Offline
CINESESC ABRE ESTREIAS DO ANO COM TÍTULOS DE FICÇÃO E DOCUMENTÁRIOS NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC
05/01/2021 10:08 em Cinema
Programação 2021 estreia na quinta-feira, 07/01, com as obras de ficção "Viver para Cantar"
e "A Espuma dos Dias", os documentários "Torquato Neto - Todas as Horas do Fim"
e "Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano", além do título
"Pequenas Histórias", pelo CineClubinho.

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito
de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; para assistir, acesse:

Fotos dos filmes em alta resolução para a imprensaclique aqui

 
São Paulo, 04 de janeiro de 2021 - A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. As primeiras estreias do ano na programação da série acontecem quinta-feira, (07/01), com os títulos de ficção "Viver para Cantar" e "A Espuma dos Dias", os documentários "Torquato Neto - Todas as Horas do Fim" e "Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano", além de "Pequenas Histórias", pelo CineClubinho, para a garotada.

O filme "Viver para Cantar", de Johnny Ma, uma das estreias de ficção desta semana na série, fala de uma pequena trupe de ópera de Sichuan, que é administrada por Zhao Li. Todos do grupo vivem e atuam juntos, em um degradado teatro nos arredores de Chengdu (China). Quando Li recebe o aviso sobre a demolição do teatro, esconde a notícia dos demais, temendo o fim de sua trupe. Enquanto ela luta para procurar por um novo espaço, a ópera e seus personagens fantásticos começam a se infiltrar no mundo real dela. Classificação indicativa: 12 anos.

Outro título de ficção que estreia em Cinema #EmCasaComSesc é "A Espuma dos Dias", de Michel Gondry. Baseado no romance do escritor francês Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ele conhece Chloë, e logo ambos mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum, já que uma flor que cresce em um de seus pulmões. Classificação indicativa: 14 anos.

Para quem prefere documentário, a série traz duas sugestões de títulos. "Torquato Neto - Todas as Horas do Fim", de Marcus Fernando e Eduardo Ades, apresenta a trajetória profissional e artística de Torquato Neto (1944-1972). Narrado pelo ator Jesuíta Barbosa, o filme acompanha a vida do cineasta, músico e jornalista, desde sua juventude, quando ainda morava na sua cidade natal, Teresina (Piauí), até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. A obra é uma homenagem a um dos responsáveis pela revolução artística brasileira durante a Tropicália, no final da década de 1960. Classificação indicativa: 12 anos.

Já "Filhos de João - Admirável Mundo Novo Baiano", de Henrique Dantas, traça um panorama da música popular brasileira dos anos 1960 e 1970, por meio da trajetória do grupo Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado pela banda e da influência do cantor, compositor e instrumentistas João Gilberto (1931-2019) nos rumos musicais do grupo. Classificação indicativa: 12 anos.

Pelo CineClubinho, espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infantojuvenil, a novidade desta semana é o filme "Pequenas Histórias", de Helvécio Ratton, com Marieta Severo, Patrícia Pillar, Gero Camilo, Maurício Tizumba e Paulo José. Na varanda de uma fazenda, uma senhora (Marieta) conta e tece histórias de humor e magia. O casamento do pescador com a sereia. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua. As aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. A obra é um convite à imaginação.

E até o dia 09 de janeiro, é possível conferir na plataforma do Sesc Digital a programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937 - 1987) Para saber mais sobre as obras, acesse sescsp.org.br/leonhirszman.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc

ESTREIAS 07/01

VIVER PARA CANTAR
Dir.: Johnny Ma | China, França | 2019 | 100 min | Ficção | 12 anos
Zhao Li gerencia uma pequena trupe de ópera de Sichuan. Todos do grupo vivem e atuam juntos em um degradado teatro nos arredores de Chengdu, na China. Quando recebe o aviso de demolição do teatro, Li esconde a notícia de todos os outros, temendo que isso possa significar o fim de sua trupe de ópera: além da demolição do espaço físico, é a vida de sua "família" que está em jogo. Enquanto ela luta para procurar por um novo espaço em que eles possam cantar e viver, a ópera e seus personagens fantásticos lentamente começam a se infiltrar no mundo real dela.

A ESPUMA DOS DIAS
Dir.: Michel Gondry | França | 2013 | 131 min | Ficção | 14 anos
Baseado no romance de Boris Vian, o filme conta a história de Colin, um jovem rico, que adora jazz e patinar com seus melhores amigos. Ao conhecer Chloë, eles logo mergulham numa inebriante paixão. Mas ela sofre de uma doença incomum: uma flor que cresce em um de seus pulmões.

TORQUATO NETO - TODAS AS HORAS DO FIM
Dir.: Marcus Fernando e Eduardo Ades | Brasil | 2018 | 87 min | Documentário | 12 anos
A trajetória profissional e artística de Torquato Neto ganha vida. Narrado pelo ator Jesuíta Barbosa, o filme acompanha a vida do cineasta, músico e jornalista, desde sua juventude, quando ainda morava na sua cidade natal, Teresina (Piauí), até seu aniversário de 28 anos, quando cometeu suicídio. Uma homenagem a um dos responsáveis pela revolução artística brasileira durante a Tropicália, no final da década de 1960.

FILHOS DE JOÃO - ADMIRÁVEL MUNDO NOVO BAIANO
Dir.: Henrique Dantas | Brasil| 2008 | 74 min | Documentário | Livre
Um panorama da música popular brasileira dos anos 1960 e 1970, por meio do grupo musical Novos Baianos. Uma retrospectiva do estilo de vida comunitário adotado por seus integrantes e a influência sofrida pelo grupo do cantor João Gilberto.

CINECLUBINHO

PEQUENAS HISTÓRIAS
Dir.: Helvécio Ratton | Brasil | 2007 | 80 min | Ficção | Livre
Na varanda de uma fazenda, uma senhora conta e tece histórias de humor e magia. O casamento do pescador com a sereia. O coroinha de uma igreja que vê a procissão das almas. O encontro entre um Papai Noel de loja e um menino de rua. As aventuras de Zé Burraldo, sujeito ingênuo que sempre se deixa levar pelos outros. Histórias brasileiras para pequenos e grandes. Com Marieta Severo, Patrícia Pillar, Paulo José, Gero Camilo e Maurício Tizumba.

CINESESC

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Série Cinema #EmCasaComSesc

Desde o início de junho de 2020, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc, que segue fechado desde o mês de março, por conta da crise causada pelo novo coronavírus.

SIGA O CINESESC NAS REDES:

Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.


+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto de 2020, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: https://www.sescsp.org.br/sescdigital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!