Offline
Florencia Ferrer participa do #livecomavila
24/03/2021 09:26 em Literatura
A Livraria da Vila realiza em suas redes sociais uma série especial de entrevistas ao vivo com escritores brasileiros, a #livecomavila. Comandados pelo jornalista e presidente da livraria, Samuel Seibel, os encontros acontecem sempre às 19h no perfil da Livraria da Vila nas redes sociais.

No dia 25 de março (quinta-feira), Samuel Seibel, presidente da Livraria da Vila, conduz o clássico Live com a Vila, bate-papo com os autores e personalidades literárias nas mídias sociais, com Florencia Ferrer. A socióloga argentina falará, entre outros temas, sobre seu livro "Desaparecidos - os anos 70 na Argentina", que lança luzes sobre a discussão dos desaparecidos políticos no país, entre 1973 e 1977, período em que houve 30 mil casos registrados. Além da autora, participam da entrevista Emir Sader, filósofo, professor de sociologia e cientista político brasileiro e Amelinha Teles, ativista de Direitos Humanos, membro da Comissão de Familiares de Desaparecidos no Brasil e da Comissão da Verdade do Estado de São Paulo "Rubens Paiva". O encontro será no Facebook da Livraria da Vila.

A publicação de Florencia levanta a tese de que o desaparecimento político parece ter sido uma arma de biopoder aperfeiçoada por um setor da direita cívico-militar argentina e se baseia nas pesquisas realizadas durante sua dissertação de mestrado. A figura do desaparecido é tão marcante e reveladora sobre a década de 70, que questionar o motivo desses desaparecimentos transporta o leitor para esmiuçar as engrenagens do conflito social, político e econômico da Argentina durante essa década. Florencia ressalta que boa parte desses desaparecimentos ocorreram entre 1973 e 1976, período em que o país ainda tinha um regime democrático.

A autora é formada em sociologia pela Universidade de Buenos Aires, Mestre, Doutora e Pós Doutora pela Universidade de São Paulo (USP). Ao longo de décadas atuou com políticas públicas, e em sua trajetória como pesquisadora investigou, entre outros temas, o cenário sociopolítico argentino. A militância está presente em sua vida desde criança, aos 13 anos já se manifestava contra a ditadura militar, em um contexto de clandestinidade.

O livro está à venda no site da Livraria da Vila.

SERVIÇO - #LivecomaVila
Data: 25/03
Horário: 19h
Florencia Ferrer, Emir Sader e Amelinha Teles
Facebook | Livraria da Vila

Sobre a Livraria da Vila - A Livraria da Vila completa 35 anos de mercado, com dez lojas na Grande São Paulo e mais duas unidades no Paraná. Consolidada como referência no cenário editorial, busca cada vez mais apresentar-se como um local acolhedor, receptivo e democrático, tornando-se ponto de encontro dos amantes dos livros, da literatura, da música e das artes. Muito mais do que um lugar que reúne grandes obras da literatura - são mais de 200 mil títulos em seu acervo, continuamente atualizado -, a Livraria da Vila se preocupa em participar ativamente das comunidades que cercam suas unidades. Todos os dias, os mais variados eventos são oferecidos gratuitamente ao público: palestras, rodas de conversa, pocket shows, clubes de leitura e atividades infantis diversas compõem uma programação para lá de especial.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!