Offline
Mais duradouro do gênero, Festival Música Nova consagra 55ª edição em 2021
06/04/2021 16:06 em Música

unnamed.png

Evento será transmitido on-line e acontece de 10 a 22 de abril com programação gratuita

 

 

De relevância internacional, o Festival Música Nova "Gilberto Mendes" retoma a sua programação em modelo inovador de 10 a 22 de abril de 2021, aliando o real e o virtual. Maior e mais duradouro festival de música contemporânea da América Latina, o evento criado pelo saudoso maestro homônimo (1922-2016) chega à 55ª edição com participação de artistas de Ribeirão Preto, Cubatão, Santos, São Paulo e São Vicente.

A programação é totalmente gratuita e contará com mais de 20 atividades, em um circuito de nove concertos, além de oficinas e palestras que contemplam a música experimental de todos os tempos. A transmissão será feita pelo canal da USP Filarmônica na plataforma YouTube (http://www.youtube.com/uspfilarmonica).

"Nosso objetivo é contribuir para a formação de músicos e plateia, dando visibilidade aos compositores, proporcionando intercâmbio entre artistas, além de democratizar o acesso à arte, à medida que registramos e divulgamos a programação em formato on-line", destaca o diretor artístico Márcio Barreto.

 Segundo Lucas Galon, também diretor artístico do festival, o Música Nova tem uma tradição que vem da música de  vanguarda, principalmente dos anos 60. “Desde que o FMN passou a ter sede em Ribeirão e, agora, aberta a possibilidade de novos públicos em ambiente digital, foram estabelecidas essas linhas para as mais diversas possibilidades, desde a nova consonância até as músicas experimentais de todos os tempos”, explica.

O FMN traz ainda uma tradição de peças compostas para a ocasião, com diversas estreias mundiais, bem como obras de jovens compositores e a interface internacional, com envolvimento de intérpretes e compositores do mundo todo. A direção geral do FMN é de Rubens Russomanno Ricciardi, e direção artística de Márcio Barreto e Lucas Galon, além de direção de produção de Antonio Eduardo Santos e Livio Tragtenberg.

O 55º Festival Música Nova “Gilberto Mendes” é uma realização do Imaginário Coletivo de Arte com apoio do Governo Estadual, via Secretaria de Cultura e Economia Criativa, por meio do ProAC (Programa de Ação Cultural) Expresso LAB e do Governo Federal pela Lei Aldir Blanc. O festival acontece em parceria com o Departamento de Música da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da Universidade de São Paulo (DM-FFCLRP-USP), Academia Livre de Música e Artes (Alma) e a ETMD Ivanildo Rebouças da Silva.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!