Programação da 40tena Cultural traz participação de Ricardo Azevedo
12/04/2021 16:09 em Arte

Atividades, que envolvem a obra do autor infantojuvenil, incluem contação de história e palestras ao vivo, transmitidas pelas redes sociais da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto e também pela TV Câmara. A programação da semana oferece ainda encontro do Clube do Livro, que discutirá a obra de Romain Gary, “A vida pela frente”

Ribeirão Preto (SP), 09 de abril de 2021 – Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto apresenta a programação da semana da 40tena Cultural que inclui contação de história, encontro ao vivo com o escritor infantojuvenil Ricardo Azevedo e mais uma edição do Clube do Livro. Todas as atividades são gratuitas e abertas à população e serão transmitidas pelas plataformas digitais da entidade: https://www.fundacaodolivroeleiturarp.com/), canal do Youtube (https://www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeiraoe Instagram (@fundacaolivrorp).

O primeiro encontro acontece na próxima terça-feira (13/4), às 16 horas, com a atriz ribeirão-pretana, Gracyela Gitirana, que contará a história “Cozinhando com Utopim”, inspirada na obra do autor Ricardo Azedo. A contação foi gravada no espaço cultural da Biblioteca Municipal Guilherme de Almeida. “O utopim é uma semente que aparece nessas histórias e é muito poderosa. Por isso, acredito que essas histórias nunca vão envelhecer”, comenta Gracyela. Segundo ela, o conto tem o intuito de quebrar o paradigma do cotidiano. “Além de ter o olhar de vontade da mudança (e que é possível ser feliz), a história mostra que precisamos criar condições internas para que isso aconteça”.

Encontro com Ricardo Azevedo

Na quarta-feira (14/04), os estudantes têm um encontro marcado, ao vivo e on-line, com o escritor Ricardo Azevedo, em dois horários: às 11h10 e 11h45. O bate-papo, mediado pela professora Marinêz Ricardo, será transmitido também no Programa Escola na TV desenvolvido pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com a Câmara Municipal de Ribeirão Preto, e pelos canais da Fundação, o que permite acesso para todos os interessados em ouvir o autor.

 

Participante de várias feiras literárias pelo mundo, entre elas a FIL, Ricardo Azevedo destaca a importância de estar próximo do público. “É sempre muito gratificante poder conversar com leitores, perceber que a cultura está viva e poder discutir sobre a literatura”. Durante o bate-papo, o autor irá abordar como começou a escrever, falar sobre a diferença entre livros didáticos e livros de literatura e contará ainda um pouco sobre seu trabalho. 

Com 41 anos de carreira, o escritor faz uma reflexão desse tempo e afirma que só terá espaço para transformação no Brasil em um país mais civilizado e equilibrado, quando existirem mais leitores. “Precisamos de mais pessoas que saibam diferenciar os vários tipos de livros existentes e utilizá-los em benefício próprio. Infelizmente, estamos longe disso”, afirma. Ricardo ainda destaca que o encontro é a oportunidade de humanizar a literatura e de se aproximar dos leitores.

As atividades são realizadas pela Prefeitura Municipal de Ribeirão Preto, Secretaria Municipal da Cultura e Turismo, Governo Federal, Lei Aldir Blanc e Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto.

Clube do Livro

O tradicional encontro do Clube do Livro também acontece nessa semana e irá abordar a obra de Romain Gary, “A vida pela frente”. A atividade será transmitida através do Youtube e plataforma digital da instituição, às 16h do sábado (17/04). Os participantes devem acessar o link, disponibilizado na BIO do Instagram da Fundação.

Vencedor do prêmio Goncourt, o “A vida pela frente” tornou-se um dos romances mais vendidos do século XX. Segundo a mediadora, bibliotecária e coordenadora do projeto, Gabriela Pedrão, a obra foi uma sugestão dos participantes do grupo. “É um livro bastante sensível e delicado. É sobre um sobrevivente de Auschwitz. Vamos ter uma reflexão mais introspectiva”, comenta a bibliotecária.

SERVIÇO

Contação de História, “Cozinhando com Utopim”
Com Gracyela Gitirana, atriz
Data: 13 de abril (terça-feira)
Horário: 16h
Plataformas de exibição: plataforma digital – site (
www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

Bate-papo com Ricardo Azevedo
Com Ricardo Azevedo (escritor). Mediação de Marinêz Ricardo (professora)
Data: 14 de abril (quarta-feira)
Horário: 11h10 e 11h45
Plataformas de exibição: Programa Escola na TV (
https://www.youtube.com/channel/UCVHeg_ldv3juI7NZcRShMjA) e plataforma digital (www.fundacaodolivroeleiturarp.com)

Clube do Livro, “A vida pela frente”, de Romain Gary
Com Gabriela Pedrão, bibliotecária e coordenadora do Clube do Livro
Data: 17 de abril (sábado)
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Plataforma digital - site (
www.fundacaodolivroeleiturarp.com) e Youtube (www.youtube.com/user/FeiraDoLivroRibeirao)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 100 atividades e interagiu com mais de 35 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma 
www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!