SESC PARQUE DOM PEDRO II SEGUE COM APRESENTAÇÕES ARTÍSTICAS PRESENCIAIS E TRAZ TEATRO PARA CRIANÇAS NO FIM DE SEMANA E NO ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO
19/01/2021 15:32 em Arte
No centro da capital, o público pode conferir in loco apresentações gratuitas que
acontecem aos fins de semana e feriados, sempre às 17h; de 23 a 25 de janeiro,
o Grupo XPTO se apresenta com o espetáculo teatral infantil "Oroboro"

Fotos da atração em alta qualidade para imprensa: clique aqui

São Paulo, 18 de janeiro de 2021 - Acompanhando o movimento de retomada de diversos serviços presenciais, o Sesc São Paulo deu início às apresentações artísticas com público presente, em novembro de 2020, com a programação Circo no Parque, na unidade Parque Dom Pedro II - localizada no Brás -, com espetáculos gratuitos e com medidas que seguem os protocolos municipais e estaduais de segurança e saúde. Este ano a programação presencial está sendo ampliada para outras linguagens, como Música e Teatro, com apresentações que também acontecem aos sábados, domingos e feriados, às 17h. Os ingressos podem ser adquiridos exclusivamente na página do Sesc Parque Dom Pedro II (https://www.sescsp.org.br/pqdompedro) e são liberados às terças-feirasa partir das 17h, na semana do espetáculo.

Iniciada no último dia 16/01, a programação de 2021 traz o Grupo XPTO, que sobe ao palco nos dias 23/01 (sábado), 24/01 (domingo) e 25/01 (segunda-feira, Aniversário de São Paulo), às 17h, com o espetáculo teatral infantil "Oroboro". O público pode adquirir os ingressos a partir das 17h do dia 19 de janeiro (terça-feira).

A montagem, com direção de Danilo Mora e dramaturgia de Tati Takiyama, utiliza a linguagem de teatro de bonecos e formas animadas para narrar uma fábula na qual personagens do mundo real estão sujeitos à ação de entidades mitológicas. Um náufrago à deriva resolve se atirar ao mar, mergulhando nas águas do oceano, ao ser hostilizado por urubus. Numa ilha próxima, uma misteriosa serpente deixa um estranho ovo que provoca a curiosidade e a ambição dos seres que habitam o lugar. O mito de Oroboro (ou Ouroboros) - a serpente que devora a própria cauda - representa, alegoricamente, o caráter cíclico da existência.

A narrativa, desenvolvida sem a utilização da palavra, é conduzida pela ação dos atores, que manipulam bonecos e objetos, criando imagens poéticas que estimulam a sensibilidade e a imaginação do público infantil, e pela música ao vivo, que fica por conta da banda formada por Danilo Mora (voz e guitarra), Kleyton Breda (voz e bateria), Samantha Verrone (voz e escaleta), Tati Takiyama (voz e percussão), Thiago Mota (voz e contrabaixo) e Yuri Melo (voz e guitarra).

O trabalho do Grupo XPTO, caracterizado pela realização de espetáculos com grande apelo visual e musical, vem, nas últimas três décadas, contribuindo para a formação de um teatro brasileiro contemporâneo. Ao longo de 33 anos de carreira, o XPTO recebeu 40 dos mais importantes prêmios do teatro brasileiro, como APCA, Mambembe, Shell, APETESP, Governador do Estado, Fundacen, Coca Cola e Panamco, e se apresentou pelo Brasil e em diversos países, como Argentina, Uruguai, Venezuela, Colômbia, Espanha, França, Portugal, Iugoslávia, Hong Kong e Cuba.

Com a experiência adquirida ao longo das sessões do CineSesc Drive-In e do Circo no Parque, o Sesc Parque Dom Pedro II vale-se de um protocolo para garantir o distanciamento físico entre as pessoas. Apesar da gratuidade do espetáculo, como o espaço recebe um número limitado de pessoas, há a retirada on-line de ingressos (apenas quatro por CPF). Além disso, é realizada a leitura óptica dos ingressos e a aferição de temperatura corporal. O público também deve passar sobre tapete sanitizante e realizar a higienização das mãos, nos totens disponibilizados logo na chegada ao espaço. Depois disso, as pessoas são direcionadas, de forma organizada, para as demarcações que englobam formações individuais, duplas ou de grupo.

Importante lembrar que o uso de máscara é obrigatório ao longo de todo o período de permanência na unidade e que a circulação do público é permitida apenas para o uso do banheiro (depois de contato com a equipe da unidade via WhatsApp e a devida liberação) e para a compra de itens na cafeteria antes do início do espetáculo. Para evitar aglomerações, apenas uma pessoa da família poderá se dirigir à cafeteria que, neste momento, contará com um cardápio reduzido, servindo apenas bebidas frias e pão de queijo.

Serviço:
PROGRAMAÇÃO PRESENCIAL | SESC PARQUE DOM PEDRO II
Ingressos disponíveis em https://www.sescsp.org.br/sescpqdompedro

"Oroboro", com Grupo XPTO
Dias 23, 24 e 25 de janeiro (sábado, domingo e segunda), às 17h

Sábados, domingos e feriados
17h (entrada do público a partir de 1h antes da apresentação)
Local: Sesc Parque Dom Pedro II
Praça São Vito, s/n - Brás
Os ingressos são liberados sempre às terças-feiras, a partir das 17h
*Gratuito
**Retirada de ingressos no sistema bilheteria.
***Máximo de 04 ingressos por CPF.
****Reserva especial de vaga para pessoas com deficiência.
*****Acesso à unidade será pela Praça São Vito, S/N - Brás, os portões estarão abertos uma hora antes do início da sessão, a partir das 16h, até 15 min antes do início da sessão. Não será permitida a entrada após o início da sessão.

+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto de 2020, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro do ano passado, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ SESC DIGITAL

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado.

Saiba +: Sesc Digital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!