Offline
"A Primeira Arte" investiga a história da música e aponta problema atuais e suas consequências
13/04/2021 13:41 em Música
Mais recente produção da Brasil Paralelo estará disponível de forma gratuita a partir do dia 14 de abril

São Paulo, 13 de abril de 2021 - Em sua mais nova produção, a media tech Brasil Paralelo se aprofunda na história da música e retrata o empobrecimento da atual produção musical, principalmente no Brasil. A partir de questões sobre a importância, muitas vezes invisível, da música, o documentário "A Primeira Arte" discute seu poder em nossas vidas, apontando que ela molda a expressão humana e dá valor à memória das palavras.

"A Primeira Arte" estará disponível de forma gratuita no portal, no app e no canal do YouTube da Brasil Paralelo a partir de amanhã (14/04).

Ao ouvir diferentes especialistas, o documentário apresenta a influência da música na existência e na atividade humana. O pernambucano João Nogueira, formado em música pela Berklee College of Music (Boston-EUA), cita o filósofo Boécio (480- 525 d.C), um dos fundadores da Escolástica, em seu livro "De Institutione Musica" para indicar a ação da composições em nosso cotidiano.

"Há, no livro, o relato sobre dois jovens que cometeram um ato libidinoso invadindo a casa de uma mulher influenciados por uma músicaOs antigos tinham uma preocupação com a música e se perguntavam se tal ritmo era correto. É fato que a música te conduz para um lugar. Você tem que ter essa noção se você quiser ser livre, senão você vai ter mais um fator que vai te conduzir e não vai exercer teu livre arbítrio", analisa Nogueira.

O instrumento musical mais antigo encontrado até hoje tem 35 mil anos. Isso mostra que a música é um dos principais elementos de formação da humanidade. No decorrer da História, serviu em batalhas, em liturgias de diferentes credos e também celebrou a vida. De acordo com o filósofo grego Platão, a música educa a alma.

Em um dos vídeos promocionais de "A Primeira Arte", a Brasil Paralelo alerta para a pauperização da arte em nossos tempos. "A cada década as músicas estão empobrecendo. Suas letras passam uma mensagem materialista, reforçam a destruição do amor, da justiça e até mesmo glorificam o crime. Temos que tomar consciência da influência do que ouvimos em nossas vidas".

Também participam do documentário pesquisadores e estudiosos como o pianista de renome internacional Alvaro Siviero, especializado em multiculturalidade pelo Lesley College (Cambrigde-Reino Unido), o professor e conferencista Guilherme Freire, mestre em Filosofia, Educação e Literatura, e Alexandre Bezerra, médico cirurgião e musicista, entre outros.


Sobre a Brasil Paralelo: com mais de 190 mil assinantes e mais de 1,7 milhão de inscritos em seu canal no YouTube, a media tech Brasil Paralelo, fundada em 2016, é conhecida por seus documentários e cursos sobre política, história, cultura e filosofia. Em 2020, suas produções foram assistidas por mais de 10 milhões de usuários únicos, e seu faturamento no período foi de cerca de R﹩ 30 milhões. A empresa, que possui mais de 80 colaboradores, além de produzir o conteúdo, faz sua "embalagem", distribuição e monetização no modelo freemium, mantendo, assim, lançamentos abertos ao público com o objetivo de disseminação de cultura de modo gratuito.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!