Offline
Setor de serviços ganha importância frente aos setores industrial e agropecuário no estado de SP
18/01/2017 21:07 em Economia e Negócios
É o que mostra Boletim Estrutura Produtiva, do Ceper/Fundace, com base em análise do PIB dos setores produtivos de 2002 a 2014

 

Em apenas 12 anos, o setor de serviços aumentou sua participação no PIB paulista em 7 pontos percentuais. É o que mostra o Boletim Estrutura Produtiva do Ceper/Fundace, que traça uma análise da evolução do PIB dos setores produtivos paulistas entre 2002 e 2014 (período em que os dados estão disponíveis).

“O ganho de importância do setor de serviços frente aos setores industrial e agropecuário e a consequente transformação da estrutura produtiva é decorrente de um processo natural de uma sociedade que demanda cada vez mais serviços personalizados no lugar de produtos industrializados que são padronizados”, analisa o pesquisador do Ceper Luciano Nakabashi, coordenador do estudo.

Conforme detalha o estudo, o grande salto dados pelo setor de serviços pode ser atribuído ao avanço do comércio no período de 2002 a 2014, período em que o setor quase dobrou a sua participação no Valor Adicionado (VA) das atividades econômicas paulistas. “Esta tendência é preocupante, visto que a perda de participação da indústria vem sendo compensada por um segmento do setor de serviços que exige baixa qualificação e com reduzido potencial de alavancar a economia do estado”, alerta Nakabashi.

Interessante notar que, ainda analisando o setor de serviços, o segmento de transporte, armazenagem e correio apresentou crescimento na participação do VA, o que seria esperado em uma economia onde o comércio ganha relevância, em especial a venda de produtos online.

O setor de logística, de uma forma geral, de alimentação e alojamento são alguns dos segmentos que tendem a ganhar participação no VA paulista ao longo do processo de desenvolvimento da economia no longo prazo. São segmentos, segundo os pesquisadores, que irão demandar mão de obra especializada. “É importante que os centros de ensino técnico e superior estejam preparados para essa necessidade”, pontua o pesquisador do Ceper.

Saúde e educação – O estudo mostra também que saúde e educação privados são segmentos do setor de serviço que tendem a manter um crescimento relativo. Conforme a renda média do cidadão brasileiro for se aumentando, a demanda por estes serviços irá crescer mais do que proporcionalmente, até por conta do esgotamento do setor público na oferta destes serviços, que tende a estimular o crescimento da oferta privada.

Os dados apresentados no levantamento Estrutura Produtiva do Ceper/Fundace mostram uma tendência de crescimento do setor de serviços na economia paulista, fenômeno semelhante ao que ocorre no País. Esta tendência é natural e foi acelerada a partir de 2008 em decorrência da mudança no cenário internacional associado a um câmbio apreciado e elevação dos custos de mão de obra.

Olhando para horizontes mais longos (daqui cerca de 20 anos), Nakabashi aponta que o setor educacional tende a elevar sua participação no valor agregado pela necessidade cada vez maior de se trabalhar com as novas informações e tecnologias, o que exige mais treinamento das pessoas que já estão no mercado de trabalho.

Outra projeção feita pelo pesquisador é com relação ao envelhecimento da população e o surgimento de novas tecnologias e procedimentos médicos. “A tendência é que se gaste cada vez mais da renda com serviços médicos, odontológicos e de saúde de uma forma geral. Pela dificuldade do setor público acompanhar o aumento da demanda em um sistema que já é deficiente e deficitário em termos de oferta e demanda, há uma expectativa iminente de crescimento na oferta destes tipos de serviços no setor privado”, conclui.

Para visualizar o Boletim Estrutura Produtiva/ Janeiro de 2017 na íntegra, acesse o link no site da Fundace: https://www.fundace.org.br/_up_ceper_boletim/ceper_201701_00261.pdf

Ceper – O Centro de Pesquisa em Economia Regional foi criado em 2012 e tem como objetivo desenvolver análises regionais sobre o desempenho econômico e administrativo regional do País. Sua criação reúne a experiência de diversos pesquisadores da FEA-RP (Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade de Ribeirão Preto) da Universidade de São Paulo em pesquisas relacionadas ao Desenvolvimento Econômico e Social em nível regional, a análise de Conjuntura Econômica, Financeira e Administrativa de municípios e Gestão de Organizações municipais, entre outros. A iniciativa de criação do Centro foi dos pesquisadores Rudinei Toneto Junior, Sérgio Sakurai, Luciano Nakabashi e André Lucirton Costa, todos da FEA-RP/USP. Os Boletins Ceper têm o apoio do Banco Ribeirão Preto, Imobiliária Fortes Guimarães, São Francisco Clínicas e Construtora e Incorporadora Stéfani Nogueira.

Fundace – A Fundação para Pesquisa e Desenvolvimento da Administração, Contabilidade e Economia (Fundace) é uma instituição privada sem fins lucrativos criada em 1995 para facilitar o processo de integração entre a FEA-RP e a comunidade. Oferece cursos de pós-graduação (MBA) e extensão em diversas áreas. Também realiza projetos de pesquisa in company além do levantamento de indicadores econômicos e sociais nacionais regionais.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!