Offline
Luiz Schwarcz participa do #livecomavila
18/03/2021 16:04 em Literatura
A Livraria da Vila realiza em suas redes sociais uma série especial de entrevistas ao vivo com escritores brasileiros, a #livecomavila. Comandados pelo jornalista e presidente da livraria, Samuel Seibel, os encontros acontecem sempre no perfil da Livraria da Vila no Instagram: @livrariadavila.
No dia 23 de março (terça-feira), Samuel Seibel, presidente da Livraria da Vila, conduz o clássico Live com a Vila, bate-papo com os autores e personalidades literárias nas mídias sociais, com Luiz Schwarcz. O editor, escritor e fundador da Editora Companhia das Letras, falará, entre outros temas, sobre o lançamento de seu livro "O Ar que me falta", que apresenta uma viagem pelas memórias do autor ao passado de sua família em um sensível e detalhado relato de como a depressão e os traumas, próprios e de terceiros, podem tirar o fôlego de qualquer um. O encontro será no Instagram da Livraria da Vila, às 19h.

Na publicação, Schwarcz rememora a história de sua família, que abandonou tudo para fugir ao terror nazista: o pai, húngaro, conseguiu escapar, sozinho, de um trem a caminho do campo de extermínio de Bergen-Belsen, deixando Láios, seu pai, no vagão que acabou por levá-lo à morte; a mãe, croata, teve de decorar aos três anos um novo nome, falso, para embarcar com a família numa saga que os levou primeiro à Itália e depois ao outro lado do Atlântico. Os dois, André e Mirta, se encontraram no Brasil, com as lembranças dolorosas do passado trágico que impactaram sua nova vida. Luiz, filho único, entendeu ser responsável por expurgar as culpas que André carregava por não ter podido evitar o fim extremo do próprio pai - avô do autor -, e se via como o elo a manter estável o casamento de André e Mirta, união cheia de silêncio, dor e incompatibilidade.

Schwarcz é nascido em São Paulo e formado em Administração de empresas na Fundação Getúlio Vargas. Iniciou sua carreira de editor na editora Brasiliense e em 1986 fundou a Companhia das Letras em parceria com sua esposa Lilia Moritz Schwarcz. É autor dos livros infantis "Minha vida de goleiro" (1999) e "Em busca do Thesouro da Juventude" (2003), e das coletâneas de contos "Discurso sobre o capim" (2005) e "Linguagem de sinais" (2010).

O livro está à venda no site da Livraria da Vila.

SERVIÇO - #LivecomaVila
Data: 23/03
Horário: 19h
Luiz Schwarcz
Instagram | @livrariadavila

Sobre a Livraria da Vila - A Livraria da Vila completa 35 anos de mercado, com dez lojas na Grande São Paulo e mais duas unidades no Paraná. Consolidada como referência no cenário editorial, busca cada vez mais apresentar-se como um local acolhedor, receptivo e democrático, tornando-se ponto de encontro dos amantes dos livros, da literatura, da música e das artes. Muito mais do que um lugar que reúne grandes obras da literatura - são mais de 200 mil títulos em seu acervo, continuamente atualizado -, a Livraria da Vila se preocupa em participar ativamente das comunidades que cercam suas unidades. Todos os dias, os mais variados eventos são oferecidos gratuitamente ao público: palestras, rodas de conversa, pocket shows, clubes de leitura e atividades infantis diversas compõem uma programação para lá de especial.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!