Offline
Especialista do Senac Ribeirão Preto conta sobre suas percepções e expectativas para a educação
15/01/2021 13:25 em Brasil

Coordenador do Ensino Médio Técnico da instituição comenta sobre as habilidades comportamentais adquiridas pelos estudantes durante o curso e que estarão em alta em 2021

         Um estudo realizado pela consultoria de recrutamento e seleção Robert Half revelou que as profissões que estarão em alta em 2021 serão relacionadas às áreas de finanças e contabilidade, engenharia, jurídica, vendas e marketing, mercado financeiro, recursos humanos, seguros e tecnologia; e as cinco habilidades técnicas e comportamentais mais buscadas pelo mercado serão: pensamento estratégico, comunicação, agilidade, inovação e adaptabilidade.

Mas depois de um ano repleto de desafios e aprendizados por conta da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), período que desmotivou alguns, aumentou o desemprego e trouxe reflexões sobre a valorização de pessoas - principalmente as consideradas invisíveis socialmente – também alertou sobre o compartilhamento familiar e a necessidade de buscar conhecimento. Diante disso, como se preparar para os estudos ou para o mundo do trabalho no próximo ano?

Para Fábio Leme, coordenador do Ensino Médio Técnico do Senac Ribeirão Preto, unidade do interior de São Paulo, 2020 trouxe o protagonismo à vida dos estudantes, o que foi acentuado pela pandemia. “Este papel, presente mesmo antes da pandemia, facilitou o processo de adaptação neste período de quarentena ao inserir no dia a dia o acesso às tecnologias digitais, pois nossos alunos continuaram suas atividades mesmo de forma remota”, explica.

O coordenador acredita que os jovens da instituição estão ainda mais bem preparados para o mercado de trabalho, por exemplo. “Dentro do programa de aulas remotas, conciliando com a Proposta Pedagógica do Senac, os alunos puderam desenvolver as competências socioemocionais dos mais diversos modos durante as aulas, por meio de vídeos, documentários, discussões e pesquisas, o que os ajudará a concluir o ano escolar com sucesso”, conta o coordenador.

Grande parte das organizações, principalmente as instituições de ensino, foram impactadas com a pandemia de alguma forma e tiveram que se adaptar e evoluir. Proporcionar um aprendizado com significado e conectado com a realidade, no qual o aluno é estimulado a construir um projeto de vida que norteará suas decisões pessoais e profissionais, por exemplo, tem sido a proposta de algumas redes de ensino para promover a formação integral e cidadã do estudante, por meio do desenvolvimento de competências como o autoconhecimento, a emancipação e a autonomia.

Com conceito inovador e que tem como foco o protagonismo do aluno, o Ensino Médio Técnico do Senac possibilita aos estudantes uma formação integrada e preparação para o mundo do trabalho. “De ferramenta educacional, muitas vezes utilizada apenas como complemento em algumas escolas, no Senac, fez com que se tornasse o próprio ambiente de ensino, acelerando seu inevitável e crescente papel, uma vez que os jovens já estavam habituados com isso”, acrescenta.

Expansão de modelo inovador

O Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo, que tem foco no protagonismo no aluno e conta com o uso da tecnologia durante todo o curso, está em expansão e traz novidades em 2021: além do curso de Informática, passam a ser oferecidas também formações em Administração e Multimídia. Ao todo, serão 19 unidades ofertando o nível de ensino no próximo ano e a expectativa é que 96 novas turmas sejam formadas e que mais de 3.900 alunos vivenciem a prática educativa e diferenciada ao estilo Jeito Senac de Educar. As matrículas estão abertas. Para saber mais detalhes dos cursos, basta acessar o site www.sp.senac.br/ensinomedio.

 

Serviço

Ensino Médio Técnico do Senac São Paulo – Novas Turmas 2021

Matrículas abertas: www.sp.senac.br/ensinomedio

 

Senac Ribeirão Preto

Endereço: Av. Capitão Salomão, 2.133, Jardim Mosteiro - Ribeirão Preto – SP

Informações e inscrições: www.sp.senac.br/senac-ribeirao-preto

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!