CINESESC EXIBE FILME DE MARCO BELLOCCHIO, DRAMA SÉRVIO E DOCUMENTÁRIOS BRASILEIROS PREMIADOS NA SÉRIE CINEMA #EMCASACOMSESC
15/02/2021 18:11 em Cinema
Na quinta-feira, 18/02, estreiam na programação as ficções "A Bela que Dorme"
e "Cicatrizes", os documentários "Janela da Alma" e "Espero Tua (Re)Volta",
e a animação "Cãestronautas", para a garotada, pelo CineClubinho

A série Cinema #EmCasaComSesc oferece a cada semana streaming gratuito de
filmes em alta qualidade e sem necessidade de cadastro; para assistir, acesse:

Fotos dos filmes em alta resolução para a imprensaclique aqui

São Paulo, 12 de fevereiro de 2021 - A série Cinema #EmCasaComSesc, realizada pelo Sesc São Paulo há oito meses e com mais de 1,3 milhão de visualizações, disponibiliza gratuitamente ao público novos filmes em streaming pela plataforma do Sesc Digital. Na próxima quinta-feira (18/02), a série estreia as ficções "A Bela que Dorme" e "Cicatrizes", os documentários "Janela da Alma" e "Espero Tua (Re)Volta", e a animação "Cãestronautas", para a garotada, pelo CineClubinho.

O filme "A Bela que Dorme", de Marco Bellocchio, conta a história de Eluana Englaro, que está em coma vegetativo há 17 anos. Entre diversas polêmicas religiosas e morais, seu caso é levado ao parlamento italiano, que pode decidir desligar os aparelhos que a mantêm viva. A situação de Eluana reflete na vida de diversos personagens, com crenças e ideologias muito diferentes. O drama italiano foi eleito Melhor Filme pela crítica especializada na 36ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, em 2012. Classificação indicativa: 14 anos.

Outra sugestão de ficção é o filme sérvio "Cicatrizes", de Miroslav Terzic. Inspirado em eventos reais e ambientado na contemporânea Belgrado, a obra conta a história de uma mulher que acredita que seu filho recém-nascido foi roubado dela há 18 anos, quando lhe disseram que ele havia morrido. Com obsessão e perseverança, ela luta uma última vez contra a polícia, a burocracia hospitalar e até contra sua própria família, a fim de descobrir a verdade. Classificação indicativa: 12 anos

Já para quem prefere documentário, a série traz duas opções premiadas de obras nacionais. Em "Janela da Alma", de João Jardim e Walter Carvalho, dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual - da miopia discreta à cegueira total - narram como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. Celebridades como o escritor e prêmio Nobel José Saramago (1922-2010), o músico Hermeto Pascoal e o diretor Wim Wenders fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão. O filme resulta em uma reflexão emocionada sobre o ato de ver ou não ver o mundo. Vencedor dos prêmios de Melhor Documentário Nacional, pelo público, e Melhor Documentário, pela crítica, na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo de 2001, além do prêmio de Melhor Documentário no Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, em 2003. Classificação indicativa: livre.

Já "Espero Tua (Re)Volta", de Eliza Capai, mostra os estudantes que saíram às ruas e ocuparam escolas, protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva, quando a crise se aprofundou no Brasil. O documentário acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade. O filme conquistou dois prêmios importantes no Festival de Cinema de Berlim, em 2019: Anistia Internacional e o Prêmio da Paz. Classificação indicativa: 12 anos.

Pelo CineClubinho, espaço na Plataforma Sesc Digital que apresenta o melhor do cinema infantil e infantojuvenil, estreia a animação russa "Cãestronautas", de Inna Evlannikova e Svyatoslav Ushakov. Esta é a história real de Belka e Strelka, dois cães que foram enviados ao espaço pela União Soviética em 1960. Um cão de circo e um cão de rua partem em uma aventura fora do planeta, para se tornarem famosos cosmonautas caninos.

PROGRAMAÇÃO Cinema #EmCasaComSesc

ESTREIA 18/02
[Disponíveis por 30 dias]

A BELA QUE DORME
Dir.: Marco Bellocchio | França, Itália | 2013 | 115 minutos | Ficção | 14 anos
Eluana Englaro está em coma vegetativo há 17 anos. Entre diversas polêmicas religiosas e morais, seu caso é levado ao parlamento italiano, que pode decidir desligar os aparelhos que a mantêm viva. O caso de Eluana reflete na vida de diversos personagens, com crenças e ideologias muito diferentes. Um senador de esquerda (Toni Servillo), que sempre acreditou na morte digna para enfermos, sofre pressões do partido conservador pelo qual foi eleito. Sua filha, Maria (Alba Rohrwacher), é uma militante católica que decide protestar em frente à clínica onde ocorre a hospitalização de Eluana. No local, ela conhece Roberto, cujo irmão é um feroz defensor da eutanásia. Uma mulher, presa a aparelhos, pede em segredo ao marido que acabe com seu sofrimento, mas o pedido chega aos ouvidos da filha. Ao mesmo tempo, uma mãe bastante religiosa (Isabelle Huppert) cuida da filha em coma, enquanto negligencia o resto da família. Por fim, uma mulher dependente de drogas deseja a todo preço cometer suicídio, mas não consegue escapar à vigilância de um médico idealista, que pretende lhe dar uma nova razão para viver.

CICATRIZES
Dir.: Miroslav Terzic | Sérvia | 2019 | 97 minutos | Ficção | 12 anos
Inspirado em eventos reais, ambientado na contemporânea Belgrado, "Cicatrizes" conta a história de uma mulher que acredita firmemente que seu filho recém-nascido foi roubado dela há 18 anos, quando lhe disseram que ele tinha morrido. Com obsessão e perseverança, ela luta uma última vez contra a polícia, a burocracia hospitalar e até contra sua própria família, a fim de descobrir a verdade.

JANELA DA ALMA
Dir.: João Jardim, Walter Carvalho | Brasil | 2001 | 73 minutos | Documentário | Livre
O premiado documentário apresenta dezenove pessoas com diferentes graus de deficiência visual, da miopia discreta à cegueira total, que narram como se veem, como veem os outros e como percebem o mundo. Celebridades como o prêmio Nobel José Saramago (1922-2010), o músico Hermeto Pascoal e o diretor Wim Wenders, fazem revelações pessoais e inesperadas sobre vários aspectos relativos à visão: o funcionamento fisiológico do olho, o uso de óculos e suas implicações sobre a personalidade, o significado de ver ou não ver em um mundo saturado de imagens e, também, a importância das emoções como elemento transformador da realidade. "Janela da Alma" resulta em uma reflexão emocionada sobre o ato de ver ou não ver o mundo.

ESPERO TUA (RE)VOLTA
Dir.: Eliza Capai | Brasil | 2019 | 93 minutos | Documentário | 12 anos
Quando a crise se aprofundou no Brasil, os estudantes saíram às ruas e ocuparam escolas protestando por um ensino público de qualidade e uma cidade mais inclusiva. "Espero Tua (Re)volta" acompanha as lutas estudantis desde as marchas de 2013 até a vitória do presidente Jair Bolsonaro em 2018. Inspirada pela linguagem do próprio movimento, o filme é conduzido pela locução de três estudantes, representantes de eixos centrais da luta, que disputam a narrativa, explicitando conflitos do movimento e evidenciando sua complexidade.

CINECLUBINHO

CÃESTRONAUTAS
Dir.: Inna Evlannikova, Svyatoslav Ushakov | Rússia | 2010 | 85 min | Animação | Livre
Esta é a história real de Belka e Strelka, dois cães que foram enviados ao espaço pela União Soviética em 1960. Um cão de circo e um cão de rua partem em uma aventura fora do planeta para se tornarem famosos cosmonautas caninos!

CINESESC

Um dos cinemas de rua mais queridos da cidade, o CineSesc iniciou seu funcionamento em 21 de setembro de 1979, no número 2075 da rua Augusta, na cidade de São Paulo, e se dedica à missão de fomentar a difusão do cinema de qualidade, exibindo obras que muitas vezes ficam fora do circuito comercial nas salas de cinema e plataformas online. Sua programação inclui grandes e pequenas produções do mundo todo.

Além de integrar o corpo de curadores em mostras especiais, o CineSesc também recebe festivais importantes do calendário cinematográfico paulistano, como a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, Festival Mix Brasil e o Festival Internacional de Curtas Metragens de São Paulo, entre outros. O cuidado com a programação tem reconhecimento do público e da crítica, que o elegeu, por diversas vezes, a melhor sala especial de cinema na cidade de São Paulo.

Série Cinema #EmCasaComSesc

Desde o início de junho de 2020, o CineSesc realiza a série Cinema #EmCasaComSesc, em sua plataforma sescsp.org.br/cinemaemcasa, com estreias semanais. A iniciativa de oferecer filmes em streaming em sua nova plataforma digital reforça os aspectos que ancoram a ação institucional do Sesc São Paulo, garantindo o acesso a conteúdos da cultura a variados públicos. Com maior presença no ambiente online, o Sesc amplia sua ação de difusão cultural, de maneira acessível e permanente. O público ganha assim mais um espaço para contemplar, descobrir e redescobrir o cinema, a partir de grandes obras selecionadas, disponibilizadas online e gratuitamente.

Os filmes ficam disponíveis por um período determinado, com alterações e novas estreias semanais a cada quinta-feira (considerando a semana de cinema de quinta à quarta-feira). Há ainda possibilidade de prorrogação da exibição, conforme a demanda do público, além de sessões especiais por períodos menores (como 24h, por exemplo). A curadoria do Cinema #EmCasaComSesc conta com a experiência do CineSesc.

SIGA O CINESESC NAS REDES:
Fase Beta

As versões da plataforma do Sesc Digital encontram-se em fase beta, ou seja, novidades e melhorias serão implementadas a partir das interações que se desenvolverem entre o público e os recursos. Além disso, o catálogo será expandido periodicamente, englobando novas temáticas e linguagens.


+ SESC NA QUARENTENA

Desde o final de agosto de 2020, cinco meses após a suspensão majoritária do atendimento presencial nas unidades, o Sesc São Paulo anunciou uma parcial e gradativa retomada, com um número restrito de atividades, dirigidas aos alunos que já eram inscritos nos cursos de Ginástica Multifuncional, Práticas Corporais e Corrida, além de pacientes das Clínicas Odontológicas cujos tratamentos foram interrompidos pela pandemia. Todas essas atividades estão sendo previamente agendadas, visando restringir a circulação de público no interior das unidades. Em outubro, a instituição anunciou nova etapa da retomada gradual dos serviços, desta vez de Exposições - inicialmente nas unidades da capital, Grande São Paulo, Santos e Taubaté -, das Bibliotecas alocadas nas unidades e a exibição de filmes no CineSesc, tudo mediante agendamento prévio pelo sistema de bilheteria online em sescsp.org.br. Todas as 40 unidades do estado deram início a essa retomada gradual, à medida que os municípios em que estão instaladas atinjam a classificação necessária para reabertura, estabelecida pelo Plano São Paulo do Governo do Estado, e em conformidade com as regulações municipais.

Paralelo à retomada gradual de alguns serviços presenciais, a instituição segue oferecendo um conjunto de iniciativas on-line, que garantem a continuidade de sua ação sociocultural nas diversas áreas em que atua. Pelos canais digitais e redes sociais, o público pode acompanhar o andamento dessas ações e ter acesso a conteúdos exclusivos de forma gratuita e irrestrita. Confira a programação e fique #EmCasaComSesc.

+ Sesc Digital

A presença digital do Sesc São Paulo vem sendo construída desde 1996, sempre pautada pela distribuição diária de informações sobre seus programas, projetos e atividades e marcada pela experimentação. O propósito de expandir o alcance de suas ações socioculturais vem do interesse institucional pela crescente universalização de seu atendimento, incluindo públicos que não têm contato com as ações presenciais oferecidas nas 40 unidades operacionais espalhadas pelo estado. Por essa razão, o Sesc apresenta o Sesc Digital, sua plataforma de conteúdo!

Saiba+: https://www.sescsp.org.br/sescdigital
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!