Offline
Mozart e Haydn muito bem acompanhados
04/06/2021 18:50 em Música
Orquestra Ouro Preto grava, no Palácio das Artes, disco em homenagem aos

gênios da música

A Orquestra Ouro Preto se junta aos renomados pianistas Cristian Budu e Luiz Gustavo Carvalho para gravar seu 13º disco, desta vez, em homenagem a Mozart e Haydn, dois gênios da música erudita. Com previsão de lançamento para o primeiro semestre de 2022, o disco foi gravado neste mês de maio, no Grande Teatro do Palácio das Artes, em Belo Horizonte (MG), sem público e respeitando todos os protocolos de saúde e segurança para músicos e equipe envolvida na produção.

Em "Orquestra Ouro - Mozart e Haydn", os músicos executam a "Sinfonia nº44" de Haydn e o "Concerto Para Dois Pianos n⁰10", de Mozart, sendo esse último o único concerto para dois pianos feito pelo compositor alemão. Segundo o pianista Cristian Budu, a obra foi composta por Mozart em sua juventude e apresenta um lado mais dramático e operístico do compositor. "É muito lírico e, ao mesmo tempo, com tantos humores e cenas diferentes. Algo único que, eu e o Luiz Gustavo, juntamente com a Orquestra, tivemos uma grande química ao tocarmos juntos", disse.

O disco conta com uma orquestra de cordas, sopros e dois pianos. Para o Maestro Rodrigo Toffolo, "trabalhar Haydn e Mozart é um desafio enorme, mas a Orquestra Ouro Preto está pronta e com maturidade para encarar esses dois grandes clássicos da música mundial, e deixar para o público um pouco da nossa maneira de interpretar esses dois compositores do classicismo europeu, dois Patrimônios da Humanidade", completou.

O concerto inédito demonstra, mais uma vez, a excelência e a versatilidade da Orquestra Ouro Preto, que neste ano, completa 21 anos de atividades, com o reconhecimento de ser uma das principais formações musicais do Brasil.

PIANISTAS CONVIDADOS

Cristian Budu é paulista, filho de romenos, e desponta como referência no mundo pianístico. Venceu o renomado Concurso Internacional Clara Haskil (Grande Prêmio + 2 prêmios extras, incluindo o prêmio do público), mais importante conquista por parte de um pianista brasileiro nos últimos 25 anos. Ganhou também prêmios como Instrumentista do Ano (2017) da APCA e Melhor Concerto do Ano (2016) no Guia da Folha.

Luiz Gustavo Carvalho é belo-horizontino e iniciou seus estudos de piano aos 9 anos de idade. Foi vencedor do II Concurso Nelson Freire para Jovens Solistas, no Rio de Janeiro, e do Mozart Award da Orpheum Stiftung, em Zurique. A revista francesa "Le Monde de la Musique", na edição de fevereiro de 2004, aponta o pianista brasileiro como um dos músicos mais promissores de toda a sua geração.


COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!