Offline
Clássicos de Tatiana Belinky de cara nova em 2017
15/03/2017 08:50 em Literatura

Editora Moderna anuncia novidades no mês de aniversário da autora

Um dos maiores nomes da literatura infantil do Brasil, Tatiana Belinky completaria 98 anos no próximo dia 18. Falecida há quatro anos, a autora contribuiu para a formação cultural de crianças de diversas gerações. Se os pequenos das décadas de 1940 e 1970 acompanharam inovadoras produções televisivas conduzidas por Tatiana e seu marido, a garotada dos anos 1980 até hoje conta com um legado de mais de 200 livros de sua autoria.

Exiba imagens para confirmar leitura

No mês em que é celebrado o nascimento da autora, a Editora Moderna anuncia a nova edição de um grande sucesso: O Caso do Bolinho. Lançado em 1990, o enredo do bolinho redondinho e recheado que sai rolando e cantando por aí conta com novo projeto editorial em sua 3ª edição, que engloba ilustrações inéditas de Bruna Assis Brasil e também mudanças no formato e projeto gráfico.

Para 2017 também estão previstas outras novidades no catálogo de Tatiana Belinky pela Editora Moderna: os carismáticos personagens Vovô, Vovó, Neta, Totó, Gato e Rato esbanjam força e união na nova edição do clássico O Grande Rabanete, que conta agora com novos traços de Silvana Rando. Fãs da autora podem aguardar ainda para este ano inovações nos livros Ratinho Manhoso e Saladinha de queixas.

Entre rimas, breves estrofes e recursos de linguagem que permitem uma leitura fluida para aqueles que estão começando a ler, Tatiana passeia por situações onde seus personagens ensinam importantes saberes sem cair no moralismo do certo e errado. Com essa pretensão, a autora aborda temas e valores importantes na infância, tais como o trabalho em equipe, a sagacidade e o senso de responsabilidade que levam o leitor a tirar suas conclusões e a trilhar seus próprios caminhos.

Sobre a autora

Nascida na Rússia, Tatiana chegou ao Brasil em 1919, com dez anos de idade. Veio com seus pais e dois irmãos menores. Com essa idade, já tinha lido muitos livros e poemas maravilhosos; um deles, de belos contos russos, que trouxera na viagem, conservou até o fim da vida. Em São Paulo, cresceu, estudou, casou com um médico santista e teve filhos, netos e bisnetos. Tatiana nunca parou de ler. E, de tanto ler de tudo, começou a inventar e a escrever suas próprias histórias e versos. Isso, além de contar, traduzir e adaptar para a televisão muitas histórias, transformando-as em teleteatro, como “roteirista” de seriados, por exemplo,O Sítio do Picapau Amarelo –– o que fez por mais de doze anos. E então, certo dia, foi convidada por uma grande editora para escrever uma história para uma série infantojuvenil –– e não parou mais, para alegria de seus leitores. Tatiana faleceu em 15 de junho de 2013 em São Paulo, aos 94 anos.

Sobre a Moderna
Moderna na área de Literatura desenvolve projetos para que o aluno-leitor – desde a Educação Infantil até o Ensino Médio – ative sua capacidade de compreender, analisar e refletir sobre os conteúdos estudados. Com obras de ficção, não ficção e arte, o selo disponibiliza recursos para que o professor tenha a sua disposição todas as oportunidades de ensino, tais como: um plano leitor, apresentando os níveis de dificuldade de cada livro; um projeto de leitura, sugerindo atividades criadas por especialistas; e uma assessoria pedagógica específica para a necessidade da escola. Sempre em busca de novos caminhos para a excelência de suas publicações, a Moderna Literatura, numa iniciativa inédita no mercado editorial brasileiro, trouxe, com exclusividade para seu catálogo, todas as obras do renomado autor Pedro Bandeira, criando assim um momento importante para a literatura brasileira infantil e juvenil. O sucesso desta ação foi repetido com a escritora e ilustradora Eva Furnari e com o autor Walcyr Carrasco, cronista, dramaturgo, roteirista, tradutor e adaptador de clássicos da literatura.
COMENTÁRIOS
Comentário enviado com sucesso!