva. Atual, provocante e sensível, o filme trata de temas bastante abordados no mundo de hoje, como questões de gênero, preconceito e afirmação de direitos no Brasil.

VAGA CARNE
Direção: Grace Passô e Ricardo Alves Jr. | Brasil | 2019 | 45 minutos | 16 anos | Ficção
Uma estranha voz toma posse do corpo de uma mulher. Juntos, a voz e o corpo procuram por pertencimento e por uma identidade própria enquanto questionam seus papéis dentro da sociedade. O filme é uma transcriação do espetáculo teatral da atriz e dramaturga Grace Passô.

MANAUS HOT CITY
Direção: Rafael Ramos | Brasil | 2020 | 13 minutos | 14 anos | Ficção
Dois amigos se encontram para comer um bodó. A conversa entre eles percorre as cores e os cheiros das casas, cozinha no pavimento, no calor da cidade. Alguém fica e alguém parte.

MARIE
Direção: Leo Tabosa | Brasil | 2019 | 25 minutos | 12 anos | Ficção
Mário retorna ao sertão depois de 15 anos para enterrar o pai. Ele regressa para sua cidade natal como Marie, uma mulher trans. Lá, reencontra seu amigo de infância, Estevão, e com ele o seu passado.

RECEITA DE CARANGUEJO
Direção: Thais Melo e Preta Ferreira | Brasil | 2020 | 20 minutos | 14 anos | Ficção
Após a morte do pai, Lari e sua mãe vão passar alguns dias na praia. Elas resolvem cozinhar caranguejos. E os bichos, aos poucos, transformam-se em seres luminosos.

REPÚBLICA
Direção: Grace Passô | Brasil | 2020 | 16 minutos | Livre | Ficção
Brasil, 2020. A pandemia evidencia a dimensão da necropolítica que opera no país e a sociedade vive uma crise ética em meio a um governo que é a exata expressão do poder colonialista. República é um curta-metragem realizado em casa, com estrutura caseira, durante o início da quarentena de 2020, no centro da cidade de São Paulo, Brasil.

TOPAWA
Direção: Kamikia Kisedje e Simone Giovine | Brasil | 2019 | 8 minutos | Livre | Documentário
As redes de tucum o primeiro contato com os brancos. As mulheres Parakanã tecem os fios da sua história.

ENTRE NÓS E O MUNDO
Direção: Fábio Rodrigo | Brasil | 2019 | 17 min. | Livre | Documentário
Um retrato emocional do momento de vida de Erika, moradora da Vila Ede. Seu filho de 16 anos foi recentemente assassinado em uma abordagem policial e ela está preocupada com o outro, de 17. Erika está grávida. O medo, a dor e a alegria se misturam demais na periferia de São Paulo.

RETROSPECTIVA LEON HIRSZMAN
Títulos - "São Bernardo", "Eles Não Usam Black-Tie", "Cantos de Trabalho no Campo-Mutirão", "Cantos de Trabalho no Campo-Cacau", "Cantos de Trabalho no Campo-Cana-de-Açúcar", "ABC da Greve", "Pedreira de São Diogo""Megalópolis", "Ecologia", "Maioria Absoluta", "Nelson Cavaquinho", "Cantos de trabalho no campo", "Posfácio: entrevista com a dra. Nise da Silveira", "Imagens do Inconsciente: Fernando Diniz - Em Busca do Espaço Cotidiano", "Imagens do Inconsciente: Adelina Gomes - No Reino das Mães" "Imagens do Inconsciente : Carlos Pertuis - A Barca do Sol".

[Disponíveis até 09 de fevereiro de 2021]

CINEMA DA VELA ESPECIAL - O CINEMA DE LEON HIRSZMAN
15/12, às 20h00, no youtube.com/cinesesc
Encontro do professor e pesquisador Ismail Xavier e a crítica de arte Maria Hirszman para tratar da sétima arte, em bate-papo que tem a duração do tempo de queima de uma vela. A mediação é do crítico de cinema Sérgio Alpendre.

CINESESC
Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Série Cinema #EmCasaComSesc
Desde o início de junho, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

SIGA O CINESESC NAS REDES:
Fase Beta
As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.


+ SESC NA QUARENTENA
Desde o final de agosto, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital
A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: https://www.sescsp.org.br/sescdigital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!