Offline
AFPESP abre ao público mostra de livros sobre Revolução de 32
06/07/2023 09:41 em Brasil

Além da biblioteca, a entidade mantém acervo especial sobre o movimento armado de São Paulo contra a ditadura de Getúlio Vargas, exposto na Galeria Jorge Mancini e aberto à visitação neste domingo, 9 de julho

 

Por ocasião das comemorações alusivas à Revolução Constitucionalista de 1932, 9 de julho, a Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) expõe ao público, até o dia 28 deste mês, parte de seu acervo especial de livros sobre o movimento paulista em favor de uma Carta Magna democrática, em contraposição ao governo de Getúlio Vargas.

“Mostra reúne 30 títulos, a maior parte deles composta por relatos históricos que contextualizam o leitor nos aspectos daquela mobilização e engajamento de São Paulo numa causa democrática”, relata Hosaná dos Santos Dantas, gerente da Coordenadoria de Educação e Cultura. A exposição realiza-se por meio do projeto “A Biblioteca da AFPESP destaca”, que confere visibilidade a temas referenciais de cada mês. O acervo é disposto em vitrine diferenciada, à qual os visitantes têm acesso.

O presidente da entidade, Artur Marques, ressalta que a maneira como o regime de Getúlio Vargas descreveu a Revolução de 32 foi a primeira grande fake news política da História do Brasil. “À época, disseminou-se que o movimento tinha sentido separatista, ou seja, que São Paulo pretendia independer-se do País. Esta notícia falsa ganhou grande repercussão e, como a imprensa estava sob controle do governo central, demorou para se esclarecer a verdade, ou seja, que o propósito paulista era em prol do Estado de Direito e de uma constituição democrática”.

Mostra de livros está aberta à visitação na Unidade CBI da AFPESP, localizada à Rua Formosa, 367, 16º andar, no Vale do Anhangabaú. Alguns dos exemplares estão disponíveis para consulta. No local, o bibliotecário Rony de Andrade, responsável pelo espaço, fornecerá orientações de manuseio.

A entidade, além dessa exposição especial de livros, mantém o maior acervo da Revolução de 1932, incluindo armas, uniformes, objetos e documentos. As peças ficam permanente expostas na Galeria Jorge Mancini, à Rua Venceslau Brás, 206, saguão, Sé – São Paulo/SP, de segunda a sexta-feira, das 9 às 16 horas, exceto em feriados. Visitas monitoradas podem ser agendadas pelos telefones (11) 3293.9568 ou 3293.9582. Excepcionalmente neste domingo, 9 de julho, a Galeria estará aberta para visitação e atendimento, também das 9 às 16 horas. 


Fotos da Galeria Jorge Mancini:Imagem 1Imagem 2Imagem 3Imagem 4Imagem 5Imagem 6Fotos dos livros:Imagem 7Imagem 8


Sobre a AFPESP

A Associação dos Funcionários Públicos do Estado de São Paulo (AFPESP) é uma entidade sem fins lucrativos e direcionada ao bem-estar dos servidores civis estaduais, municipais e federais atuantes do território paulista. Fundada há nove décadas, é a maior instituição associativa da América Latina, com cerca de 240 mil associados. 

Está presente em mais de 30 cidades. Tem sede e subsede social no centro da capital paulista, 20 unidades de lazer com hospedagem em tradicionais cidades turísticas litorâneas, rurais e urbanas de São Paulo e Minas Gerais, além de 19 unidades regionais distribuídas estrategicamente no Estado de São Paulo.

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!