Offline
FestA! – Festival de Aprender do Sesc São Paulo retorna ao presencial
07/07/2022 17:47 em Brasil

40 unidades do estado de São Paulo recebem a edição 2022 do

Festival focado em programações que unem artes visuais, tecnologias

e diferentes práticas culturaisaplicadas por educadores, artesãos,

pesquisadores, artistas iniciantes e consagrados

 

 

De 9 a 17 de julho, o Sesc São Paulo realiza a quinta edição do FestA! – Festival de Aprender em todas as suas unidades do estado, com o objetivo de incentivar o prazer pelo fazer artístico em distintas gerações, favorecer o reconhecimento do potencial criador de cada indivíduo, e reforçar à população que o Sesc é um lugar de aprender. Com mais de 350 atividades, programação gratuita – que tem a pluralidade como uma característica marcante - retorna ao formato presencial depois de dois anos.

 

São cursos, oficinas, demonstrações, bate-papos e vivências para todas as idades, com foco em artes gráficas e têxteis, audiovisual, criação de jogos, realidade virtual, HQ, tecnologias digitais, sociais, ancestrais e sustentáveis, proporcionando o contato do público com técnicas construtivas, fotografia, gravura, desenho, modelagem, artesanato, marcenaria, fabricação digital e eletrônica criativa.

 

Como faz desde a sua criação, o FestA! – Festival de Aprender promove a troca e a ampliação de experiências e conhecimentos em artes e tecnologias entre públicos, educadores, artesãos e artistas. Ao participar ou se inscrever em uma das ações, o público terá a oportunidade de aprender sobre as mais diferentes técnicas e habilidades, como fabricar um bongo cajón (instrumento musical), aprender técnicas de cerâmica indígena, participar de um hackathon de criação de verbetes para wikipedia, criar um webdoc, produzir uma panela de barro, construir um totem wi-fi movido à energia solar, criar jogos de cartas e tabuleiro, fazer curso de dublagem, construir carrinhos de rolimã e discutir  sobre algoritmos e segurança da informação   entre outras.

 

Para Danilo Santos de Miranda, diretor do Sesc São Paulo “atividades de experimentação nas artes são fundamentais para facilitar a aproximação de variados públicos ao universo artístico, permitindo criar momentos de lazer e aprendizagem. A rede de unidades do Sesc constitui, neste sentido, um privilegiado sistema para o oferecimento de cursos e oficinas em artes e tecnologias, favorecendo não apenas o acesso do público, mas a apresentação e circulação de distintos profissionais do ensino das artes, em ações marcadas pela cooperação e compartilhamento de saberes”.

 

Um dia antes da abertura oficial do festival acontece no Poupatempo Sé em São Paulo - capital (dia 8 de julho, sexta-feira, das 11h30 às 15h30) a Feira de demonstrações de ferramentas com diversos artífices e educadores apresentando técnicas e ferramentas utilizadas em seus ofícios ligados a marcenaria, pequenos reparos caseiros, mecânica automotiva e entalhe em madeira, entre outros.

 

Destaques Sesc Ribeirão

No Sesc Ribeirão, enquanto os participantes do ateliê de Microzines, com Marcio Sno, criam pequenas publicações no formato de 3x3cm, com conteúdos diversos que vão desde letras de músicas a poemas, os participantes de Dedoches e Dedolengos, com o Coletivo Unsquepensa, fazem suas versões pequeninas de fantoches, controlados pelos dedos, e produzidos por diversos materiais com uma diversão final garantida, nas encenações em cenários pré-montados.

Além dessas, a programação da unidade está recheada de atividades que integram toda a família, as atividades iniciam no dia 9/7 e em Ribeirão se estendem até o dia 15/7.

 

Programação completa do FestA! Sesc Ribeirão

 

ateliês 

Ateliê de microzines 

Com Marcio Sno 

Microzines são pequenas publicações no formato de 3x3cm. O conteúdo pode ser baseado em letras de músicas, poemas ou reflexões pessoais. Nessa atividade para todas as idades, é só se sentar e produzir. Todos sairão com sua produção em mãos, na hora. 

Marcio Sno é paulista, zineiro, jornalista, ilustrador, pesquisador, produtor de vídeos e educador. Criador do personagem Encostinho. 

Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30. 

Convivência. 80 vagas por ordem de chegada. 

Livre 

Grátis. 

https://www.sescsp.org.br/programacao/atelie-de-minizines/ 

 

Dedoches e dedolengos - Fantoches de Dedo 

Com Coletivo Unsquepensa 

Dedoches são versões pequeninas de fantoches, controlados pelos dedos. Há uma infinidade de materiais que podem ser usados para sua criação e uma quantia ainda maior de histórias que podem ganhar vida. Nesse ateliê, todos poderão criar os personagens que preferirem, para, ao final, brincarem com outros participantes em cenários pré-montados. 

Unsquepensa é um coletivo mutante de criação voltada ao comércio de ideias, situado em Araraquara-SP. Mutante, pois se transforma de acordo com a ideia a ser desenvolvida. Seus membros mutantes são amigos, artistas de várias áreas, que entendem e executam o plano da vez. 

Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 10h às 12h e das 13h30 às 15h30. 

Convivência. 80 vagas por ordem de chegada. 

Livre 

Grátis. 

https://www.sescsp.org.br/programacao/dedoches-e-dedolengos/ 

 

oficinas 

Feltragem de Coelhinho de Lã 

Com Estúdio Lãpião 

Criação de pequeno coelho de lã cardada utilizando técnicas de feltragem com opção com ou sem agulha, para participantes de todas as idades. Inicialmente será realizada uma breve apresentação da lã cardada, seu processo de beneficiamento e princípios básicos de uso, seguida da confecção de um pequeno coelho utilizando técnicas de nós e torções na lã. 

Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, às 10h, às 11h, às 14h e às 15h. 

Espaço Múltiplo Uso. 12 vagas por horário por ordem de chegada 

Livre 

Grátis. 

https://www.sescsp.org.br/programacao/feltragem-de-coelhinho-de-la/ 

 

Mini Terrários 

Com Cris Coelho 

Terrários são recipientes onde são colocadas as condições ideais para reprodução de seres vivos, como plantas, por exemplo. Nesse caso, ele ganha outra proporção: em miniatura o tom também caminha para um lado mais fantasioso, podendo os participantes criarem cenas que remetam a algo fantástico. 

Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 10h às 11h30. 

Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas por dia. 

10 anos 

Grátis. Inscrições a partir de 6/7 em inscricoes.secsp.org.br  

https://www.sescsp.org.br/programacao/mini-terrarios-festa/ 

 

curso 

Mini Cenas em biscuit 

Com Estúdio Fabro 

O participante será convidado a criar, com o uso de porcelana fria - ou o popular biscuit - cenas cotidianas em formato biscuit, que poderão ser utilizadas como bottons ou imãs de geladeira. 

Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 14h às 17h. 

Espaço de Tecnologias e Artes. 20 vagas por dia por ordem de chegada 

12 anos 

Grátis.  

https://www.sescsp.org.br/programacao/mini-cenas-em-biscuit/ 

 

demonstração 

Teatro Lambe-Lambe 

Com Cia A DitaCuja 

No teatro de lambe-lambe, pequenas apresentações acontecem dentro de uma caixa cênica em miniatura. O espectador pode acompanhar por meio de um pequeno buraco diversas histórias - divertidas, comoventes, fantasiosas, numa técnica de teatro de animação que faz miniaturas diversas ganharem vida com a manipulação de seus criadores. 

O núcleo de pesquisa de teatro lambe-lambe Teatro de Caixeiros nasceu em 2012 como um centro de estudos, pesquisas e difusão do teatro lambe-lambe na cidade de Ribeirão Preto (SP) e região, apoiado pela Cia. A DitaCuja e orientação da Cia. Andante, grupo de teatro lambe-lambe de Itajaí (SC). Tem como objetivo a pesquisa dessa linguagem genuinamente brasileira de teatro de animação, e integra-se a uma rede de grupos que atua na difusão do Teatro Lambe-lambe em toda a América latina. 

Dias 9 e 10/7, sábado e domingo, das 14h às 17h. 

Toda a Unidade. 

Livre 

Grátis. 

https://www.sescsp.org.br/programacao/teatro-lambe-lambe/ 

 

cursos 

Mini esculturas - Feltragem de lã 

Com Estúdio Lãpião 

Criação de miniaturas a partir das técnicas de feltragem, que consiste em moldar com agulha pedaços de lã cardada. Ao longo de quatro encontros, será confeccionada uma pequena escultura de uma mulher com um bebê no colo, com aproximadamente 15cm. Plano de aulas 

Encontro 1: breve apresentação da lã cardada, seu processo de beneficiamento e princípios básicos de uso e início da estrutura da peça. 

Encontro 2: estruturação da peça e sua superfície (figuração da mulher). 

Encontro 3: figuração e superfície do bebê. 

Encontro 4: finalização e acabamentos. 

 De 12 a 15/7, terça a sexta, das 14h30 às 17h30. 

Espaço de Tecnologias e Artes. 10 vagas. 

12 anos 

Grátis. Inscrições a partir de 6/7 em inscricoes.secsp.org.br  

https://www.sescsp.org.br/programacao/mini-esculturas-feltragem-de-la/ 

 

Mais informações sobre a programação

As atividades são gratuitas. Parte da programação tem acesso livre, com entrega de senha no local do evento com meia hora antes do seu início. Porém, em algumas atividades é necessário fazer inscrição online antecipada (abertas a partir do dia 6 de julho, às 15h) em https://inscricoes.sescsp.org.br/online/#/inscricao(necessário filtrar pela unidade de interesse).

 

A programação completa do FestA!, os detalhes das inscrições e outros conteúdos exclusivos podem ser vistos em:  https://www.sescsp.org.br/festa

 

 

SERVIÇO

 

FestA! – Festival de Aprender – De 9 a 17 de julho.

Programação completa: https://www.sescsp.org.br/festa

Imagens:

Siga @sescsp #FestanoSesc

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!