Offline
Mario de Andrade abre a programação 2017 com ciclo dedicado ao universo das bibliotecas e homenagens aos profissionais da área
13/03/2017 19:11 em Literatura

A Biblioteca Mário de Andrade vai retomar sua programação cultural no próximo domingo, 12.03, homenageando o bibliotecário e discutindo o próprio tema Biblioteca.

 

Um ciclo de palestras e atividades comemorativas ao Dia do Bibliotecário reunirão grandes profissionais das áreas de conservação, gestão e acervos, além de abrir a própria biblioteca para visitas técnicas entre 12 e 17 de março, abordando temas como obras raras e questões sobre patrimônio cultural e aproximação das Bibliotecas com a sociedade no mundo contemporâneo.

Como anunciado pelo Diretor Charles Cosac, a programação se inicia com este evento, que tem curadoria de Henrique Ferreira e Emanuel Guedes.

Esta programação já é parte de uma nova diretriz da Secretaria Municipal de Cultura que tem como objetivo oferecer oportunidades para bibliotecários do Sistema Municipal de Bibliotecas para atualizar conhecimentos participando de cursos e outras atividades com este foco.

 

Programe-se:

No domingo, a BMA estará aberta para visitas guiadas em grupo, que acontecem em horários específicos (9h, 11h, 13h e 15h).

Já na segunda, 13.03 acontece a programação “Conhecendo a Biblioteca Mário de Andrade”. A abertura é às 9h e inclui apresentações sobre os diversos setores da BMA: Administrativo, Acervo de Artes, Hemeroteca, Coleção Geral, Coleção São Paulo, Obras Raras e Circulante. Às 14h acontece uma visita técnica guiada aos setores.

No dia 14.03, terça-feira o ciclo de palestras abordará o tema: Gestão em Bibliotecas e Centros de Informação. Às 9h com apresentação da Prof. Adriana Souza (FESPSP) sobre o tema “Coaching para gestores de bibliotecas e Centros de Informação.” Na sequência, às 11h acontece palestra do professor da USP Francisco Paletta, sobre o tema “Usuário da Informação na Era Digital” e às 14h a Mesa “Inovação na Gestão de Bibliotecas e Centros de informação” traz a Profa. Valeria Valls (FESPSP), Cristiane Camizão (SENAC) o Professor Francisco Paletta (USP) e Adriana Ferrari (FEBAB)

Na quarta-feira, 15.03, o tema será “Acervos além dos livros”. Se apresentarão sobre o assunto Analucia Recine (EACH-USP), Antonio Cesar Garcia (BIBLOS - ORGANIZAÇÃO DOCUMENTAL), Marina Macambyra (ECA-USP), Isabel Ayres (FESPSP - PINACOTECA) e Rizio Bruno, da própria BMA.

Na quinta-feira, 16.03 o tema da será "Ação cultural", onde Tania Callegaro (FESPSP), Andre Araujo (UFRJ - USP), Marcos Passos (USP) e Vanessa Ribeiro (Museu de Arte Sacra de SP) apresentam seus trabalhos e impressões sobre educação e memória, com início às 9h. O dia se encerra com mesa de debates da ABRAINFO, às 18h, com o tema: “A biblioteca do futuro que queremos”.

A programação se encerra no dia 16.03, sexta-feira, com um dia inteiro de palestras técnicas sobre o tema “Conservação e Preservação”. Às 9h, Fernanda Brito (FESPSP) fala sobre “Abordagem sobre preservação e conservação em cursos de formação”, seguida por Alberto Hernandez Neto (USP), às 10h30 com o tema “Sistemas de climatização para Acervos”. A partir das 13h30 Gonzalo Lopez (IPT) fala sobre “Infestação por insetos” e às 15h, Maria Beatriz Bacellar Monteiro (Pesquisadora, ex-IPT) sobre “Fungos em bibliotecas e acervos." Pablo Vasquez (IPEN) finaliza às 17h30 com o tema “Preservação de patrimônio cultural: o uso da radiação ionizante.”

COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!