CINESESC TRAZ SELEÇÃO DE FILMES DE CINEASTAS PAULISTANAS PARA HOMENAGEAR O ANIVERSÁRIO DE SÃO PAULO NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC
24/01/2021 11:57 em Cinema
Programação especial, que estreia na segunda-feira, 25/01, dia do aniversário de
467 anos da cidade, conta com "Que Horas Ela Volta"? e "Mãe Só Há Uma", de
Anna Muylaert, e "Subsolo", de Sonia Guggisberg; obras têm a cidade de
São Paulo como cenário

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito
de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; para assistir, acesse:

Fotos dos filmes em alta resolução para a imprensa: clique aqui

São Paulo, 22 de janeiro de 2021 - A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. E para comemorar o Aniversário de São Paulo, a série estreia na segunda-feira, 25/01, uma seleção especial de títulos, com as obras "Que Horas Ela Volta?" e "Mãe Só Há Uma", de Anna Muylaert, e "Subsolo", de Sonia Guggisberg. As cineastas paulistanas mostram a cidade de São Paulo como cenário dessas histórias.

"Que Horas Ela Volta?", um dos títulos da diretora, roteirista e produtora, Anna Muylaert, em destaque na seleção da série Cinema #EmCasaComSesc, traz a atriz Regina Casé no papel de Val, uma nordestina que deixa sua filha, Jéssica (Camila Márdila), aos cuidados de parentes em Pernambuco para trabalhar como babá numa família de classe alta, em São Paulo. Treze anos mais tarde, Val se torna uma segunda mãe para o menino Fabinho. A ação do filme começa quando a adolescente Jéssica vai prestar vestibular, em São Paulo. Classificação indicativa: 12 anos. Já em "Mãe Só Há Uma", a diretora conta a história do adolescente Pierre, cuja vida vira de cabeça pra baixo quando ele recebe uma denúncia e é obrigado a fazer um teste de DNA. Após o resultado, ele descobre que sua mãe não é sua mãe biológica. Classificação indicativa: 16 anos.

Outra sugestão da programação especial da série, é o documentário "Subsolo", da artista, pesquisadora e videomaker Sonia Guggisberg. O filme, sobre a obra interrompida nos anos 1970 abaixo da Avenida Paulista, procura mostrar que narrativas enterradas nunca terminam, mesmo quando relegadas à invisibilidade. O documentário tem depoimentos de nomes como Boris Casoy (porta voz do prefeito da cidade, na época), de Nadir Mezerani (arquiteto, que a partir da pesquisa da artista redesenhou o projeto) e de Celso Franco (urbanista). Classificação indicativa: livre.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc


ESTREIAS 25/01

QUE HORAS ELA VOLTA?
Dir.: Anna Muylaert | Brasil | 2015 | 114 min | Ficção | 12 anos
Val é uma nordestina que deixa sua filha aos cuidados de parentes em Pernambuco para trabalhar como babá numa família de classe alta, em São Paulo. Treze anos mais tarde, ela tornou-se uma segunda mãe para o menino Fabinho. A ação do filme começa quando Jéssica, sua filha adolescente vai para São Paulo prestar vestibular. Sua personalidade forte mexe na hierarquia social da família e consequentemente questiona a rigidez dos papéis sociais vigentes.

MÃE SÓ HÁ UMA
Dir.: Anna Muylaert | Brasil | 2016 | 88 min | Ficção | 16 anos
A vida do adolescente Pierre vira de cabeça pra baixo quando recebe uma denúncia e é obrigado a fazer um teste de DNA. Após o resultado, ele descobre que sua mãe não é sua mãe biológica e é obrigado a trocar de família, de nome, de casa, de escola… e de gênero?

SUBSOLO
Dir.: Sonia Guggisberg | Brasil | 2013 | 25 min | Documentário | Livre
A artista Sonia Guggisberg apresenta o documentário Subsolo, sobre a obra interrompida nos anos 1970 abaixo da Avenida Paulista. Neste trabalho, procura mostrar que narrativas enterradas nunca terminam mesmo quando relegadas à invisibilidade. O documentário tem depoimentos de Boris Casoy (porta voz do prefeito da cidade, na época), do arquiteto Nadir Mezerani (que a partir da pesquisa da artista redesenhou o projeto), do urbanista Celso Franco, entre outros. Sobre o documentário, o antropólogo francês Jacques Leenhardt escreveu: "a ideia de urbanismo subterrâneo permaneceu suspensa entre a utopia e o nada, como um poço obscuro do qual, quarenta anos mais tarde, a verdade ainda tem que ser descoberta".

[Filmes disponíveis até 07/02]

CINESESC

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Série Cinema #EmCasaComSesc

Desde o início de junho de 2020, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc.

SIGA O CINESESC NAS REDES:

Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.


+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto de 2020, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo HYPERLINK "https://ytereremazalele.i-mpr.com/link.php?code=bDpodHRwcyUzQSUyRiUyRnd3dy5zYW9wYXVsby5zcC5nb3YuYnIlMkZwbGFub3NwJTJGOjE5MDA1OTcwNjQ6Ym9yZ2VzZGFtYXR0YUBob3RtYWlsLmNvbTo1Zjg5Mzc="Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: https://www.sescsp.org.br/sescdigital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!