Offline
MAM e FGV anunciam parceria inédita
13/01/2021 10:44 em Brasil

Por meio de um acordo de cooperação, as instituições promoverão diversas ações. Calendário abre com Programa de Estágio Internacional de Férias da FGV EESP e Webinário

São Paulo, janeiro de 2021 - O Museu de Arte Moderna de São Paulo e a Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV EESP anunciam parceria inédita de cooperação. Com o objetivo de aprimoramento e troca de experiências, as duas instituições se debruçam no desenvolvimento de uma agenda de ações que contemplam desde estudos e pesquisa, até cursos e diversas atividades voltadas para o público em geral.

A parceria tem início já em janeiro com o Programa de Estágio Internacional de Férias da FGV EESP, projeto educacional no qual os alunos aplicam na prática os conceitos adquiridos durante o curso. As atividades propõem um estudo de caso sobre o Programa de Sócios do MAM São Paulo. Além de estudar o projeto, os alunos participantes do estágio deverão realizar um exercício de pesquisa que envolve, entre outras coisas, a elaboração de um plano de negócios.

Ainda em janeiro, no dia 20, às 18h, as instituições promoverão o Webinário Arte e Economia: acordo de cooperação FGV EESP e MAM . Voltado a interessados em economia, administração e direito, a profissionais do mercado de artes visuais - artistas, colecionadores, galeristas, advisors e outros -, além de pessoas que investem neste nicho. O evento terá a participação de Mariana Guarini Berenguer, presidente do MAM São Paulo, Cauê Alves, curador do MAM São Paulo; Lilian Furquim, vice-diretora da Escola de Economia de São Paulo da Fundação Getulio Vargas - FGV EESP; com a moderação do professor Paulo Sérgio Tenani, da FGV EESP . Entre os temas abordados, estão o circuito de arte e suas relações com o MAM, economia e mercado de arte e a apresentação da parceria entre as instituições.

"Coincidentemente, tanto o MAM quanto a FGV estão há mais de 70 anos em atividade, ambas com valores e atuações sólidas em seus nichos. É a primeira vez que o Museu firma parceria com uma instituição educacional como a Fundação Getúlio Vargas e acredito que será uma cooperação profícua, com muitas possibilidades de desdobramentos", afirma Mariana Berenguer.

"Trata-se de um projeto educacional importante para os alunos da FGV e para o público em geral, que inclui o desenvolvimento de pesquisa sobre Economia e em particular Economia do Mercado de Arte. As parcerias com outras áreas de conhecimento contribuem para a missão da FGV que é contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil. Esperamos que os frutos desta parceria venham somar a outras contribuições ao conhecimento científico para a sociedade civil", afirma Lilian Furquim, vice Diretoria da FGV EESP.

Sobre o MAM São Paulo

Fundado em 1948, o Museu de Arte Moderna de São Paulo é uma sociedade civil de interesse público, sem fins lucrativos. Sua coleção conta com mais de 5 mil obras produzidas pelos mais representativos nomes da arte moderna e contemporânea, principalmente brasileira. Tanto o acervo quanto as exposições privilegiam o experimentalismo, abrindo-se para a pluralidade da produção artística mundial e a diversidade de interesses das sociedades contemporâneas.


O Museu mantém uma ampla grade de atividades que inclui cursos, seminários, palestras, performances, espetáculos musicais, sessões de vídeo e práticas artísticas. O conteúdo das exposições e das atividades é acessível a todos os públicos por meio de áudio-guias, vídeo-guias e tradução para a língua brasileira de sinais. O acervo de livros, periódicos, documentos e material audiovisual é formado por 65 mil títulos. O intercâmbio com bibliotecas de museus de vários países mantém o acervo vivo.

Localizado no Parque Ibirapuera, a mais importante área verde de São Paulo, o edifício do MAM foi adaptado por Lina Bo Bardi e conta, além das salas de exposição, com ateliê, biblioteca, auditório, restaurante e uma loja onde os visitantes encontram produtos de design, livros de arte e uma linha de objetos com a marca MAM. Os espaços do Museu se integram visualmente ao Jardim de Esculturas, projetado por Roberto Burle Marx para abrigar obras da coleção. Todas as dependências são acessíveis a visitantes com necessidades especiais.

Sobrea Escola de Economia de São Paulo

A Escola de Economia de São Paulo da FGV nasceu em 2003 com a missão da própria FGV, contribuir para o desenvolvimento sócio econômico do Brasil. Desde então, a FGV EESP criou seu curso de Graduação em Economia, inovador desde o seu início, com uso de metodologia ativa de ensino, o Problem Based Learning. Hoje atrai alunos e alunas brilhantes de todo o país para seu vestibular. Seus cursos de pós graduação acadêmica reúnem pesquisadores com formação nas melhores universidades do país e do Exterior. A escola ocupa a primeira posição na América Latina no ranking de publicações Repec, e em outros rankings internacionais. Seus cursos executivos reforçam e complementam a formação de graduados para ascensão na carreira. Mais recentemente, a escola lançou seu Doutorado Profissional em Finanças e Economia para executivos do topo das organizações.

Serviço:
Webinário Arte e Economia: acordo de cooperação FGV e MAM
20 de janeiro, quarta-feira, às 18h
Inscrições gratuitas através do link: https://evento.fgv.br/mamefgv/



https://mam.org.br/
https://www.instagram.com/MAMoficial
https://www.twitter.com/MAMoficial
https://www.facebook.com/MAMoficial
https://www.youtube.com/MAMoficial
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!