Offline
E a Terra escreveu uma carta...
11/01/2021 15:06 em Literatura
O que leva um planeta a escrever uma carta? O novo livro de Jonas Ribeiro, pela Melhoramentos, nos mostra o quão necessário é colocar-se no lugar da Terra e entender exatamente como planeta gostaria de ser tratado



A Terra tem muito a dizer. E o novo livro de Jonas Ribeiro detalha todos os recados do planeta em que vivemos. Na verdade, a primeira obra do escritor, lançada pela Editora Melhoramentos, pode ser chamada de alerta.

Escrito antes da pandemia de coronavírus, o livro foi escolhido justamente pelo seu caráter premonitório, com um recado ao mesmo tempo afetuoso e um aviso aos cidadãos de todas as nações, de todas as idades. Como diz Jonas, precisamos da ajuda de todos para salvar o mundo!

O livro parte da decisão da Mãe Terra de escrever aos seus habitantes, mostrando como gostaria de ser tratada. A carta vai parar nas mãos de uma professora que responde com a criação do Projeto Eco cidadãos, pelo qual ela e 22 alunos estudam várias maneiras de fazer economia de energia, consumir com consciência, tudo a partir do pedido da Terra.

E ainda participam de uma inesquecível viagem de fim de semana para um santuário ecológico, onde podem apreciar todas as belezas da nossa Terra azul. É possível ajudar o planeta e ainda se divertir!

Uma prova disso é praticar uma lista de 100 verbos que a Terra cita como essenciais para viver melhor. Entre eles estão proteger, dialogar, abraçar, elogiar, ouvir, sonhar, cantar e tantos outros. E as ilustrações de Cris Eich são deliciosas.

Jonas, que mora em Embu Guaçu, no interior paulista, já tem uma centena de livros publicados e costuma visitar escolas e eventos literários. Em razão da pandemia, está fazendo tudo on-line. E a Terra escreveu uma carta faz um convite à reflexão, de olhar para dentro e pensar no que queremos para o futuro do nosso mundo.

Obra: E a terra escreveu uma carta
Autor: Jonas Ribeiro
Ilustrador: Cris Eich
Formato: 20,05 X 27,5 X 0,5
Páginas: 48
ISBN: 9786555390452
Preço: 45,00

Sobre o autor

Jonas Ribeiro é formado em Língua e Literatura Portuguesas pela PUC-SP e também pelos tantos livros que leu por prazer em bibliotecas públicas ou que garimpou em livrarias. Ele vive inventando um jeito de aproximar as pessoas dos livros. Visitou muitas escolas e uma pilha de livros. Atualmente está empenhado em preservar os amigos cúmplices. Prefere as redes de balanço às redes sociais. Jonas estuda piano, ternura e bobeira espontânea.

Sobre a ilustradora

Cris Eich nasceu em Mogi, interior paulista, em 1965. É ilustradora e artista plástica. Ainda adolescente mudou-se para São Paulo, onde frequentou ateliês de gravura, pintura, cerâmica e aquarela, técnica pela qual tem predileção. A ilustração de livros infantis possibilitou a união de duas paixões: o desenho e a literatura. Já ilustrou mais de sessenta títulos e também livros-imagem de sua autoria. Em 2017 recebeu o Selo Cátedra 10 Seleção, pela ilustração do livro ABC dos Abraços.

Sobre a Editora Melhoramentos

Há 130 anos a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua, sendo referência no mercado editorial pela qualidade dos seus títulos publicados. À frente do tempo desde sua fundação, ela se distingue pelo pioneirismo, seja na seleção de autores e suas obras, seja no uso de novas tecnologias digitais, como e-book e áudio book.

Siga a Melhoramentos:

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!