Crianças aprendem cores e formas em casa com obras de Tarsila do Amaral
24/03/2021 09:28 em Literatura
"Tarsilinha e as Cores" e "Tarsilinha e as Formas", da Editora Melhoramentos, ensinam e inspiram por meio de obras de arte

 
 
As obras de Tarsila do Amaral encantam crianças e adultos pela exuberância de suas cores, traços e personalidade. Agora, pais e filhos têm a chance de explorar um novo olhar e aprender juntos com algumas de suas principais pinturas em ´´Tarsilinha e as Cores`` e ´´Tarsilinha e as Formas``, da Editora Melhoramentos, pela primeira vez em uma edição com acabamento especial, incluindo papel com gramatura de 120g, lombada e orelha.

 
 
Os livros trazem páginas recheadas com obras famosas da maior artista plástica do Brasil, como Abapuru, A Cuca, Antropofagia, Caipirinha, Manacá e muitas outras. Em "Tarsilinha e as Cores", conhecemos a beleza das cores que compõe as pinturas da artista e as comparamos com aquilo que enxergamos no nosso dia a dia. Em "Tarsilinha e as Formas", além de ensinar as formas geométricas por meio dos elementos que compõe as pinturas, a personagem mostra como podemos usá-la para desenhar uma série de coisas, como o Sol, as casas e uma igreja.

Com ilustração de Cris Alhadeff, as duas histórias foram escritas por Patrícia Engel Secco, autora premiada pelo International Board on Books for Young People (IBBY), e Tarsilinha do Amaral, sobrinha-neta da artista e palestrante especializada em sua vida e obra.

"As pinturas da Tarsila conversam muito com o público infantil porque são alegres, coloridas e trazem bastante da infância dela. É muito legal ver as crianças mergulhando nas obras e aprendendo com elas não só na sala de aula, mas agora também com seus pais. Com esta repaginada da Editora Melhoramentos, o livro ficou ainda mais atrativo e divertido", afirma Patrícia.


Na opinião de Tarsilinha, um dos grandes sucessos das obras de sua tia vem da conexão que ela tem com o público infantil. "Sua infância é marcante nas obras. Vemos muito do que ela viveu nas fazendas do pai, como as cores do interior, as paisagens rurais, a fauna e a flora. Na escola, as crianças aprendem sobre sua vida, que tinha 40 gatos, subia em árvore e catava maracujá. Então, achamos que seria maravilhoso trazer a própria Tarsilinha para ter esse contato com as crianças."

A sobrinha-neta da artista conta ainda que se impressiona com o conhecimento dos pequenos sobre as pinturas. "Até os menores sabem os nomes das obras e informações que nem os pais conhecem." A autora, que tem o mesmo nome da artista, agradece pela homenagem que seus pais fizeram. "É muito legal quando encontro as crianças e elas me confundem com a pintora. Eu acabo materializando minha tia e aproximando as crianças deste mito que foi a Tarsila. É mágico."

Sobre as autoras

Patrícia Engel Secco dedica-se à literatura infantil há mais de vinte anos, com a certeza de que a criança que lê se torna um cidadão ciente de seus direitos e consciente de suas responsabilidades. Já publicou quase trezentos títulos, todos com temas ligados ao desenvolvimento sustentável, como cidadania, ecologia, valores humanos, qualidade de vida, direitos da criança, educação, inclusão social, saúde e pluralidade cultural. Várias obras da autora foram premiadas pelo International Board on Books for Young People (IBBY) e pela União Brasileira de Escritores (UBE), tendo em vista a qualidade e o conteúdo de seus livros, apresentados de maneira clara e sensível.

Tarsilinha do Amaral é sobrinha-neta da artista Tarsila do Amaral. Bacharel em Direito pela PUC-SP e museóloga pelo MAC-USP, também é palestrante especializada na vida e na obra de Tarsila do Amaral e já participou de inúmeras curadorias e consultorias de exposições. Entre outras obras, escreveu O Anel Mágico de Tia Tarsila (Companhia das Letras), Tarsilinha e Um Dia para Não Esquecer (Melhoramentos), em coautoria com Patrícia Engel Secco.

Sobre a ilustradora

Cris Alhadeff é carioca. A arte sempre esteve presente na vida dela e, seguindo essa paixão, se formou em Desenho Industrial pela Escola de Belas Artes da UFRJ. Depois que seus filhos nasceram e de ter trabalhado muitos anos com design e webdesign, Cris redescobriu o mundo da literatura infantil. Para fazer as ilustrações deste livro, usou tinta acrílica e lápis de cor.

Ficha técnica

Obra: Tarsilinha e as Cores
Autor: Engel Secco, Patrícia / do Amaral, Tarsilinha
Ilustrador: Alhadeff, Cris
Número de páginas: 24
Altura: 20,5 cm
Largura: 20,5 cm
ISBN: 978-65-5539-245-6
Preço sugerido: R﹩ 25,00

Obra: Tarsilinha e as Formas
Autor: Engel Secco, Patrícia / do Amaral, Tarsilinha
Ilustrador: Alhadeff, Cris
Número de páginas: 24
Altura: 20 ,5 cm
Largura: 20,5 cm
ISBN: 978-65-5539-246-3
Preço sugerido: R﹩ 25,00

Sobre a Editora Melhoramentos

Há 130 anos a Editora Melhoramentos ocupa posição de destaque nas diversas áreas em que atua, sendo referência no mercado editorial pela qualidade dos seus títulos publicados. À frente do tempo desde sua fundação, ela se distingue pelo pioneirismo, seja na seleção de autores e suas obras, seja no uso de novas tecnologias digitais, como e-book e áudio book.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!