‘Mostra Museu: Arte na Quarentena’ ocupa mobiliários urbanos de São Paulo com mais de 200 obras de artistas de diversos países
13/04/2021 11:57 em Arte
A partir de 20 de abril, projeto leva imagens de obras de artistas de diversas nacionalidades para painéis digitais e estáticos de São Paulo. Mostra Museu une artes visuais e música, e reúne produção artística mundial realizada durante a pandemia. Público também pode conferir as obras por meio da galeria virtual e de playlists e videoclipes disponíveis no site http://www.mostramuseu.com

Simulação dos painéis que vão receber a Mostra Museu nas ruas de São Paulo


Imagens e vídeos do eixo de música disponíveis neste link
Imagens e vídeos do eixo de artes visuais disponíveis neste link


Fazer da arte um alento em meio às intempéries que o mundo atravessa, fomentar a produção artística da atualidade e democratizar seu acesso, alcançando os mais diversos públicos. Esse é o objetivo da nova ação da Mostra Museu: Arte na Quarentena, iniciativa da Amarello Projetos Integrados que, a partir de 20 de abril, apresenta imagens de mais de 200 obras em mobiliários urbanos da cidade de São Paulo.

As imagens serão exibidas em painéis digitais e estáticos em diversos bairros, como Bela Vista, Bom Retiro, Mooca, República, Santana e Pinheiros e em estações de metrô de São Paulo, nas linhas azul, verde e vermelha.

Idealizado por Chiara Paim Battistoni, nome à frente da Amarello, o projeto incorpora a tecnologia como dispositivo a serviço da troca entre público, obra e artista, aspecto que reforça seu pioneirismo e amplo alcance, potencializado ainda pelo recorte internacional. "Se por um lado toda a situação que estamos vivendo escancarou também nossas fragilidades, por outro, evidenciou saídas coletivas e fortaleceu uma rede de solidariedade e empatia, essenciais para alcançá-las", afirma Chiara.

O corpo de artistas é formado por nomes diversos do circuito nacional e internacional, entre os quais Antonio Bokel (Brasil - RJ), com a obra Atacama Historygram (intervenção em fotografia); Paula Costa (Brasil - RJ), com Reset (vídeo performance); Jade Marangolo (Brasil - SP), com A Casa (muralismo); Samuel de Saboia (Brasil - Pernambuco), com Três Olhos/Acordar (pintura); Mundano (Brasil - SP), com Isolamento Social Sempre Existiu (pintura); Sérgio Helle (Brasil - Fortaleza), com Resurgentis III (arte digital); Raquel Fayad (Brasil - SP), com Gerações II (pintura); Orane Taske (França), com Lockdowned (arte digital); Costas Spathis (Grécia), com A Dança das Mãos Protegidas (filme digital); Ellen Sheidlin (Rússia), com Casa de Vidro (fotografia); Jeremy Cohen (EUA), com Cultura do Telhado em NYC na Quarentena (filme digital); Yari Delgado (Cuba), com Vigília (fotografia); Alexandra Siro (Alemanha), com Lockdown Máquina de Lavar (gif); Serge Siro (Ucrânia), com Escapando da Rotina (fotografia); e Andriana Oborocean (Romênia), com Uma volta pelo bairro (vídeo performance).

Estruturado como um projeto híbrido - online e offline -, a Mostra Museu traz uma intersecção entre artes visuais e a produção musical brasileira, e visa dar luz à produção artística realizada durante o período de isolamento social imposto pela pandemia. Além disso, ainda propõe reflexões sobre sentimentos e percepções do que estamos vivendo.


O acervo de artes visuais está disponível integralmente na plataforma multimídia com conteúdo em português, inglês e espanhol, e nos espaços públicos. Assim como o eixo musical, cujas coletâneas sonoras e videoclipes podem ser acessados via plataforma e por códigos QR Code localizados nos painéis.

Além de dar acesso às playlists e a galeria de artes visuais, os QR Codes localizados nos mobiliários urbanos também direcionam a depoimentos de mais de 170 artistas do mundo todo que contam sobre os seus processos de criação durante a pandemia, e a concepção dos trabalhos selecionados pela curadoria. "Dessa forma, a exposição proporciona ao usuário uma experiência completa do conteúdo da Mostra", pontua Chiara Paim.

Eixo de Artes Visuais

Foto 1 - Antonio Bokel (Brasil - RJ), com a obra Atacama Historygram (intervenção em fotografia)
Foto 2 - Mundano (Brasil - SP) com Isolamento Social Sempre Existiu (pintura)
Foto 3 - Serge Siro (Ucrânia) com Escapando da Rotina (fotografia)

Com curadoria de Ana Carolina Ralston e co-curadoria do The Covid Art Museum (CAM) - museu digital criado no início da pandemia, na Espanha, por Emma Calvo, Irene Llorca e José Guerrer -, o eixo de artes visuais recebeu mais de 1.200 inscrições e agora apresenta uma seleção de 200 obras vindas de 40 países.

A galeria pode ser acessada através da plataforma www.mostramuseu.com e conta com obras criadas a partir de técnicas mistas, como animação, colagem, desenho, vídeo, ready-made, fotoperformance, instalação, pintura e gravura, entre outros. Além do Brasil, também há artistas selecionados de países como Alemanha, Bolívia, China, Cuba, Egito, EUA, França, Grécia, Honduras, Índia, Romênia, Ucrânia e Venezuela.

"A partir da eletrizante onda criativa que turbinou a internet neste período, viu-se o total brilho da mente humana. Aqueles que se consideravam ou não artistas, criaram. E um pouco do que vimos nascer em um ano tão fatal reuniu-se e, agora, mostra seu rosto em um projeto híbrido, que mistura tecnologia, presença e, claro, arte", reflete Ana Carolina Ralston. "O ar que soprou tanto em 2020 também nos trouxe a criatividade de nos reinventarmos. 2021 começa unindo a arte pelo mundo em um projeto sensível que costura essa sinuosa trama que tem como ponto de partida a nossa transformação", complementa a curadora.

A lista completa de artistas, nacionalidades e técnicas está disponível no site da Mostra Museu.

Eixo de Música

eixo de música tem curadoria do jornalista, diretor e roteirista Pedro Henrique França e reúne criações de cerca de 20 nomes da música brasileira contemporânea. São canções e videoclipes que estão disponíveis na plataforma multimídia da Mostra Museu (www.mostramuseu.com).

As playlists e videoclipes estão divididas nas categorias Lado A: Agora Presente e Lado B: Olhar no Futuro. A primeira está focada em artistas consagrados que se reinventaram durante a pandemia, como Majur, Letrux, Criolo feat Milton Nascimento, Baco Exu do Blues, Emicida feat Gilberto Gil, Gal Costa, Pitty e Gaby Amarantos - esta última, que lançou recentemente a canção Vênus em Escorpião, com Urias e Ney Matogrosso, entre outros.

Já a segunda está centrada em novos talentos, como Jup do BairroZé Manoel, Dulcineia, Marina Sena, Numa Ciro, Yan Cloud, MC Kunumi e Kaike, cantor mineiro de 14 anos, que foi revelado à internet pela cantora Duda Beat. "A cultura, mais uma vez, nos ajudou a sobreviver, enquanto os artistas provedores de nossas alegrias se reinventavam em seus silêncios, sem nunca parar", diz o curador Pedro Henrique França.

Serviço

Mostra Museu: Arte na Quarentena

Plataforma: http://www.mostramuseu.com.br I @mostramuseu
Curadoria: Ana Carolina Ralston e co-curadoria The Covid Art Museum (eixo Arte), e Pedro França (eixo Música)
Idealização: Amarello Projetos Integrados

Principais endereços dos painéis digitais e estáticos:


Rua Bela Cintra x Av. Paulista - em frente ao colégio São Luis (painel estático)
Av. Paulista, 1374 - Metrô Trianon Masp (painel digital)
Av. Paulista, 500 - Metrô Brigadeiro (painel digital)
Av. Tiradentes, 615 - Fatec (painel estático)
Av. Ipiranga, 102 x Rua da Consolação (painel estático)
Rua da Mooca, 1839 (painel estático)
Av. Cruzeiro do Sul, 1801, Metrô Tietê - Portuguesa (painel estático)
Av. Brigadeiro Faria Lima, 801 x Largo da Batata - Metrô Faria Lima (painel estático)

Exibição nas estações do Metrô nos painéis digitais das linhas Azul, Verde e Vermelha

Estações do Metrô: Ana Rosa, Barra Funda, Bras, Brigadeiro, Consolação, Luz, Paraíso, República, Santa Cruz, Sé, Tatuapé, Trianon, Itaquera, Jabaquara, São Bento.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!