Offline
2º FestFIM - Festival de Artes do Fim do Mundo abriu inscrições
24/01/2021 11:43 em Arte

De 20 a 27 de janeiro, artistas e grupos paulistas de todas as vertentes artísticas poderão inscrever seus projetos num dos maiores festivais online de artes integradas do Estado de São Paulo

 

São José do Rio Preto, 19 de janeiro de 2021 – A Cia. Apocalíptica anunciou que as inscrições para a 2ª edição do FestFIM – Festival de Artes do Fim do Mundo iniciaram ontem (20) e são feitas exclusivamente pelo site www.ciaapocaliptica.com/festfim2.  

O FestFIM teve sua primeira edição em agosto de 2020, sendo o primeiro festival de artes integradas online de São José do Rio Preto, recebendo mais de 90 inscrições e oferecendo 85 horas de programação cultural.  O festival evidenciou todo um cenário caótico de pandemia e isolamento social, além de movimentar positivamente o cenário cultural e artístico rio-pretense.

Neste ano, o FestfiM será realizado com recursos da Lei Aldir Blanc do Governo do Estado de São Paulo e segue no formato online de 2 a 7 de março, com 100 horas de programação artística. O público terá acesso ao festival através do site da Cia. Apocalíptica (www.ciaapocaliptica.com/) e as mídias sociais YouTube, Facebook e Instagram (@cia.apocaliptica).

Os artistas e grupos que desenvolvem atividades de qualquer vertente artística no Estado de São Paulo podem inscrever seus projetos até o dia 27 de janeiro em seis modalidades diferentes:

-          Gravações: Vídeos de espetáculos/Atividades na integra estreados em data anterior a realização do festival;

-          Atividades Formativas: Workshops, oficinas, minicursos, debates e afins realizados uma vez por dia em formato de “reunião online” e posteriormente disponibilizado na plataforma do festival;

-          “Lives” Solo: Apresentações/Atividades ao vivo, na plataforma do festival, de espetáculos/obras solos concebidos em data anterior a realização do festival;

-          “Lives” Grupo: Apresentações/Atividades ao vivo, na plataforma do festival, de espetáculos/obras em grupos concebidos em data anterior a realização do festival;

-          Estreias Solo: Obras inéditas, com a temática “Arte no Fim do Mundo”, que estrearão no festival, onde se tenha interprete único (apresentações preferencialmente gravadas);

-          Estreias Grupos: Obras inéditas, com a temática “Arte no Fim do Mundo”, que estrearão no festival, onde se tenha mais de um interprete (apresentações preferencialmente gravadas);

Cada artista/grupo poderá inscrever uma atividade por categoria e dessas somente uma poderá ser selecionada. Nas categorias “lives” os grupos/artistas que não são de Rio Preto deverão, no ato da inscrição, enviar um link de uma live realizada em data anterior para avaliação.

A curadoria é composta pelos artistas Jesser de Souza, ator do LUME Teatro, Juliana Calligaris, Diretora da Cia. Trilhas da Arte e Lawrence Garcia, Diretor da Cia. Apocalíptica. Ao todo, serão selecionados aproximadamente 20 projetos. Os trabalhos são remunerados e os cachês variam conforme a modalidade, podendo chegar até R$ 4.000,00.

"A primeira edição foi uma surpresa muito grande, não esperávamos que o festival tomasse a proporção que tomou. Inscrevemos o projeto no Prêmio Nelson Seixas com a ideia de fazer um festival menor, mas como tivemos muitas inscrições, crescemos o festival e quando percebemos ele já estava com 85 horas de programação contemplando 12 segmentos artísticos diferentes, hoje se tornou o maior projeto da Cia. Apocalíptica. Esse ano a ideia é ser ainda maior, contemplando todo o Estado de São Paulo e ampliando a programação para 100 horas com pelo menos 15 segmentos artísticos diferentes", diz Lawrence Garcia.

No dia 31 de janeiro, será divulgada a lista com todos os selecionados para participar do FestFIM por meio de uma Live no Instagram da Cia Apocalíptica (@cia.apocaliptica).

Todas as informações sobre a 2ª FestFIM estão disponíveis no link www.ciaapocaliptica.com/festfim2.

Sobre o Festival

O FestFIM é um festival de artes integradas, não-competitivo e totalmente online sendo uma realização da Cia. Apocalíptica e tendo como propósito o fomento da produção artística do interior paulista em tempos de demanda reprimida, a 2ª edição do Festival está prevista para acontecer entre 20 a 25 de março de 2021 e a programação contará com cerca de 100 horas de atividades, promovendo uma verdadeira maratona cultural online e se consolidando como o maior festival online de artes integradas do estado de São Paulo.

Em sua primeira edição (agosto/2020), o festival contemplou 12 segmentos artísticos: Teatro, Dança, Música, Circo, Cinema, Performance, Contação de Histórias, Literatura, Pintura, Vídeo Clipe, Bordado e Graffiti, contando com mais de 100 profissionais entre produção e artistas. Para a 2ª Edição projetamos contemplar ao menos 15 segmentos adicionando: Fotografia, Cultura LGBTQIA+ e Hip Hop.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!