Offline
CINESESC EXIBE FILME DE WOODY ALLEN, DOCUMENTÁRIOS E TITÚLO INÉDITO PARA A GAROTADA NA PROGRAMAÇÃO DA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC E REALIZA LIVE SOBRE A OBRA DE LEON HIRSZMAN
02/02/2021 15:12 em Cinema
Na quinta-feira, 04/02, entram em cartaz o título "Tudo Pode Dar Certo", os
documentários "De Gravata e Unha Vermelha" e "Aconchego da Tua Mãe",
além da animação inédita "A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília", no
CineClubinho; no dia 02/02, às 20h, o CineSesc promove em seu Instagram
o bate-papo virtual "Leon Hirszman, Por Um Cinema Popular", como parte
da programação da Retrospectiva Leon Hirszman

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito
de filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; para assistir, acesse:

Fotos dos filmes em alta resolução para a imprensaclique aqui

 
São Paulo, 01 de fevereiro de 2021 - A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há sete meses e com mais de 1 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Nesta quinta-feira (04/02), a série estreia o título "Tudo Pode Dar Certo", os documentários "De Gravata e Unha Vermelha" "Aconchego da Tua Mãe", além da animação inédita "A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília", para a garotada, pelo CineClubinho. Esta semana, o CineSesc realiza ainda, na terça-feira (02/02), às 20h em seu Instagram (instagram.com/cinesescsp), o bate-papo "Leon Hirszman, Por Um Cinema Popular", em homenagem aos 40 anos do filme "Eles Não Usam Black-Tie", dirigido por Hirszman e disponível na Retrospectiva Leon Hirszman, em cartaz até o dia 09/02 .

Abrindo a programação da semana da série Cinema #EmCasaComSesc, o filme "Tudo Pode Dar Certo, de Woody Allen, fala de Boris Yellnikoff (Larry David), um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele se considera o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, certo dia, diz que está interessada nele. Classificação indicativa: 14 anos.

Para quem prefere documentário, a série traz duas obras em sua programação. O título "De Gravata e Unha Vermelha", de Miriam Chnaiderman, conta com depoimentos de grandes nomes de um mundo transgressor, onde a sexualidade é reinventada, e cria uma vertigem a partir do jeito que cada um encontra de se respeitar na construção do próprio corpo. O estilista Dudu Bertholini entrevista e revela as experiências peculiares de Laerte, Rogéria, Ney Matogrosso, Johnny Luxo e Candy Mel, entre outras personalidades. Classificação indicativa: 12 anos.

Já a obra "Aconchego da Tua Mãe", de Adam Golub, retorna à plataforma após exibição especial 24h em homenagem ao Dia da Visibilidade Trans, comemorado em 29 de janeiro, e conta a história de Indianara Siqueira, ativista trans, e de seu projeto, a Casa Nem, durante seu período mais turbulento. O documentário relata desde a campanha de Indianara como candidata a vereadora do Rio de Janeiro, até o momento em que a Casa Nem luta para se manter no seu tradicional local. Classificação indicativa: 16 anos.

Pelo CineClubinho, espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infantojuvenil, estreia a animação inédita "A Famosa Invasão dos Ursos na Sicília", de Lorenzo Mattotti, obra vencedora do Prêmio da Fundação GAN para o cinema no Festival Internacional de Animação de Annecy, Prêmio de Melhor Filme e Menção Especial do Juri, no Festival de Cinema de Sevilha, em 2019, além de ter recebido seis indicações no Festival de Cannes 2019 e ter sido indicada ao Prêmio César na categoria de melhor filme de animação, em 2020. Tudo começa quando Tonio, o filho do rei dos ursos, é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília. Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide invadir a planície habitada pelos homens. Com a ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens. Baseado na novela homônima de Dino Buzzati.

E até o dia 09 de fevereiro, é possível conferir na plataforma do Sesc Digital a programação de núcleo histórico em homenagem ao diretor, produtor e roteirista Leon Hirszman (1937 - 1987). Além da exibição de filmes, no dia 02 de fevereiro (terça-feira), às 20h, acontece no Instagram do CineSesc (instagram.com/cinesescsp) o bate-papo "Leon Hirszman, Por Um Cinema Popular", em homenagem aos 40 anos do filme "Eles Não Usam Black-Tie", dirigido por Hirszman e disponível na Retrospectiva Leon Hirszman. Conduzido por Reinaldo Cardenuto (autor do livro "Por um cinema popular: Leon Hirszman, política e resistência", Ateliê Editorial, 2020), o encontro tem a participação de Carlos Augusto Calil, Lauro Escorel, Eduardo Morettin, Eduardo Escorel e Maria Hirszman. A partir das pesquisas e das memórias dos convidados, a herança do cineasta será retomada. Para saber mais sobre os títulos da retrospectiva, acesse sescsp.org.br/leonhirszman.

 
PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc


ESTREIA 04/02

TUDO PODE DAR CERTO
Dir.: Woody Allen | EUA, França | 2009 | 92 min | Ficção | 14 anos
Boris Yellnikoff (Larry David) é um velho rabugento que tem o hábito de insultar seus alunos de xadrez. Ex-professor da Universidade de Columbia, ele considera ser o único capaz de compreender a insignificância das aspirações humanas e o caos do universo. Um dia, prestes a entrar em seu apartamento, Boris é abordado por Melodie St. Ann Celestine (Evan Rachel Wood), que lhe implora para entrar. Ele atende ao pedido, a contragosto. Percebendo sua fragilidade, Boris permite que ela fique no apartamento por alguns dias. Ela se instala e, com o passar do tempo, não aparenta ter planos de deixar o local. Até que um dia lhe diz que está interessada nele.

DE GRAVATA E UNHA VERMELHA
Dir.: Miriam Chnaiderman | Brasil | 2004 | 86 min | Documentário |12 anos
Com depoimentos de grandes nomes de um mundo transgressor, onde a sexualidade é reinventada, o documentário cria uma vertigem a partir do jeito que cada um encontra de se respeitar na construção do próprio corpo. O estilista Dudu Bertholini entrevista e revela as experiências peculiares de Laerte, Rogéria, Ney Matogrosso, Johnny Luxo, Candy Mel e outras personalidades.

ACONCHEGO DA TUA MÃE
Dir.: Adam Golub | Brasil | 2020 | 76 min | Documentário |16 anos
O documentário conta a história de Indianara Siqueira, ativista trans, e de seu projeto, a Casa Nem, durante seu período mais turbulento. O documentário relata desde a campanha de Indianara como candidata a vereadora do Rio de Janeiro, até o momento em que a Casa Nem luta para se manter no seu tradicional local.

CINECLUBINHO

A FAMOSA INVASÃO DOS URSOS NA SICÍLIA
Dir.: Lorenzo Mattotti | Itália, França | 2019 | 82 min | Animação | Livre
Baseado na novela homônima de Dino Buzzati. Tudo começa quando Tonio, o filho do rei dos ursos, é capturado por caçadores nas montanhas da Sicília... Alegando o rigor de um inverno que ameaça matar de fome o seu povo, o rei decide então invadir a planície habitada pelos homens. Com ajuda de seu exército e de um mágico, ele consegue obter a vitória e acaba por reencontrar Tonio. Porém logo chega à conclusão de que o povo dos ursos não foi feito para viver no país dos homens.


RETROSPECTIVA LEON HIRSZMAN
(sescsp.org.br/leonhirszman)

ATÉ 09/2

Títulos - "São Bernardo", "Eles Não Usam Black-Tie", "Cantos de Trabalho no Campo-Mutirão", "Cantos de Trabalho no Campo-Cacau", "Cantos de Trabalho no Campo-Cana-de-Açúcar", "ABC da Greve", "Pedreira de São Diogo""Megalópolis", "Ecologia", "Maioria Absoluta", "Nelson Cavaquinho", "Cantos de trabalho no campo", "Posfácio: entrevista com a dra. Nise da Silveira", "Imagens do Inconsciente: Fernando Diniz - Em Busca do Espaço Cotidiano", "Imagens do Inconsciente: Adelina Gomes - No Reino das Mães" "Imagens do Inconsciente : Carlos Pertuis - A Barca do Sol".

02/02, ÀS 20H
BATE-PAPO VIRTUAL "LEON HIRSZMAN, POR UM CINEMA POPULAR"

Onde: Instagram do CineSesc (instagram.com/cinesescsp)
Com: Reinaldo Cardenuto, Carlos Augusto Calil, Lauro Escorel, Eduardo Morettin, Eduardo Escorel e Maria Hirszman.

 
CINESESC

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Série Cinema #EmCasaComSesc

Desde o início de junho de 2020, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc.

SIGA O CINESESC NAS REDES:

Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.


+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto de 2020, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: https://www.sescsp.org.br/sescdigital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!